sábado, 28 de junho de 2014

O Último Jogo – Nike acertando de novo


Mais que uma campanha publicitária, uma bela animação sobre futebol.

Mesmo não estando tão animada com essa Copa 2014 como estive com as duas últimas, queria fazer uma postagem a respeito. Eis que o terceiro e último vídeo da campanha Arrisque Tudo da Nike me deu motivo para tal. Os dois vídeos anteriores – Arrisque Tudo e Quem Ganha Fica – são ótimos, mas O Último Jogo se diferencia por se tratar de um curta-metragem de animação e com roteiro de qualidade.

A história tem uma certa pitada de distopia, o grande gênero do momento. O vilão chamado apenas de “O Cientista” convence todos que os jogadores são imperfeitos por serem humanos e os grandes riscos de suas jogadas ousadas são perigosos demais. Ele então cria os Clones, autômatos perfeitos que executam jogadas sem qualquer risco de erro. Isso faz com que grandes jogadores não tenham nenhuma chance e acabem desempregados. Procurando profissões comuns.

Quem não gosta nada dessa situação é Ronaldo, que resolve fazer algo a respeito. Ele então resgata Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo, Iniesta, Neymar, David Luiz, Rooney, Ribéry e Howard de suas agora vidas “comuns” e lhes dá um novo objetivo. Lembra a eles que o verdadeiro futebol é aquele em que se arrisca tudo. Que justamente por isso eles se tornaram jogadores tão notáveis, por não terem medo de arriscar. E assim desafiam os Clones para um último jogo, quem perdesse deixaria o futebol pra sempre. Confiram o vídeo abaixo:



Apesar do marketing tanto da própria Nike quanto dos jogadores o vídeo tem seu mérito. A animação e a criação dos cenários ficou incrível. Os jogadores foram muito bem representados. Suas feições e personalidades ficaram caricaturados, mas super reconhecíveis. Contando ainda com muito humor na hora de imaginar o que os craques fariam caso se vissem na rua de uma hora pra outra. Cristiano Ronaldo como manequim vivo e Neymar e David Luiz como cabeleireiros foram impagáveis. Tudo perfeito, só senti falta de Messi e Pirlo. A ausência de Messi eu entendo por ser patrocinado pela Adidas, mas Pirlo é da Nike. Não entendi essa falta.

O Último Jogo é uma criação da agência Wieden+Kennedy e produzido pelo estúdio Passion Pictures, e dirigido pelo renomado Jon Saunders. E a música do final é Miss Alissa, da banda Eagles Of Death Metal. Enfim, é um excelente curta-metragem e não só mais uma propaganda.

5 comentários:

  1. GabrielaCeruttiZimmermann28 de junho de 2014 às 13:59

    Pois é né Paula, quem diria que eles iriam embora tão cedo? kkkkkk Pelo menos tem essa campanha pra compensar. [rs]


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito divertida e inteligente a ideia que a Nike teve.
    Eu ainda não assisti as animações, somente um video parecido com esse em que as crianças se transformam nos jogadores porém foi gravado por pessoas mesmo, e não desenhos (animações)...
    Não tenho certeza se é da mesma "série" de videos que você está indicando, mas achei muito legal também.


    Já vou procurar essa para assistir.
    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. GabrielaCeruttiZimmermann29 de junho de 2014 às 18:38

    Não Filipe, esse é o único vídeo em animação. Esse dos garotos que você citou deve ser o Quem Ganha Fica, que também faz parte dessa campanha Arrisque Tudo. Eu tinha deixado o link dos outros vídeos no texto, só clicar no nome do vídeo. Enfim, Nike arrasou.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi,


    Ainda não conhecia essas propagandas da Nike e tenho que concordar contigo, ficaram ótimas. Especialmente a terceira. Bem divertido mesmo. Principalmente as profissões atribuídas as jogadores em destaque. Valeu pela dica.


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. GabrielaCeruttiZimmermann5 de julho de 2014 às 15:08

    A Nike deu um show de publicidade, Jeferson. E fico feliz que tenha gostado da dica. :)


    Abraço!

    ResponderExcluir