quinta-feira, 10 de março de 2016

TOP 27: Aberturas favoritas (Parte 2/3)



Continuando a saga.

No início de fevereiro publiquei a primeira parte de um TOP 27 com minhas aberturas favoritas de séries, e agora vocês podem conferir mais nove delas. Vamos lá!

Grimm
Aqui uma abertura que evoluiu com a série. No início Nick nem sabia direito o que era, de forma que a abertura trazia apenas o logo da série. Na segunda temporada foi incrementada com cenas em um efeito sombrio, trilha sonora e uma narração em formato de conto. Com o tempo a narração foi deixada de lado, mas continua muito legal.

The Fresh Prince of Bel-Air
Para ser bem honesta esta está aqui mais por nostalgia, já que quando criança costumava assistir "Um Maluco no Pedaço" no SBT. Mas além disso a abertura também tem sua importância na cultura pop. A música tema é um RAP composto por Will Smith e o produtor Quincy Jones que narra a história antes da série começar, encenada de forma bem teatral. Cativante e divertida, virou um clássico.

Sherlock
Essa tem uma estrutura bem legal, misturando famosos cenários de Londres, partes do corpo e elementos que rementem à perícia de um crime. O tema instrumental tem um toque de mistério e é bastante envolvente. Interessante mencionar que existem debates sobre sobre as cenas externas serem reais ou stop motion, mas não há nenhuma conclusão. Para o último especial de Natal foi feita uma versão retro, já que o episódio retratou a Era Vitoriana. De qualquer forma é ótima.

Outlander
A série baseada nos livros de Diana Gabaldon tem uma abertura tão linda que parece mágica. As imagens representam a magia que levou a protagonista Claire ao passado, os amores de sua vida e a guerra que encontra. Tudo isso ao som de Skye Boat Song, a belíssima composição de Bear McCreary que ao som da encantadora voz de Raya Yarbrough soa lindamente como uma canção folclórica.

House MD
Conhecida como "O genérico" essa abertura possui uma sequência de imagens bem interessante. Iniciando com uma ressonância magnética que se desfoca para revelar o rosto do Dr. House (cena que aparece no piloto) para depois intercalar antigas representação anatômicas, raios-x, imagens externas e uma cena da equipe de House andando pelo hospital. Mudou apenas na 7ª temporada, com novas representações do corpo humano e omitindo cenas externas e com atores. Uma curiosidade é que a música Teardrop da banda Massiv Attack que foi usada como tema nos Estados Unidos não pôde ser usada em muitos países por conta dos direitos autorais. Na Europa foi utilizado um tema chamado House, que também foi usada pelo Brasil durante a 1ª temporada. Depois disso tivemos a mesma versão de Singapura, sem nome ou autor definido. Mas os três temas são muito bons, e você pode conferir abaixo.

Chuck
Talvez o mais legal dessa abertura seja ver o bonequinho da Nerd Herd (loja em que Chuck trabalhava) ganhar vida vida e se transformar em um alter ego do protagonista, representando momento clássicos para qualquer espião da ficção que se preze. Alternando com imagens dos atores no formato de personagens de HQ. Tudo ao som da versão instrumental da música Short Skirt / Long Jacket da banda Cake, que se mostrou um tema viciante e perfeito.

The Affair
Abstrata, obscura e sensual essa é uma abertura que representa muito bem a pluralidade de uma história contada pelos diferentes pontos de vista de seus personagens. Elementos importantes para a trama como as ondas do mar, a praia, momentos íntimos de casais, uma criança correndo, páginas de um livro sendo viradas ganham ênfase enquanto são sutilmente sobrepostas por imagens dos atores. Tudo isso ao som da misteriosa canção Cointainer, composta e cantada por Fiona Apple que a escreveu para a série.

The Simpsons
Essa é outra que está aqui mais por um sentimento de nostalgia, já que cresci assistindo The Simpsons. Hoje confesso já não ver tanta graça na animação (me julguem), mas a abertura continua sendo uma das minhas favoritas. Ela mostra cada um dos integrantes dessa louca família em seus afazeres diários até chegarem em casa para ver TV. Algum detalhes mudam a cada episódio, como a frase que Bart escreve no quadro-negro, a música que Lisa toca no saxofone (desde 2009) e a forma como sentam no sofá. Sempre ao som do tema instrumental composto por Danny Elfman.

Marvel's Jessica Jones
É a série mais recente de toda a lista, mas não poderia ficar de fora uma vez que me conquistou de primeira. As imagens aquareladas prestam uma homenagem às HQs e ao estilo noir, enfatizando o olhar de Jessica e o clima stalker imposto por Kilgrave. O tema composto por Sean Callery tem um ar de jazz sessentista dos bons filmes de detetive e contribui para a ambientação.

E essa foi a segunda parte do TOP 27, aguardem pelas últimas nove aberturas no mês que vem. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário