domingo, 3 de abril de 2016

[Resenha] 1808

Título: 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Páginas:  365
Edição: 2/2014

Sinopse: A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.


Comentários

Histórico. Esse é o primeiro pensamento que deve passar por sua cabeça em ler 1808. O livro do jornalista Laurentino Gomes é um trabalho de cerca de 10 anos de pesquisa e investigação jornalística tenta, ao máximo, resgatar a História do Brasil, uma vez perdida e fatos importantíssimos esquecidos pela maioria dos historiadores e livros didáticos utilizados nas escolas da rede nacional de ensino. O autor ainda tem a preocupação, e expõe isso, de tornar um livro com um maior acesso à população como um todo, já que a maioria dos livros que retratam esse tema possuem uma linguagem excessivamente acadêmica.

Bom. No começo do livro, já nas primeiras páginas, é possível compreender e perceber que o autor conseguiu atingir seus objetivos. A linguagem é extremamente fácil, o que torna a leitura deliciosa e divertida de acompanhar, o que geralmente não acontece nos livros de história que estamos acostumados a ver nas prateleiras das livrarias e bibliotecas do país.

Antes de entrar na parte histórica do livro, Laurentino Gomes esbouça na introdução a sua preocupação com a História do Brasil e com a preservação de monumentos históricos que necessitam de maior atenção dos governantes e poder público em geral. O autor ainda declara que "o desprezo pela conservação dos monumentos históricos nunca foi novidade no Brasil". 

1808 é dividido entre 29 capítulos, além de uma linha do tempo, introdução e notas. Os capítulos são intitulados de acordo com o tema abordado por eles. Por exemplo, o primeiro capítulo, denominado "A fuga", começa a retratar como foi concebida a intensão da vinda da corte de Portugal para o Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte. Os capítulos seguintes continuam a cronologia até todos os detalhes da vinda da corte serem abordados encerrando a "linha do tempo" (por assim dizer) no ano de 1822 (posteriormente a isso, já é assunto para outro livro, o 1822).

Se você procura um livro que conte a história do país, que tenha momentos cômicos, curiosidades importantes e detalhes que são desconhecidos por uma grande parte da população brasileira, 1808 é o livro que você procura. Como disse anteriormente, Laurentino Gomes conseguiu tornar a leitura histórica, que muitas vezes é chata e entediante, em algo prazeroso que permite ao leitor ficar cada vez mais curioso pelo desenrolar do livro. Indicação válida para todos. Um livro histórico e que é preciso que todos leiam, já que conhecer o histórico nacional se reflete em um ato de patriotismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário