sexta-feira, 22 de maio de 2015

[Depósito de Animações #2] Enrolados

Título: Enrolados
Título original: Tangled
Ano: 2010
Estúdio: Walt Disney Animation Studios
Direção: Byron Howard, Nathan Greno
Roteiro: Dan Fogelman, baseado no conto Rapunzel dos irmãos Grimm

Sinopse: Flynn Ryder é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel, que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.


✖✖✖

Durante a infância, nunca tive uma princesa por qual me afeiçoei. Nem ao menos os meus contos preferidos tinham necessariamente uma princesa e um príncipe que se casavam no final. Não fosse assistir Enrolados recentemente, com certeza a Rapunzel passaria desapercebida diante dos meus olhos entre as demais protagonistas da Disney.

Enrolados conta a história de Rapunzel com uma boa dose de delicadeza e outra de bom humor. Antes de assistir à animação, a minha primeira impressão quanto a princesa era de uma menina frágil e triste, presa a uma torre e que baseava toda a sua felicidade em um belo mocinho que escalava suas enormes tranças para visitá-la. Ah, mas a Rapunzel de Enrolados é uma menina muito meiga, que esbanja alegria com as pequenas coisas do seu espaço limitado. Além disso, Rapunzel mostra-se bastante corajosa, e contradiz todos os aspectos de fragilidade, que há pouco tempo era uma característica predominante nas mocinhas de contos de fadas. Inclusive, devo dizer que ela me lembrou muito a Anna de Frozen, encantadora e ousada.

Com sua inocência ponderada, Rapunzel não sabe nada sobre o seu passado e batalha para convencer a sua “mãe” - que na verdade é sua sequestradora - a poder sair da torre e conhecer o mundo afora, principalmente as tais laternas voadoras que iluminam o céu a noite uma vez ao ano. Surgem então mais dois personagens que dão um toque fenomenal ao filme: Flynn, o ladrão procurado pela guarda do reino e Maximus, o cavalo da guarda do reino.

As gargalhadas são inevitáveis a partir do momento que Maximus, Flynn, Rapunzel e Pascal (camaleão de estimação) juntam-se. As caras e bocas do cavalo me fizeram parar e repetir as cenas por diversas vezes. 

Eu diria que a história é bastante concisa e bem pouco surpreendente. A essência está na maneira como ela é contada e na curiosidade de saber quais serão as reações de Rapunzel ao descobrir o mundo e o seu passado, e não exatamente do final da história. É por essa doçura que hoje eu saberia dizer qual é a minha princesa favorita.

A continuação desta animação é o curta intitulado Enrolados Para Sempre, lançado em 2012, que deixou um gostinho de “quero mais”.


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário