domingo, 10 de maio de 2015

Especial Dia das Mães

Só não esquece o casaco.





Há alguns anos atrás a minha mãe reuniu um grupo de amigos aqui em casa para comemorar o aniversário dela. Foi aí que tive a belíssima - ou não - ideia de fazer um pequeno discurso antes de cortar o bolo. Chorei enquanto escrevia. Chorei enquanto passava a limpo. Chorei enquanto tentava ler na frente dos convidados (e fiz todos chorarem também, "menos pior").

Bom, até aqui já dá pra perceber o quão chorona - nível Meredith de Grey's Anatomy - sou eu. Definitivamente, não sei expressar os meus sentimentos sem me emocionar. E quando estamos falando de mãe, isso piora.

E hoje é dia de: falar de mãe.

Sei que existe mãe que apoia, e também aquela que ("pelo seu próprio bem") rejeita as suas decisões. Aquela que protege, e também a que o coloca em situações constrangedoras. A que quer mostrar para o mundo o quanto te ama, e também a que não faz a menor ideia de como demonstrar isso. Tem a tia-mãe, irmã-mãe, vó-mãe, madrinha-mãe, e por que não, a pãe.

Elas estão por toda parte, inclusive em filmes e séries. Abaixo estão elencadas algumas queridas mamães das telinhas:




Molly Weasley, a mãe de Rony, Fred, Jorge, Carlinhos, Bill e Gina em Harry Potter. Ela poderia perder a paciência com essa multidão de filhos, não é? Sim, e perde. Contudo, consegue multiplicar o amor e carinho por todos, incluindo o querido Harry.




Doris McGarrett, a mãe de Steve McGarrett na série Hawaii Five-0. A única que consegue colocar o Steve-última-coca-cola-do-deserto nos eixos.




Mrs. Lancaster, a mãe de Hazel Grace no filme A Culpa é das Estrelas. Se o casamento é na alegria e na tristeza, em uma relação mãe e filho é mais ainda. Em meio a tantas dificuldades, Lancaster sempre esteve ao lado de Hazel, distribuindo amor e coragem.




Cookie, mãe de Jamal, Andre e Hakeem na série Empire. Ela não tem papas na língua, é barraqueira sim senhor e não mede esforços para fazer o que acredita ser melhor para seus filhos. E mesmo tendo passado 17 anos longe deles enquanto acertava suas contas com a sociedade, muitas vezes mostra conhecê-los melhor do que eles mesmos.




Marge Simpson, a mãe de Bart, Lisa e Maggie na série animada Os Simpsons. Ela que entende - ou não -, cuida e participa da loucura que é essa família.




Gru, o pãe de Agnes, Edith e Margô na animação Meu Malvado Favorito. Ele adotou as meninas na intenção de usá-las em seus planos, mas acabou afeiçoando-se e encontrando a vocação de ser pai. Ou melhor, pãe.


Independente de qual for o seu tipo de mãe, celebre-a. Diga a ela o quanto a ama. Abrace-a. Beije-a. Ligue. Mande uma mensagem. Pense nela, mesmo que ela já tenha ido embora. 

Feliz Dia das Mães!

Colaboração e revisão: Gabriela Cerutti Zimmermann







Nenhum comentário:

Postar um comentário