sábado, 11 de janeiro de 2014

[Vale Ver #02]: Avatar: The Last Airbender/The Legend of Korra


Por um futuro em equilíbrio.

Sou do tipo de pessoa que consegue gostar de coisas totalmente diferentes umas das outras. E como ainda gosto de desenhos e de vez em quando surge algo realmente bom, resolvi dessa vez indicar uma série animada. Bom, na verdade são duas. A original e seu spin off.

A primeira é Avatar: The Last Airbender (ou A Lenda de Aang). Se passa em um mundo parecido com o nosso, mas também muito diferente. Como em um passado distante e com animais bastante exóticos. Onde magia, espírito e natureza se integram. A população humana não vive dividida em países, mas em quatro nações: Tribo da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar.


Dentro dessas nações existem pessoas que dominam os elementos que as nomeiam, são chamados de dobradores. Apenas o Avatar domina os quatro elementos, e com a missão de manter a ordem e o equilíbrio é o único que reencarna. Cada vida em uma nação, seguindo o chamado Ciclo Avatar: Ar, Água, Terra e Fogo. O Avatar em questão é Aang, um garoto de doze anos e um dos Nômades do Ar que passou o último século preso em uma geleira, até ser encontrado pelos irmãos Katara e Sokka da Tribo da Água do Sul. Ao acordar, Aang tem um choque ao descobrir o quanto tudo mudou. A Nação do Fogo travou uma guerra centenária a fim de dominar o mundo, e dizimou toda a Nação do Ar. O que faz de Aang não só o Avatar, mas o último dobrador de ar.

O garoto é a única esperança de restaurar o equilíbrio, e junto de seus novos amigos Katara e Sokka embarca em uma viagem pelo mundo nas costas de seu bisão voador Happa para aprender os outros elementos. E assim, derrotar o Príncipe Zuko e a Nação do Fogo. A série tem 61 episódios divididos em três temporadas (chamadas de livros), sendo que cada uma representa um elemento que Aang deve aprender. Foi originalmente transmitida nos Estados Unidos pela Nickelodeon entre 2005 e 2008. (Sim, apesar do estilo oriental trata-se de uma produção americana.) No Brasil também foi transmitida pela Rede Globo, que foi onde acompanhei.

Avatar: The Legend of Korra se passa em um período de 70 anos após a aventura original, seguindo as aventuras e aprendizados da nova Avatar. Korra é uma menina nascida na Tribo da Água do Sul, e que ainda muito pequena aprendeu a dominar sozinha a água, a terra e o fogo. Aos dezesseis anos ela ainda não aprendeu a dominar o ar, então se muda para a Cidade da República com sua cão-polar Naga para ter lições com Tanzin, o filho de Aang. Sim, além de revermos personagens da série original mais velhos podemos conhecer seus filhos e netos.


Lá ela conhece os gêmeos Mako e Bolin, respectivamente dobradores de fogo e terra. Se torna bastante próxima deles e até vive um romance com o primeiro. Mas nesse spin off a ameaça não vem de nenhuma nação em específico, ela pode vir de qualquer lugar. Trazendo à tona muitas questões de confiança, pois quem se mostra um aliado pode se revelar um grande inimigo e visse versa. The Legend of Korra continua trazendo as mesma questões culturais e espirituais que The Last Airbender, e talvez até se tornem mais profundas nessa.

É verdade que Korra pode não ter começado tão empolgante quanto Aang, mas isso muda com o decorrer do tempo e na metade da 2ª temporada já atinge um nível bem próximo ao da série original. The Legend of Korra estreou em 2012 também pela Nickelodeon, contando até agora com 26 episódios divididos em duas temporadas/livros. Mas como Korra só precisa aprender a dominar o ar, cada temporada marca um novo desafio para ela e seus amigos. Já foi renovada para uma 3ª temporada, mas não há notícias se será a última.

The Last Airbender até recebeu uma adaptação com atores para o cinema em 2010. Mas apesar dos efeitos especiais e cenografia impecáveis, não foi tão bem sucedida. Em parte porque reduziram toda a 1ª temporada em um único filme de 2hrs, e com tanto resumo foi impossível não cortar partes essenciais. O que também pesou foi a escolha do elenco, que além de não ser lá muito parecido não conseguiu transmitir o carisma dos personagens. Não foi um filme totalmente ruim, mas a série é infinitamente melhor.

Uma curiosidade: Daniel Dae Kim (Lost, Hawaii Five-0) dubla dois personagens, um em cada série e ambos vilões. Embora o da primeira tenha sido por apenas um episódio. Em The Last Airbender quem tem sua voz é o General Fong, da Nação do Fogo. Já em The Legend of Korra é de Hiroshi Sato, o poderoso dono das Indústrias do Futuro e pai de Asami. Além dele, James Remar (Dexter) dubla Tonraq, o pai de Korra.

Então se você procura uma boa série animada, The Last Airbender e The Legend of Korra são ótimas pedidas. O Mundo Avatar é cheio de aventuras, diversão e uma ótima simbologia. O personagens vão te conquistar e até te emocionar. E acredite, vão te fazer pensar também. Pois apesar de ser um desenho direcionado ao público infantil (principalmente a série original), o enredo possui muitos momentos dramáticos e traz à tona muitas questões de caráter e honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário