quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

[Maratona de Vícios #19]: Friends


I'll be there for you...

Quem nunca viu ao menos um episódio ou sequer ouviu falar dessa série sobre o grupo de amigos mais irreverente de Nova York ou passou os últimos vinte anos numa caverna ou não dá a mínima para cultura pop. Durante muito tempo meu conhecimento sobre Friends era o que vinha de comentários daqueles que a tem como melhor série de todos os tempos e de episódios esporádicos vistos na TV, mas isso acabou. Nos últimos meses me dediquei a assistir a série da forma que ela merece (do início ao fim) e entrei para sua imensa legião de fãs.

Me parece desnecessário ficar falando sobre a trama, mas enfim. Acompanhamos seis amigos com todos os seus infortúnios e vitórias. Tudo começa quando Rachel (Jennifer Aniston) desiste de se casar e vai procurar sua antiga amiga Monica (Courteney Cox). Assim ela reencontra também Ross (David Schwimmer), irmão de Monica que sempre foi apaixonado por ela e acaba de sair de um casamento complicado, e Chandler (Matthew Perry), que foi colega de quarto de Ross na faculdade e nesse momento é vizinho de porta de Monica. E conhece Joey (Matt LeBlanc), um aspirante a ator que divide apartamento com Chandler, e Phoebe (Lisa Kudrow), uma garota meio hippie que já morou com Monica. Está dada a largada para inúmeras confusões.



Friends é daquelas séries que faz você rir das besteiras que faz, que te lembra de tentar ver a vida de uma forma mais leve de vez em quando. Não é a toa que se tornou um ícone e que mesmo duas décadas após sua estreia continua em tão boa estima. É fácil se identificar com os personagens, e mais fácil ainda ver seus amigos neles. Quem não tem um(a) amigo(a) com mania de controle e/ou que manda bem na cozinha como a Monica? Quem não tem um(a) amigo(a) metido(a) a intelectual e/ou que vive dando mancadas como o Ross? Quem não tem um(a) amigo(a) mimado(a) que teve que aprender com os percalços da vida como a Rachel? Quem não tem um(a) amigo(a) que faz piada de tudo e/ou tem um emprego que ninguém sabe exatamente o que faz como o Chandler? Quem não tem um(a) amigo(a) exotérico(a) e/ou que já fez de tudo um pouco na vida como a Phoebe? Quem não tem um(a) amigo(a) comilão(ona), namorador(a) e/ou que pode não ser lá muito inteligente mas tem um carisma enorme como o Joey? Todo mundo tem.

Além disso, tem aquelas circunstâncias felizes e trites, certas e erradas que se repetem na vida de todos. Eles brigam? Sim, às vezes mal querem se ver. Mas sempre admitem seus erros, perdoam. E sempre estão lá uns pelos outros. Suas relações evoluem e amadurecem ao mesmo passo que os próprios personagens. Às vezes nasce um romance, ou talvez ele sempre estivesse lá apenas aguardando a hora de se mostrar. O amor entre Monica e Chandler sempre esteve dando pistas, mas será que teriam ficado juntos se não fossem amigos primeiro? Se Ross e Rachel não fossem tão amigos teriam voltado tantas vezes? Difícil dizer. São daquelas coisas da vida que simplesmente acontecem.



Falando em evolução, quase dá para se dizer que esse é um subtema da série. Não só pelos personagens e relações como já mencionado, mas também de um modo geral. Por ter ficado uma década no ar, você tem todo aquele acompanhamento (mesmo que sútil) de mudanças na moda, nos costumes, e principalmente de alguns temas que estavam começando a ganhar voz nos anos 1990. Tudo levado com muita leveza e graça, e um toque de emoção quando necessário.

Minha história com Friends é um pouquinho complicada. Como mencionei, durante muito tempo tudo o que vi foram episódios esporádicos e aleatórios na TV. Em 2013 a série entrou no catálogo do Netflix, mas como só tinha as cinco primeiras temporadas achei melhor esperar até que estivesse completa. Quando anunciaram o acréscimo das temporadas finais fui toda empolgada para assistir, e eis minha surpresa ao ver que tinham retirado as temporadas iniciais. Mais uma vez o projeto foi adiado. Até que ano passado finalmente disponibilizaram a série completa e enfim pude assistir essa coisa linda! Em muitos dias foi minha única alegria. E não existe nada mais relaxante que tomar um café assistindo Friends, se a turma estiver compartilhando um momento no Central Perks então, é quase como estar com eles.



Friends teve 236 episódios divididos em 10 temporadas, exibidos originalmente pela rede americana NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004. Criada por David Crane e Marta Kauffman a série se destacou por denotar igual relevância aos seis personagens, coisa que o próprio elenco queria. E claro que se era para mostrar um grupo de amigos nem podia ser diferente. Após finalizada a série ganhou o spin-off Joey, mostrando o personagem após se mudar para Los Angeles para seguir com a carreira de ator. Não encontrei para assistir, mas a série não foi tão bem sucedida e só teve duas temporadas. De qualquer forma, acho que esses personagens funcionam melhor juntos.

Pelas piadas que nunca perdem a graça, os bordões que ficam presos na mente de quem assiste e sutil realidade com que trata assuntos cotidianos, Friends conquista fãs há vinte anos e certamente continuará conquistando por muito mais. Essa é a magia de uma série que se tornou atemporal pelo que ela representa. E com seu final digno, que manteve tons iguais de humor e emoção, não causa outra coisa que não saudade em quem a termina. Arrisco dizer que com essa onda de revivais, não seria um erro fazer ao menos um especial mostrando como andam Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey. Pois amizades assim sempre tem algo a mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário