sábado, 21 de fevereiro de 2015

Autores que ainda quero ler (2/3)


Mais alguns futuros guias.

Há alguns dias compartilhei com vocês a primeira parte da minha humilde lista de autores que ainda quero ler. E foi muito bom saber de vocês as opiniões sobre eles e/ou desejos de também conhecê-los. Dando seguimento a essa tarefa trago hoje mais cinco nomes, dessa vez numa lista um tanto mais contemporânea. Embora não totalmente. Sem mais delongas, vamos lá:

Jules Verne
Por ser considerado o criador do gênero ficção científica é óbvio que Jules Verne não poderia estar fora dessa lista, certo? É o autor mais traduzido da história, suas obras foram traduzidas em 148 idiomas segundo a UNESCO. Escreveu mais de cem livros (!), o que significa que Verne me dará um certo trabalho. Tenho um exemplar de Viagem ao Centro da Terra na estante e certamente é por onde irei começar. Quero ver como ele descreveu tantas coisas que hoje são até comuns para nós antes mesmo de serem inventadas. Na verdade já era pra eu ter embarcado nos frutos da mente imaginativa de Verne há muito tempo, tenho até vergonha de admitir que fui deixando passar.

Stephen King
Já mencionei aqui algumas vezes que não sou nenhuma fã de terror, mas de alguma forma tenho uma grande vontade de conhecer a famosa escrita do cultuado Mestre do Terror. Talvez por ter visto tantos comentários a respeito de como Stephen King usa o sobrenatural para abordar alguns assuntos e explorar a mente humana, isso é algo que gosto muito de ver em histórias. E porque ele também escreveu obras de outros gêneros O autor tem mais de setenta livros (sendo alguns pelo pseudônimo de Richard Bachman) publicados e muitos são enormes, então mesmo tendo visto gente dizer que mesmo seus maiores livros são de leitura rápida creio que King me dará trabalho. Já garanti um exemplar Carrie – A Estranha e desse ano não passa.

Carlos Ruiz Zafón
Juro que toda vez que vejo alguém (principalmente alguma amiga) comentando sobre a escrita poética do autor espanhol fico com vontade de bater a cabeça na parede como punição pela minha falta de empenho. Talvez por isso eu tenha adquirido não um, mas quatro livros de Carlos Ruiz Zafón praticamente de uma vez. Tenho a trilogia Cemitério dos Livros Esquecidos (que será minha próxima maratona literária) e Marina aguardando na estante. Como Zafón tem sete livros publicados creio que não terei grandes problemas em ler a obra completa. Só me preocupo com a possibilidade de ir com muita sede ao pote e acabar rápido demais.

John Boyne
São tantos comentários sobre como John Boyne consegue abordar de forma sutil assuntos complicados, até mesmo a guerra em livros infantis, que não poderia deixá-lo fora dessa minha lista. Ele escreveu quatorze livros, o que é uma quantidade razoável. Talvez eu dê conta de ler todos, mas não tenho certeza. Apesar de não ter adquirido nenhuma de suas obras ainda pretendo começar pelo aclamado O Menino do Pijama Listrado, pois ainda não vi o filme com o intuito de ler o livro antes. (É, sou mesmo um desastre.) E sei que a coisa está feia pro meu lado, mas gostaria de começar ainda esse ano.

Alexandre Dumas
Que tenho uma queda enorme por clássicos não é nenhum segredo, e isso já seria o suficiente para garantir o lugar de Alexandre Dumas em minha lista. Mas além disso, o mais importante é que ele escreveu histórias que realmente chamam minha atenção e quero conferir. Não consegui encontrar nenhuma lista completa de suas obras, mas com certeza são mais de dezesseis livros incluindo Robin Hood que por algum motivo estranho não consta em nenhuma lista. E seus livros são grandes, então será mais um a precisar de muita dedicação. E como já garanti um exemplar de Os Três Mosqueteiros é por onde irei começar.



Gostaram da segunda parte de minha lista? Em breve teremos a terceira e última parte, mas até lá continuem compartilhando vocês também os autores que ainda querem ler. :)

10 comentários:

  1. Tenho vontade de ler Julio Verne e Stephen King tambem. Li Julio Verne uma vez na biblioteca do colegio. Achei muito bom :~~ Outro autor que queria bastante ler é o Arthur C. Clark. Ja leu algo dele?

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. GabrielaCeruttiZimmermann21 de fevereiro de 2015 às 17:27

    Já estou com livro dos dois me aguardando na estante. Também não li nada do Arthur C. Clarke, mas quero conferir.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,
    Tbm tenho curiosidade de ler algum livro do Verne, mas acaba faltando animo.
    SK tbm era um autor q eu nao dava mta bola, mas resolvi conhecer com Sob a Redoma e virei fã. A gente sempre pensa em terror quando fala no King, mas Sob a Redoma e um ótimo exemplo que ele sabe escrever mto mais que terror. Um dos meus livros preferidos dele é Novembro de 63, que tbm tende mais para a ficção científica. E em ambos os livros o que realmente brilha sao os personagens e os conflitos entre eles.
    Do zafon eu li O Jogo do Anjo e traumatizei. Ele escreve mto bem, mas nao curti (ou nao entendi) a estória. Mas td mundo comenta q é um dos livros mais fracos dele, entao fica a dica: nao comece por este.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, concordo plenamente com sua lista.
    Também tenho vontade de ler as obras de todos os autores acima, exceto Alexandre Dumas que nunca parei para refletir suas obras não.

    Já quero a terceira lista!
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  5. GabrielaCeruttiZimmermann22 de fevereiro de 2015 às 15:22

    Com o Verne não chego a ter falta de ânimo, Alê, mas sempre surge algo na frente. Do King posso dizer que fui ganhando interesse depois de ler resenhas suas e da Mari e em outros blogs também, justamente por ver que ele escreve mais do que terror. E quero ver se leio Novembro de 63 antes da adaptação pra TV. Já li algo sobre O Jogo do Anjo ser o mais fraco do Zafón e não começarei por ele, mas por ser parte da trilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos acabará sendo um dos primeiros. E valeu pelas dicas. :)


    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. GabrielaCeruttiZimmermann22 de fevereiro de 2015 às 15:31

    Fico feliz que tenha gostado da lista, Filipe. É que como desde criança gosto muito da história dos Três Mosqueteiros e do Robin Hood e também quero ler O Conde de Montecristo acabei botando Dumas. Quero ver se posto a terceira parte até semana que vem.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Francielle Couto Santos25 de fevereiro de 2015 às 20:49

    Gabi, é sempre bom criarmos esse tipo de lista... nos faz perceber que existem muitas coisas ainda a serem exploradas. Dos autores citados, também quero muito conferir algo do Stephen King. Nunca li nada dele. :\ Com John Boyne eu tive duas ótimas experiências, e com Zafón uma. Eles são incríveis! Pretendo ler mais de ambos. Vai com fé que você vai amar!!!

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. GabrielaCeruttiZimmermann26 de fevereiro de 2015 às 17:24

    Realmente é muito bom fazer listas assim, Fran. Até pra criar um tipo de foco. O problema é que as vezes tenho preguiça. :P
    De novo uma compatibilidade de 3 de 5. [rs] Devo começar minha jornada com Zafón nas próximas semanas. E com King também pretendo começar em breve. Já com Boyne é mais difícil, pois ainda preciso de um livro. Mas sim, estou certa de que vou amar. ^^


    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ei Gabriela,

    Adorando essa seleção! Da lista de hoje conheço apenas o King e o Boyne. O primeiro acho espetacular, talvez seja cedo para falar, mais os dois livros dele que já li são incríveis. Do Boyne li O Menino de Pijama Listrado, não gostei tanto quanto esperava, acho que culpa de expectativa demais. Os demais quero conhecer também.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. GabrielaCeruttiZimmermann1 de março de 2015 às 17:43

    É tão bom ver que está gostando da minha seleção, Jeferson. King quero ver se leio ainda esse mês, uma vez que já tenho um livro. Boyne provavelmente demorará mais, e realmente quero cuidar para não criar muitas expectativas. E gostei de saber que também quer conhecer os outros. ^^


    Abraços!

    ResponderExcluir