sábado, 19 de setembro de 2015

Assistindo séries: Maratona X Tempo real


Para dar espaço a todas.

Como seriadora convicta e viciada, possuo atualmente mais de trinta séries em andamento na grade e sempre tenho pelo menos uma em maratona. Engraçado é como as pessoas tendem a reagir de forma bem distinta à menção desse fato. Aquelas que não tem intimidade com o universo das séries ficam pasmas e querendo saber como consigo assistir tantas séries sem confundir as histórias. - Sim, já ouvi isso. - Entretanto, algumas pessoas que gostam tanto desse mundo quanto eu, não veem tanta graça em fazer maratonas longas, especialmente de séries já finalizadas. A partir desses comentários parece que tenho dois hábitos totalmente divergentes, mas penso que cada um tem seus benefícios e dá para desfrutar de cada um deles.

No caso das que estão em andamento, gosto de acompanhar na forma como são transmitidas. Assistir os episódios semanalmente, ler comentários (quando possível), sofrer com os hiatus e tudo mais. Acredito que essa seja a forma como a maioria das pessoas assista, e que é um tanto quanto obrigatória para quem escreve sobre o assunto pois é preciso estar em dia. Esse modo tem o lado positivo de encontrar outros fãs que estejam fazendo o mesmo para discutir sobre o episódio da semana, criar teorias, xingar tal personagem por ter tomado uma atitude tão imbecil entre tantas outras coisas, e até participar de grupos com esse intuito. Sem falar que ficar em dia é um bom jeito de evitar ser surpreendido por graves spoilers.

Já as maratonas são uma boa forma de conferir aquela série que por qualquer que seja o motivo você não pode acompanhar desde a estreia ou descobriu recentemente sua existência. Creio que boa parte das minhas séries favoritas vieram de maratonas, sejam as que assisti totalmente dessa forma ou parcialmente. Lost, Fringe, Breaking Bad, Sherlock e The Big Bang Theory são algumas que maratonei parte e assisti o restante conforme a transmissão. Em casos como de Alias, Prison Break, House, Battlestar Galactica e The X-Files que assisti totalmente em maratona por terem passado em um período em que eu não tinha muito interesse ou idade. Ou em casos ainda mais extremos como de Twin Peaks, nem tinha nascido ainda.

Em suma, maratonas são a melhor - quando não a única - forma de assistir aquela série que todo mundo indica ou que de certa forma foi grande inspiração para outras coisas que você goste. Assistir uma série que tenha sido pioneira em algo é uma forma de descobrir de onde vieram as raízes do que se assiste hoje. Não foram poucas as vezes em uma maratona que me peguei dizendo "então foi daí que veio isso!". As vezes maratonar uma série mais antiga é uma boa escolha para quem está passando por uma ressaca de séries, aquele período em que nada do que está em transmissão parece - prestar - agradar.

Não posso deixar de mencionar que algumas pessoas só assistem séries atuais em formato de maratona, assistindo temporada por temporada quando completas. Esse habito já era um pouco comum quando ainda existiam locadoras de vídeos em todos os cantos e se disseminou ainda mais com o surgimento de serviços de streaming como o Netflix. Assisto dessa forma apenas as produções originais do canal, pois se assistisse todas assim talvez não conseguisse acompanhar tantas séries. Todavia, considero o Netflix um grande salvador da pátria para quem gosta de uma boa maratona.

Resumindo, assistir uma série em seu período de transmissão pode ser uma experiência inesquecível. Caso não tenha acompanhado Lost ou Breaking Bad, pergunte a respeito para alguém que não só tenha assistido como participado também ativamente de grupos de debate, é algo que se perde quando se faz maratonas. Em contrapartida, o ato de assistir tudo em sequência tem o lado positivo de ficar mais fresco em sua mente e ser melhor de juntar os pedaços. Então se me perguntarem o que é melhor, acompanhar a transmissão ou maratonar, digo que cada um tem seus méritos.

Agora sobre os questionamentos a respeito de como acompanhar tantas séries ao mesmo tempo, não acho que seja nada de proporções sobrenaturais. Penso que a melhor forma de ter uma grade repleta e organizada é reservando um tempo de X horas por dia para assistir, seja tudo de uma vez ou distribuídas ao longo do dia. Por exemplo, tenho três horas diárias pra isso, e encaixo os episódios conforme o tempo de duração. Podem ser quatro de 40m, oito de 20m, três de 50-60m, um de 50-60m com dois de 40m mais um de 20m... Existem várias possibilidades. E como mesmo com tantas séries não é sempre que tenho episódios novos, uso as maratonas para preencher o tempo. Então sem segredos, só se organizar dentro da própria rotina e limites e curtir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário