sábado, 16 de novembro de 2013

[Indicação de Filme] Os Irmãos Cara-de-Pau

Título: Os Irmãos Cara-de-Pau
Título original: The Blues Brothers
Ano: 1980
Elenco: Dan Aykroyd, John Belushi, Charles Napier, Ray Charles, Aretha Franklin
Direção: John Landis
Roteiro: John Landis, Dan Aykroyd
Produção: Bernie Brillstein, David Sosna, George Folsey Jr., Robrt K Weiss
Trilha Sonora: Elmer Bernstein, Ira Newborn
Gênero: Ação, Comédia, Musical, Policial
Tempo: 133min
Censura: 12 anos
País: Estados Unidos

Sinopse: Após deixar a cadeia Jake, reencontra seu irmão Elwood, e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá eles descobrem que o local será fechado se uma dívida de US$ 5 mil com a prefeitura não for paga. Como a freira que dirige o orfanato não aceita de forma alguma dinheiro ganho desonestamente, Jake e Elwood, decidem por retomar a The Blues Brothers Band, na intenção de realizar um grande show e arrecadar a quantia necessária para pagar a dívida.

✖✖✖

Como minha intenção é trazer filmes bem diversificados e que não sejam “do momento”, hoje venho com um bem diferente. Os Irmãos Cara-de-Pau é uma comédia musical de 1980 que eu já queria ver há um tempo por ter visto referência em algumas séries (principalmente em Drake & Josh) e porque meu pai falou muito dele. Finalmente o vi há algumas semanas, e gostei muito.

A trama começa quando Elwood (Dan Aykroyd) vai buscar seu irmão Jake (John Belushi) na prisão. Os dois cresceram em um orfanato religioso, e Elwood decide (pro desespero de Jake) que devem visitar a Diretora, a Irmã Mary Stigmata (Kathleen Freeman) a quem chamam carinhosamente de “O Pinguim”. Ela demostra enorme insatisfação em vê-los e decepção por terem se tornado bandidos. Diz que o orfanato deve dinheiro a prefeitura, e que uma forma de se redimirem seria pagando a divida. Mas com um pequeno detalhe: o dinheiro devia ser honesto.

Mais tarde, na igreja do amigo Curtis (Cab Calloway), Jake tem uma epifania e descobre um jeito de conseguir dinheiro de forma honesta: reunindo a banda. Então os dois saem pela estrada em seu velho carro de polícia arrematado em um leilão, um Dodge Monaco 1974, para reunir seus antigos amigos de banda e fazer alguns shows. Nesse trajeto eles se metem em várias enrascadas absurdas e viram alvo da polícia, partido nazista, uma mulher misteriosa, uma banda country, SWAT entre outros.


O filme tem vários momentos de comédia pastelão típicos da década de 1980. Então sim, são coisas tão absurdas que você acaba achando graça. Além do mais, por ser um musical tem uma trilha sonora fantástica! Sem falar que conta com as brilhantes participações de James Brown, Aretha Franklin e Ray Charles. Mas o que faz o filme realmente valer a pena são os irmãos Jake e Elwood. Os personagens foram criados por Aykroyd para o programa Saturday Night Lives, e vivem um típico bromance com frequentes carguments. Aliás, não me surpreenderia de descobrir que foram os precursores do termo. É impossível não rir das suas discussões. Então você é fã de Steve e Danno (Hawaii Five-0), Dean e Sam (Supernatural), Troy e Abed (Community) ou outro bromance qualquer certamente irá curtir Jake e Elwood.


Nenhum comentário:

Postar um comentário