terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013


Para seguir em frente.

Final de ano é época de olhar para trás, lembrar de tudo que foi feito, sentido, e assim nos prepararmos para seguir em frente. E que melhor forma de fazer isso do que uma retrospectiva? Por isso nós três resolvemos nos reunir para fazer uma retrospectiva de 2013 no melhor estilo Constantes & Variáveis. Comentando um pouco do que vimos, lemos e ouvimos de melhor e talvez até um pouco do que aprendemos com eles. E quem sabe, numa situação totalmente hipotética, o que pretendemos individualmente pro ano que vem.

Preparados? Então aqui vamos nós, com nossos relatos em ordem alfabética.




Fernanda
E é com muito pesar que admito que este foi o ano em que me menos dediquei parte do meu tempo à leitura. Cheguei até a pensar que minha fome por livros se desfez em algum lugar, ou momento, no meio do caminho, mas concluí que o que lia antes não me agrada mais e que ainda não descobri o que me satisfaz como leitora. Todavia, soube fazer uso das companhias da Clarice Lispector, Nietzsche, John Green e Carlos Ruiz Zafón em determinadas situações. Marina, do Zafón, foi o último livro que li e o que me inspirou a redescobrir as obras do autor.
Felizmente, o contrário aconteceu em termos de música e seriados. Em relação à primeira, a minha grande paixão, não tem como não citar o belíssimo show do Paul McCartney que tive a oportunidade de assistir em Goiânia (ah, e o susto que levei quando soube que a terra das duplas sertanejas daria lugar a um espetáculo tão incrível). Também descobri vários artistas que passaram a frequentar minhas playlists, mas minhas paixões antigas são insubstituíveis - foram poucos os dias nos quais Radiohead, Bright Eyes, Janis Joplin, Chico Buarque, Tom, Vinícius, Nick Drake e Pink Floyd não compuseram a minha trilha sonora.
Agora, séries! Acredito que entre todas as que comecei a assistir neste ano, as que se destacam como minhas preferidas são Hawaii Five-0 e Sherlock. Ah, e South Park se tornou o meu maior “prazer culposo”... Fui obrigada a dar adeus ao Dexter e a aceitar um final terrível para uma série que começou brilhante. Em agosto comecei uma maratona de Supernatural, que espero ter forças para concluir em 2014 (a culpa é toda da S6) e sob influência da Gabi (sempre ela), no finalzinho deste ano comecei uma maratona de Community, série que tem de tudo para se tornar uma das minhas favoritas.
Apenas peço três coisas para 2014: que eu consiga sobreviver ao fim de How I Met Your Mother, que eu volte a devorar vários livros por mês e que eu consiga diminuir consideravelmente as 50 séries que se encontram na minha geladeira do Banco de Séries...




Gabriela
Esse talvez tenha sido o ano mais promissor no que diz respeito a coisas vistas e lidas. Só de maratonas foram 13/5 (sendo 11 séries de TV, 2 literárias, e a “meia” fica por conta de uma maratona em andamento), e os aleatórios devem somar mais que o dobro. Graças a essas maratonas pude ver séries que queria ver há muito tempo, como Alias (Saudades, Sydney Bristow!), The Big Bang Theory, Breaking Bad, Community e Sherlock. E ainda revi minha queridinha Lost. Também descobri que a maratona é um ótimo modo de apreciar uma série literária, e assim foi com Harry Potter e Mochileiro das Galáxias.
Foi o primeiro ano em que fiz compras na Black Friday, e o que comprei? Livro e mais livros, e admito que me descontrolei completamente. E é melhor eu pelo menos conseguir manter minha média de quatro livros por mês, pois juntando o que comprei com o que já tinha há material pra leitura até a próxima Black Friday. :P
Também foi o ano do adeus a Fringe, Dexter e Breaking Bad. A primeira acompanhei por quase três anos e deixou um certo vazio ao acabar, mas teve o grande desfecho que merecia. Belo e gratificante. Deixando muitas saudades. A segunda acompanhei por dois anos, e virou sinônimo da palavra "decepção". Já a terceira acompanhei por poucos meses, mas foi o suficiente. Uma grande série da qual é impossível negar seu brilhantismo.
Enfim, estou fechando o ano com 23 séries na watchlist (sendo uma a maratona de Entourage). O que é um progresso, pois 2013 foi até agora o ano que menos tive novas séries canceladas. Talvez isso signifique que estou acertando mais as verdadeiras promessas. Ou não né? E 28 livros lidos, sendo que 13 deles pertencem às séries citadas acima e uma releitura. Levando em conta que li menos da metade disso nos últimos 5 anos, já foi ótimo progresso.
Já nos quesitos filmes e música tenho deixado bastante a desejar. Se vi 1 filme por mês foi muito. E de alguma forma perdi o hábito de ouvir música todo dia. O que ouvi ficou praticamente por conta das trilhas sonoras do que assisti. Nem comprei mais CDs, e era uma das coisas que mais gostava de comprar. Isso certamente precisa mudar em 2014. Só tenho que descobrir como.
Numa visão geral, me parece um saldo bastante positivo. Aprendi muito com novos conceitos e perspectivas. Também passei a dividir melhor o meu tempo. E não sou de fazer planos, mas que 2014 seja ainda melhor. ^^


Ítalo
2013 foi um ano de muitas coisas boas, tanto de séries, filmes e livros. Minha vida dedicada à leitura foi muito mais promissora do que eu me lembro dos outros anos. Foi o ano que me dediquei mais à compra de livros. Em 2013 li 7 (ou foram 8 livros) e já comecei outro. Apesar do meu tempo curto devido as proximidades do fim do curso na faculdade, nunca deixei de me dedicar um pouco do meu tempo para as séries, por isso foram 7 maratonas. Alias, Person of Interest e Lost (por culpa da Gabi), Castle (por culpa da equipe que legenda, a Queens), Prison Break (que eu sempre tive vontade de ver) e The Big Bang Theory (que todos merecem um pouco de humor na vida), e teve Homeland que fui um fiasco de maratona (assisti só 3 episódios e larguei). Além dessas, em 2013 comecei a maratona de Friends. ^^
2013 também foi o ano das compras, como falei mais acima. Mas não foram só de livros (apesar de ter sido a minha meta no ano). Comprei o box completo de Chuck na Saraiva, que inclusive deu uma dor de cabeça (quem viu as reclamações de muitos na internet sabe do que eu to falando.. rs). Comprei o box completo de Friends e ganhei o box da 1ª temporada de minha eterna favorita, Hawaii Five-0. Assim como a Gabi, também foi a minha primeira compra na Black Friday e foi só livros, mas não me descontrolei (rs) e comprei só 7 (primeira foto da direita, 3 do John Green e a continuação da série do Percy Jackson).
2013 também foi um ano de surpresas. Fui convidado para escrever aqui no blog (o que amei e peço desculpa por não ter publicado a última postagem dos cinemas, o tempo realmente não deu =/ ). Como administrador do Hawaii Five-0 Brasil, tive o prazer de fazer a primeira promoção da fanpage (algo que desejava desde que comecei como ajudante na página), que inclusive ainda está rolando, se você quiser participar (propaganda sempre.. rs). O ano também me motivou para criar meu blog, o Distrito Irrelevante, que, mais uma vez, o tempo não me permitiu atualizar nos últimos dias.
Enfim, 2013 trouxe muitas surpresas e muitas coisas boas. Também fecho o ano com 23 séries na grade, sendo 22 atuais e 1 maratona (e dei adeus definitivo para Nikita, que encerrou sua jornada) ='( . Fecho o ano com 24 séries na geladeira e 11 abandonadas. Esporadicamente vejo ainda Sai de BaixoThe Avengers: Earth's Mightiest Heroes!. Fora isso, esperando ansiosamente a volta de Sherlock, já que esperei por 2 anos, DOIS ANOS!, pela terceira temporada que finalmente está perto de chegar.
Não vou falar muito dos filmes, se não meu texto vai ficar imenso! Mas foi isso, 2013 foi um excelente ano e aguardando ansiosamente que 2014 supere em todos os aspectos.


Esperamos que tenham gostado da nossa retrospectiva e que continuem nos acompanhando pelo próximo ano. Esperamos também que todos tenham tido um 2013 cheio de realizações e que 2014 seja repleto de novas oportunidades.


Feliz 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário