quinta-feira, 1 de outubro de 2015

[Vale Ver #7]: 24 horas


Um dia. 24 horas para Jack Bauer impedir um ataque terrorista.

Nessa postagem da coluna Vale Ver do mês de outubro, resolvi falar sobre uma maratona que fiz e não me arrependo nem um pouco pelo tempo gasto e pelos 204 episódios assistidos.

Pois bem... desde que 24 passava na Globo ficava intrigado com a série, mas nunca parei pra assistir, já que passava muito tarde e eu ainda tinha a obrigação de dormir cedo pra ir pra escola no outro dia (rs). Mas sempre fiquei com vontade de ver e não entendia muito bem a proposta da série. Não tinha o entendimento de séries, de sequências de episódios, de temporada, plot etc, essas coisas que o mundo das séries nos proporcionam.

Depois, quando comecei a vida de seriador, tinha esquecido completamente da série, nem me interessava mais. Entretanto, com o anuncio que a série seria resgatada pela FOX, voltaria para uma temporada com apenas 12 episódios, fiquei com a imensa vontade de assistir e entender a série. Assim foi... baixei todas as 8 temporadas, 192 episódios e mais um filme (24: Redemption). Comecei a ver alguns episódios sem a obrigatoriedade de assistir logo, uma maratona propriamente dita. Mas não deu outra, não resisti e comecei a série e não consegui parar de ver.

Confesso que a temática da série é uma das minhas favoritas. Envolve tiros, explosões, dramas, agentes federais, terroristas, mais explosões e mais tiro pra dar e vender para as outras séries. Entretanto, tratar cada episódios como uma hora do dia foi de mais, "explodiu" minha cabeça ao ponto de ficar com inveja dos produtores por terem uma criatividade pra fazer tanta coisa numa única temporada.

A cada episódio, a série evoluía, personagens evoluíam, a trama em si evoluía. Você aprendeu a gostar de personagens, mesmo sendo contra as práticas que eles empregavam. Sua cabeça "explodia" quando você descobria um traidor no meio do bolo todo, você ficava com pena quando um que você gostava morria. Era assim que 24 te cativava, episódio por episódio. A série não é aquele estilo que você assiste dois episódios e não gostou parava de assistir. Muito pelo contrário, como todas as "horas" estavam interligadas entre si, você tinha a obrigação de assistir o próximo para saber o que ia acontecer. E isso é o elemento principal que prende um telespectador na frente de um televisor. É a tensão, o drama, a vontade de ver que tudo vai ficar bem (ou não) que te motiva a acompanhar tudo.

Kim, Teri e Jack Bauer, Pres David Palmer e Nina Myers
1ª temporada
Ahhh... os personagens... o que falar deles? Primeiro, o protagonista: Jack Bauer. Jack é aquele tipo de agente que não importa o que aconteça, ele vai impedir o ataque, mesmo que ele se fo#§ dê mal no final. Não importa se são contra tortura, ameaças e tudo que vem no pacote, mas é indiscutível que Jack serve o país com maestria e, no final, consegue a felicidade de todos. Pode ser por isso que, mesmo conseguindo bons resultados, a personagem sempre acaba mal na história.

Outros também são notáveis, como o presidente David Palmer. A primeira temporada começa com a iminência de um ataque terrorista conta a vida do presidente, ainda como senador dos EUA. Um dos melhores personagens que vi na série, apesar da opinião de muitos ser contrária. David era o tipo de político honesto e que tentou ao máximo continuar nesse caminho, apesar das adversidades. Chloe O'Brian, analista da CTU (Unidade Contra Terrorismo) e amiga pessoal de Jack. Cloe é o tipo de pessoa que faz o trabalho dela, faz bem feito e não espera muita recompensa disso. Tem uma personalidade forte e que te conquista logo nos primeiros episódios. Pra não dar muitos spoilers, vou só citar alguns personagens que merecem destaque: Aaron Pierce, um agente do Serviço Secreto; Bill Buchanan, Diretor da CTU; Tony Almeida e Michelle Dessler, amigos pessoais do Jack e agentes da CTU; Renee Walker, agente do FBI e que acaba surpreendendo a todos; Allison Taylor e Charles Logan, presidentes dos EUA; e Nina Myers, agente da CTU e amiga do Jack.

Poster da 9ª temporada
Falando sobre as temporadas, pra mim, as melhores foram a 5ª, a 8ª e a 9ª. Cada uma com sua particularidade, a 5ª teve acontecimentos bombásticos, a 8ª, o fim da série na época, foi bastante emocionante seu final e a 9ª, em outro país, se tornando uma das melhores temporadas da série.

24 consegue, com sua temática e sua proposta, cativar diversos fãs. Atualmente, a série teve seu projeto encerrado na 9ª temporada e não tem previsão de retorno. Entretanto, a FOX, canal que produziu a série durante as 9 temporadas, afirma que está desenvolvendo uma série derivada de 24, e que contará a história de um jovem caçador de terroristas de 20 e poucos anos que trabalhará ao lado de uma agente mais velha e experiente, já que o ator Kiefer Sutherland não demonstrou interesse em repetir o papel como protagonista. Porém, o canal ainda não descartou a possibilidade de participações especiais de Sutherland e outros atores do elenco da série original nessa nova produção.

Então... é isso... 24 foi uma grande surpresa pra mim e uma surpresa muito agradável. Aqui deixo meu convite para vocês conhecerem a série e assistir essa maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário