terça-feira, 21 de julho de 2015

[Depósito de Animações #7] Tá Dando Onda

Título: Tá Dando Onda
Título original: Surf’s Up
Ano: 2007
Estúdio: Sony Pictures Animation
Direção: Chris Buck, Ash Brannon
Roteiro: Don Rhymer, Ash Brannon, Chris Buck

Sinopse: Cadu Maverick é um jovem pinguim, que tem o lendário surfista Big Z como ídolo. Um dia ele decide deixar sua família e sua cidade, Shiverpool, na Antártida, para participar do Big Z Memorial Surf Off, um torneio de surf realizado na ilha Pen-Gu. Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho. Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego, com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.



✖✖✖

Por mais que a Pixar seja pioneira no ramo de filmes marcantes, a Sony acertou em cheio e com muita propriedade na produção de Tá Dando Onda.

Cadu Maverick é um pinguim adolescente e surfista, que divide um iglu com sua mãe e seu irmão mais velho no “Frio de Janeiro”. Diferente de todos os jovens pinguins da cidade - que cresciam e trabalhavam empilhando peixes -, Cadu sonha em ganhar a vida com o surfe e, por sonhar tão alto, acaba virando chacota, principalmente do seu irmão mais velho, Glen.

A grande oportunidade de Cadu surge com o campeonato mundial de surfe, realizado anualmente em memória de Big Z, o grande ídolo de Maverick. Com alguma dificuldade e muita perseverança, Cadu consegue chegar a ilha Pen Gu e assim, será um dos participantes do campeonato.

Para melhorar a competição e o espírito de competitividade, o maior concorrente de Cadu é Tank Evans, o surfista que havia derrotado fatalmente o Big Z, na então última onda surfada. Ao invés de medo, Cadu juntou forças para honrar o nome de seu ídolo e, por isso, com ajuda de amigos que encontrou em Pen Gu, iniciou treinamentos intensos de surfe e praticava diariamente.

Não tenho outra forma melhor de expressar o que tem de mais interessante em Tá Dando Onda senão listando! Então, vamos lá:

  • A trilha sonora: quase todas as músicas do filme seguem uma onda - literalmente (rs) - de rock alternativo com bandas conhecidas como Incubus, Pearl Jam, Sugar Ray e Green Day. Poucas vezes a trilha sonora chama tanto a atenção, mas em Tá Dando Onda ela deu um toque especial e é um dos pontos fortes da animação.
  • A narração: o filme já se inicia com erros de gravação de uma entrevista com Cadu, e essa interação dos personagens com o narrador e o “câmera” acontecem em grande parte da animação. Isso é genial, principalmente porque do nada um personagem olha pra câmera e tenta um diálogo!
  • As paródias do mundo real: Rio de Janeiro virou “Frio de Janeiro”, e na versão original Liverpool virou Shiverpool (shiver é “arrepio” em inglês). Enquanto isso, ESPN (Entertainment and Sports Programming Network, em português Rede de Programação de Esportes e Entretenimento) se tornou SPEN (Sistema Pinguim de Esportes Náuticos). Esses e outros trocadilhos deram um humor a mais pro filme!
  • O jeito surfista de ser: nada é mais engraçado que a interpretação de um surfista, principalmente quando ele é um pinguim! Cadu e outros participantes do campeonato na ilha Pen Gu trazem traços estereótipo surfista, com tatuagens, “cabelos” descoloridos, gírias e o estilo próprio de Paz e Amor. Essa última característica é do João Frango (que é um frango), na versão brasileira ele veio do Pantanal Matogrossense. Pode isso?!

Indico a todos que procuram uma onda perfeita e bons amigos, como o grande mestre Big Z.

“Eu entendo porque todo mundo gosta de me criticar. Eu não entendo porque a minha mãe me critica. Acho que em parte é porque ela se preocupa… Também acho que, em parte é porque todo mundo chega pra ela falando: ‘Aí, o Cadu não quer nada, o Cadu é um folgado, o Cadu é isso, o Cadu é aquilo.’ Cadu sou eu, cara. Me deixa ser eu!” Cadu Maverick

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário