quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

The Musketeers – Primeiras impressões


Um por todos, e todos por um! Ou seria "cada um por si"?

Eis aqui outra série que não estava na minha lista, nem tinha conhecimento da produção. Mas nesse caso estou querendo uma forma de me punir por não saber antes dessa série. Só soube no dia da estreia! Tenho absoluta fascinação pela história dos Três Mosqueteiros, tanto que uma das minhas metas é ler o livro de Alexandre Dumas. Isso até faz com que eu evite grande parte das adaptações. (Porque quando vejo muitas adaptações de uma mesma história e então leio a original, essa se mostra tão diferente que fico decepcionada com as adaptações por me fazerem acreditar em algo que não era. Coisa de doido, eu sei.) Mas não podia perder uma da BBC, porque eles arrasam! E também deixaram claro o fato de que não se trata de uma versão. Apenas aproveitaram os personagens, The Musketeers tem sua própria história.

No piloto intitulado Friends and Enemies conhecemos os bravos e carismáticos Athos (Tom Burke), Aramis (Santiago Cabrera) e Porthos (Howard Charles), o três mosqueteiros favoritos de Paris. Conhecemos também o jovem D'artagnan (Luke Pasqualino) que procura vingança pela morte do pai, ele acredita que Athos seja o assassino. Não cabe a mim dizer como o mal entendido é desfeito, mas basta dizer que alguém está usando o nome dos mosqueteiros para cometer atos bárbaros. Logo começa a busca pela verdade e justiça, ao mesmo tempo que começamos a vislumbrar o que está por trás de tudo, quem são os vilões e aliados. Mas não cabe a mim esmiuçar tudo isso, pois onde ficaria a graça?

Ao contrário da semana passada, dessa vez fico feliz em dizer que The Musketeers soube utilizar muitíssimo bem cada segundo do seu piloto de 1hr (ou se querem números exatos, 58min e 58seg) para apresentar os personagens, introduzir a história e ainda contar com grandes cenas e diálogos. E ainda trouxe uma ótima abertura! Os personagens são verossímeis, os heróis cativantes e os vilões de dar ódio. (Menos o rei pau-mandado, esse não se encaixa em nenhuma categoria.) Não posso dizer que tenha algum nome conhecido no elenco, mas não fui capaz de ver defeito em ninguém ainda. Os quesitos figurino, cenografia e fotografia também não deixam nada a desejar. E quando digo que tem grandes cenas, isso vale pra todos os tipos de cena. Ação, comédia, mistério, romance... Espero que continue assim.

À principio The Musketeers será uma minissérie de 10 episódios, podendo receber a encomenda de mais episódios e virar uma série conforme a recepção. Creio que se souberem aproveitar e desenvolver o enredo, podem transformar em uma série de 5 temporadas tranquilamente. (Na verdade já espero isso.) Até porque como eu já disse, não seguem a risca a história do livro.


Não há mais muita coisa que eu possa dizer. Claro que se tivesse sido ruim provavelmente escreveria mais uns bons parágrafos com reclamações, mas foi tão bom que apenas não quero estragar a experiência de vocês. E se The Musketeers continuar pelo menos mantendo o nível desse piloto, vai virar uma das minhas queridinhas e um grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário