domingo, 13 de outubro de 2013

[Debate em Movimento #02]: Um filme que marcou


E talvez isso explique muito.

Chegou a hora de mais um Debate em Movimento, e espero que esse faça tanto sucesso quanto o de estreia. ^^ O tema desse mês foi um pouco mais difícil de decidir, mas acabamos ficando com esse que foi sugerido pelo Ítalo e que acho que foi uma boa escolha. E dessa vez prometo ser mais direta que na anterior.

Vários filmes me marcaram. Seja por fazer me identificar com algo que estava vivendo, por me fascinar de um jeito que eu precisava ver o filme inúmeras vezes, por me apresentar conceitos novos ou simplesmente porque gostei da história. Mas pra esse post escolhi um que realmente marcou minha vida por vários motivos: Edward Mãos-de-Tesoura.

O filme em questão é um clássico da Sessão da Tarde, só por isso vocês podem presumir que o vi incontáveis vezes. Cresci assistindo Edward Mãos-de-Tesoura, vi pela primeira vez muito antes de saber quem eram Johnny Depp e Tim Burton e virar fã deles. Aliás, minha primeira memória televisiva é de Edward Mãos-de-Tesoura. Em especial as cenas onde ele faz podas artísticas no ciprestes do bairro e tosa os cães da vizinhança. Fui uma criança que não gostava muito de filmes com “gente de verdade”, mas aqueles momentos faziam meus olhos brilharem.


Fui crescendo e gostando cada vez mais do filme. Aprendendo a apreciar seus mais diferentes aspectos. E logo Edward Mãos-de-Tesoura não era apenas “um filme legal”, mas um dos meus filmes favoritos. No fim da infância, quando já começava a entender um pouco do que é uma boa atuação e listar atores e atrizes favoritos, descobri o ator por trás de Edward e passei a adorar Depp tanto quanto o próprio personagem. E já na adolescência, quando aprendi a importância das pessoas por trás de qualquer produção audiovisual, descobri a genialidade de Burton e admiraria qualquer coisa que ele fizesse.

Assistir filmes (assim como séries, desenhos e ler livros e HQs) sempre foi pra mim mais do que apenas acompanhar uma história. Sempre foi como vivenciar algo de um universo alternativo. E sempre adorei tudo que aquele universo que Edward Mãos-de-Tesoura tem a proporcionar. Com tudo que um belo filme deve ter. Uma história cheia de significados e aspectos que marcam uma vida.




E só pra citar alguns outros filmes que me marcaram: Uma Babá Quase Perfeita, Mudança de Hábito, 101 Dálmatas, O Rei Leão, Toy Story, O Paizão, MIB: Homens de Preto, Piratas do Caribe, O Som do Coração, Coração de Cavaleiro, Dirty Dancing e muitos outros. Todos tem um cantinho cativo em meu coração e minha mente, com algo que sempre levarei comigo.


É isso gente, e não deixem de conferir os filmes que marcaram Hanna e Ítalo, respectivamente no One Minute Review e DistritoIrrelevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário