segunda-feira, 28 de setembro de 2015

[Indicação de Filme] Reine Sobre Mim

Título: Reine Sobre Mim
Título original: Reign Over Me
Ano: 2007
Elenco: Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith, Liv Tyler, Donald Sutherland
Direção: Mike Binder
Roteiro: Mike Binder
Produção: Jack Binder, Michael Rothenberg
Trilha Sonora: Rolfe Kent
Gênero: Drama
Tempo: 124 minutos
Censura: 12 anos
País: Estados Unidos

Sinopse: Dois antigos colegas de quarto da faculdade, Charlie Fineman e Alan Johnson, se encontram muitos anos depois e retomam sua amizade. Charlie, que recentemente perdeu sua esposa e seus filhos, está fugindo de sua própria vida, enquanto Alan está sobrecarregado por sua família e por responsabilidades profissionais. O reencontro oportuno se transforma numa tábua de salvação para Charlie e Alan, ambos precisando desesperadamente de um amigo de confiança nesse momento crucial de suas vidas.

✖✖✖

Mudei de ideia algumas vezes sobre qual filme indicar esse mês, pois todos que me vinham a mente apesar de serem ótimos pareciam não estar em sintonia comigo. Se é que isso faz algum sentido. Até que me lembrei de Reine Sobre Mim, filme que vi há um bom tempo e que apesar de ter alguns nomes bem famosos no elenco não é muito conhecido, até onde sei.

Alan (Don Cheadle) é um dentista bem sucedido e com uma linda família que certa noite a caminho de casa reencontra Charlie (Adam Sandler), seu colega de quarto da faculdade que perdeu a esposa, as duas filhas e até o cachorro no atentado de 11 de Setembro. Os dois não se viam há anos e resolveram voltar a manter contato, sem saber o quanto irão ajudar um ao outro.

Para Alan é um pouco difícil reconhecer seu velho amigo em Charlie, pois o homem ficou tão abalado com suas perdas que deixou o emprego e teve até parte de sua saúde mental afetada. E pra complicar, os sogros exigem o direito pelos pertences da filha e das netas. A princípio, Alan começa a ajudar Charlie nas questões jurídicas e também a tentar começar a colocar sua vida nos eixos. Mas logo percebe que a convivência está ajudando-o a valorizar mais o que tem.

É interessante notar o paradigma que se mostra na vida dos dois protagonistas. Alan possui tudo que foi tirado de Charlie, mas não encontra tempo para apreciá-las. E ao perceber que estava dando prioridade as coisas erradas passa a dar mais importância a família e até a perceber melhor como ajudar o amigo. Interessante também é o debate que se dá entre Charlie e os sogros, sendo que eles não se dão conta que o genro perdeu muito mais que eles.

Dificilmente vemos Adam Sandler atuando em dramas, chega a ser mais difícil ainda de se imaginar. E lembro que esse foi um dos fatores que me deixaram curiosa (além da trama em si) quando vi o filme na locadora. Claro que algumas reações de seu personagem chegam a ser cômicas, mas sua interpretação é incrível. Assim como a de todo o elenco. E a história é de fazer pensar. Recomendo.


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário