quinta-feira, 7 de maio de 2015

[Depósito de Animações #1] Procurando Nemo

Título: Procurando Nemo
Título original: Finding Nemo
Ano: 2003
Estúdio: Pixar Animation Studios
Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrick
Roteiro: Andrew Stanton, Bob Peterson, David Reynolds

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.



 ✖✖✖

Confesso que levei um susto ao preparar a ficha técnica deste filme quando reparei que já passaram mais de 10 anos desde a sua criação. Para ser mais específica, 12 anos. E, é claro, dentro de mais de uma década, passam várias gerações! Diga-me alguém que não remeta “peixinho laranja” ou “peixe-palhaço” ao querido, famoso e amado Nemo?

Procurando Nemo, assim como vários filmes da Pixar - não querendo ser tiete, mas quem não é? -, tem essa característica de atravessar gerações e fronteiras com histórias levemente tocantes. Levemente pelo poder de humanizar - da melhor maneira possível - os personagens e enchê-los de ternura, e tocantes por… Oras! “Continue a nadar” jamais será uma simples expressão. Pixar, como você consegue?

Creio que pela simplicidade. Marlin, o pai de Nemo, demonstra genuinamente o amor pelo seu filhote desde que este era um pequeno ovinho no início da animação. A partir das primeiras cenas já pode-se justificar o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2004 e a segunda maior bilheteria da história da Pixar, ficando atrás somente de Toy Story 3 (2010). Além da qualidade emocional, Procurando Nemo tem uma característica bastante peculiar, que é de tornar os personagens secundários tão afeiçoáveis quanto os principais. Junto com Marlin e Dory na procura incansável por Nemo, outros personagens vão aparecendo. Eles acrescentam tanto no enredo que eu realmente gostaria que cada um tivesse um filme para si mesmo! Acredito que esse desejo esteja bem distante, mas - para alegria de todos - ano que vem será lançada a sequência Procurando Dory e eu mal posso esperar. (Essa parte deixarei para outra resenha, afinal, tenho muito a dizer sobre  a personagem mais espontânea do mundo inteiro!)  

Tenho três recomendações. Assista, reassista e, por favor, continue a nadar.

Trailer



5 comentários:

  1. Ola,

    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e vi um comentário seu no blog Universo Literário sobre meu livro. Queria te convidar a conhecer um pouco mais da história e avisar que estou com parcerias abertas para blogs literários se tiver interesse e só me enviar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Ps: Acho muito fofo esse filme...rsrs

    Beijos

    Raquel Machado

    Escritora Vingança Mortal

    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse filme fez a parte da minha infância.
    Foi realmente um sentimento de nostalgia ao ler todo esse texto.
    Me deu até aquela vontadezinha de assistir tudo de novo hahahaha


    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Filipe!
    Realmente, né? Fomos muito bem servidos na infância!


    E mesmo depois de tantos anos ninguém esqueceu ;D

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!


    Logo te daremos um retorno!
    Obrigada por nos visitar aqui e realmente Procurando Nemo é um filme muito fofo ;D

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina,

    Nossa, o que falar? Sem dúvidas um dos melhores de todos os tempos. Sempre que vejo na Tv, sento e reassisto. Também estou ansioso pela continuação. Quero muito ver Procurando Dory.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir