domingo, 4 de outubro de 2015

[Depósito de Animações #10] Minhocas

Título: Minhocas
Ano: 2013
Estúdio: Animaking
Direção: Paolo Conti e Arthur Nunes
Roteiro: Thomas Lapierre, Marcos Bernstein, Melanie Dimantas e Romeu di Sessa


Sinopse: Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico são levados para a superfície por uma escavadeira. Longe de casa e em um ambiente hostil, eles acabam encontrando o vilão Big Wig , um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.




✖✖✖


Dessa vez, como peculiaridade deste post - e desse filme -, o foco não será resenhar o enredo da animação e sim contar como ela chegou até mim e o quanto eu gostaria que trabalhos como este deveriam se repetir no Brasil.


Minhocas é uma animação em stop motion brasileiro-canadense, o primeiro longa neste estilo feito no Brasil. E o primeiro fato que eu preciso destacar é que essa produção tão importante para o mercado cinematográfico nacional foi construído a poucos quilômetros da minha casa, no bairro vizinho. Portanto, nada mais justo que ele entrar no Depósito de Animações, que até agora só trouxe produções de fora.

Ano passado eu fiz o curso de Desenhista de Animação no SENAI e foi feita uma sessão especial de Minhocas na Semana da Animação, logo depois uma palestra da AnimaKing sobre o filme. Nessa apresentação deixou-se claro o quanto a animação foi pensada para ter projeção mundial, foi comentado que os lips sync - movimentação dos lábios dos personagens - foram feitos em inglês, uma vez que nós brasileiros já estamos acostumados a assistir filmes, séries e diversos conteúdos dublados. Também foram usadas diversas tecnologias para facilitar na produção, mas como se pode ver no making of abaixo, teve muito trabalho manual:







O roteiro da animação é bastante infantil, mas com um teor de conteúdo - cenários e ambientações - bem trabalhado, o que impede a história de ser considerada “boba” a qualquer momento. Sério, deixe seu filho assistir Minhocas e não Peppa Pig.

Tenho bastante orgulho de produções brasileiras que conseguem superar as barreiras territoriais e de quem arrisca a fazer algo para girar o mundo. Indico Minhocas a todos os brasileiros e fãs de animação, de vez em quando é bom se impressionar com o próprio país!

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário