domingo, 31 de maio de 2015

[Indicação de Filme] Cartas para Julieta

Título: Cartas para Julieta

Título original: Letters to Juliet
Ano: 2010
Elenco: Amanda Seyfried, Chris Egan, Vanessa Redgrave, Gael García Bernal, Franco Nero
Direção: Gary Winick
Roteiro: José Rivera, Tim Sullivan
Produção: Caroline Kaplan, Ellen Barkin, Mark Canton, Sharan Kapoor
Trilha sonora: Andrea Guerra
Gênero: Comédia romântica
Tempo: 105min
País: Estados Unidos, Itália

Sinopse: Sophie é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor, que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie, que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.


✖✖✖

Se você não é do tipo que gosta de assistir filmes com um lenço na mão, provavelmente essa indicação não é para o seu gosto. Por outro lado, caso você seja uma pessoa que não se importa em secar lágrimas enquanto vê um romance-conto-de-fadas, então está no lugar certo.

Cartas para Julieta é um filme encantador, a começar pela ambientação romântica apresentada através dos cenários e da trilha sonora. Ao meu ver, essa é a principal característica que faz a história ser tão cativante.

Sophie, a protagonista - muito bem interpretada por Amanda Seyfried -, que sonha em ser escritora, está de casamento marcado com Victor, um apaixonado cozinheiro e futuro dono de restaurante. Victor é fascinado por culinária e nada o empolga mais que descobrir receitas, vinhos, queijos e novos temperos, nem mesmo a sua noiva.

O desenrolar da história começa quando Sophie e Victor vão juntos passar as férias em Verona, cidade de Romeu e Julieta. Enquanto ele se diverte em sua busca frenética pela gastronomia italiana, ela visita os lugares turísticos da cidade e acaba conhecendo o Clube de Julieta (ou il club di Giulietta, no idioma original), do qual participam as designadas “secretárias de Julieta”. Estas, voluntariamente, respondem cartas trazidas do mundo inteiro à Casa de Julieta com o propósito de aconselhar corações aflitos.

Uma carta em especial chama a atenção de Sophie, e ela arrisca-se a responder, mesmo sabendo que fora escrito há 50 anos. Dessa forma conhece Claire, a remetente, e o seu neto Charlie, que não concorda com a ideia “insensata” da sua avó de resgatar um romance da adolescência. Este, mesmo contrariado, junta-se a Sophie e Claire, numa longa busca pelo antigo amor de sua avó.

Já assisti muitas comédias românticas e tenho grande apreço por esse gênero. Ainda assim, Cartas para Julieta seria a minha primeira indicação da categoria.


“'E' e 'Se' são duas palavras tão inofensivas quanto qualquer palavra. Mas coloque-as juntas, lado a lado, e elas têm o poder de assombrá-la pelo resto de sua vida. 'E se?'"


Trailer

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem??

    Adorei a indicação, me deu saudade do filme! Simplesmente amo o filme e a atriz... Já devo ter assistido mais de 4 vezes hahaha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com
    Ps: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  2. É muito apaixonante, né?! Eu que adoro essas coisas mais chororô, sempre fico bastante emocionada!


    Parabéns pelo seu blog, vi aqui, muito lindo! E o nome é genial! ;D

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse gênero de filme porque as vezes não estamos afim de ver uma comédia pesada (pois geralmente as comédias são com um humor negro e tal) e as comédias românticas conseguem ser fofas e engraçadas hahaa
    Já anotei aqui na lista para próximos filmes a assistir, adorei a dica!


    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina!
    Esse filme é encantador. Sempre que vejo passando em algum canal, paro pra assistir.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Gosto muito de filmes desse gênero também!
    Já assisti esse e adorei. Pretendo assistí-lo novamente em breve.
    Adorei a indicação.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir