terça-feira, 22 de março de 2016

[Vale Ver #12] The Fresh Prince of Bel-Air


I'll tell you how I became the prince of a town called Bel-Air”

Antes de tudo preciso dizer que resolvi aposentar a coluna Maratona de Vícios. Tomei essa decisão porque quando a criei o blog ainda estava no início e eu estava sozinha nele, então parecia fazer sentido uma seção própria para falar das minhas maratonas. E fazia mesmo. Mas com o tempo o CV virou um trabalho de equipe e passou por mudanças, bem como a referida coluna. Primeiro a transformei em algo exclusivamente sobre séries de TV (inicialmente abordava também as literárias e cinematográficas), mas desde que o Vale Ver teve sua premissa e periodicidade redefinidos a MdV deixou de fazer tanto sentido. Por isso estou usando essa coluna para falar da minha última grande maratona, como farei com as próximas que já não foram indicadas.

Passei um bom período da minha infância assistindo episódios esporádicos de Um Maluco no Pedaço (título que a série ganhou no Brasil) no SBT. Na época nem entendia direito a dinâmica de uma série, mas desde que me tornei uma seriadora convicta sabia que essa era uma das que um dia teria que ver na íntegra. E não seria no SBT, pois não creio que seja algo possível de ser feito. Tempos depois o Netflix entrou em minha vida e, veja só, The Fresh Prince of Bel-Air estava no catalogo! Mas só metade. Até que ano passado a série foi inteiramente disponibilizada (assim com Friends) e comecei 2016 realizando essa meta de tantos anos.



Creio que a grande maioria saiba do que se trata a série. A comédia protagonizada pelo astro Will Smith interpretando um personagem homônimo (ou quase, já que o nome inteiro do personagem era William enquanto o do ator é Willard) conta a história de um jovem da Filadélfia que depois de ter alguns problemas no bairro onde cresceu é mandado pela mãe para morar com os tios em Bel-Air. A princípio parece que o cerne da trama é o choque cultural e social enfrentados por um adolescente suburbano que de repente se vê num dos lugares mais nobres e luxuosos do país e todas as confusões que arranjaria nessa situação. Tudo embalado por muito, muito humor. Mas a verdade vai muito além disso.

Não é de hoje que exponho aqui minha admiração por comédias com críticas sociais bem elaboradas, e The Fresh Prince of Bel-Air é um espécime da melhor qualidade. A piada está ali, a situação é hilária. Mas no fundo você sente o dedo na ferida, o tapa na cara da sociedade. Alguns momentos é claro exigem certa seriedade, não exagero quando digo que algumas cenas me trouxeram lágrimas aos olhos. São críticas sobre racismo, classes sociais, educação, sistema judiciário, o comportamento dos jovens e por aí vai. E o pior é quando você percebe que a série foi exibida há mais de vinte anos e pouquíssima coisa (ou quase nada) mudou. Will e Carlton sendo presos pelo simples motivo de serem negros dirigindo um carro de luxo em uma rua escura. Um colega de Will lhe oferecendo anfetaminas para “aguentar” as tarefas que precisa fazer. O discurso de Carlton por comprar uma arma para se proteger pois sente que a segurança pública não o fará. Esses são só alguns exemplos de assuntos que continuam atuais. Abordados de forma que as cenas poderiam muito bem terem sido escritas na semana passada.

Depois de ter escrito tudo isso parece até que a série só tem críticas sociais. Mas na verdade é algo muito leve e divertido de se assistir, apenas que esses pontos ficaram mais evidentes agora do que quando eu era uma menina de 8 anos que passava as férias assistindo a programação da tarde na TV aberta. A história é muito atraente e os personagens cativantes. O entrosamento, o relacionamento entre cada um deles e a forma como evoluem é única e fáceis de criar identificação. Gosto especialmente da relação de Will com seus primos Carlton, Ashley e Hillary e com o tio Phill. O elenco todo (ou quase) é ótimo, e tirando alguns poucos erros de continuidade (talvez alguns indiretamente causados pela troca da interprete de Vivian) a trama é muito bem desenvolvida.

The Fresh Prince of Bel-Air teve 148 episódios divididos em 6 temporadas exibidos originalmente entre 10 de setembro de 1990 e 20 de maio de 1996 pelo canal americano NBC. Ano passado saiu a notícia de que haverá um remake produzido pelo próprio Will Smith. Honestamente não vejo motivo para isso, uma vez que o original continua tão atual. Mas não vamos julgar precipitadamente, certo? Por hora recomendo que se assista (ou reassista) a boa e velha The Fresh Prince of Bel-Air.

Nenhum comentário:

Postar um comentário