domingo, 21 de fevereiro de 2016

[Minissérie] War & Peace (2016)


Você só luta pelo que ama.

Como alguém que pretende ler grades clássicos da literatura tenho Guerra e Paz na lista principal, embora este seja um projeto de longo (muito longo mesmo) prazo. Normalmente evito ao máximo conferir adaptações primeiro pois quero que as obras originais me surpreendam ao máximo, mas quando descobri essa minissérie da BBC com Gillian Anderson no elenco precisei conferir. E assim foi meu primeiro contato com o maior romance de Liev Tolstói.

A trama iniciada em 1805 usa como pano de fundo a invasão de Napoleão à Rússia, focando nos dramas de cinco famílias nobres. Mostrando as consequências da invasão do líder francês, rotinas militares, tradições religiosas mas também situações de preconceito e hipocrisia na aristocracia da época. Uma história com ênfase nas relações, trajetórias e decisões de pessoas que tinham muito a perder e uma postura a manter.

Como ainda não li o livro nem assisti nenhuma outra das várias adaptações que Guerra e Paz já teve não tenho com o que comparar. O mínimo que posso dizer é que gostei do que vi. A BBC (que já tinha feito uma minissérie em 1970 estrelada por Anthony Hopkins) fez uma produção primorosa. Cenários, fotografia e figurinos perfeitos, transportando imediatamente o espectador para a época. Sem falar que o elenco foi brilhantemente bem escolhido, atuações exemplares e impecáveis.

Confesso, contudo, que tive minhas dificuldades. Uma gama tão grande de personagens leva certo tempo para ser memorizada, de modo que quando consegui assimilar todos os nomes (que ainda por cima são russos), famílias e funções já estava entrando na segunda metade da produção. E ainda os romances que surgiam tão rapidamente muitas vezes me soavam sem motivo, mas talvez esse fator seja culpa da duração da minissérie. Pois mesmo seis episódios com cerca de uma hora podem não ser suficientes para trazer na integra fatos de um livro que em algumas edições ultrapassa as duas mil páginas. Ainda assim é uma bela produção que merece ser vista.

War & Peace foi anunciada ainda em 2013, embora eu só tenha tomado conhecimento após a exibição do primeiro episódio. Foi exibida entre 3 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, sendo bem recebida pela crítica e pelo público. As filmagens na Rússia e na Lituânia certamente contribuíram muito para a veracidade da trama, sem mencionar a beleza das paisagens. Enfim, uma uma história que apresenta as frivolidades e medos do ser humano. Colocando a mostra o quanto podemos ser superficiais ou verdadeiramente intensos. Uma minissérie que só me deu mais motivos para querer ler o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário