quinta-feira, 30 de julho de 2015

[Indicação de Filme] O Show de Truman

Título: O Show de Truman
Título original: The Truman Show
Ano: 1998
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone, Brian Delate, Holland Taylor, Harry Shearer, Paul Giamatti, Peter Krause
Direção: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Produção: Paramount Pictures
Trilha Sonora: Burkhard Dallwitz, Philip Glass
Gênero: Drama/Comédia
Tempo: 103 min
País: Estados Unidos da América

Sinopse:
Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

✖✖✖

Olá pessoas! Bom, esse mês fiquei responsável de falar sobre filme aqui no CV, mais especificamente nessa coluna sobre filmes (que eu adoro, por sinal). Sei que ando muito relapso com a coluna Estreias no Cinema, mas prometo que em breve volto com ela e ainda quero dar uma outra cara para ela, se eu conseguir (aqui na minha cidade é muito difícil de ter filmes novos regularmente).

Quando fiquei na incumbência de escrever, ou melhor, indicar um filme no mês, caí no dilema sobre qual filme falar. São tantos que gosto, são tantos filmes bons, excelentes, mas não queria cair no "mais do mesmo" e falar sobre um filme que todo mundo viu, todo mundo conhece, todo mundo sabe de cor o enredo e o final. Então escolhi um filme que, pelo menos pra mim, é pouco conhecido por todos.

Falo isso pois meu primeiro contato com O Show de Truman foi na faculdade, nas aulas de filosofia, há cerca de 4 anos atrás (primeiro semestre ainda, um reles calouro). Lembro bem que estávamos discutindo sobre Platão e seu pensamento, mas agora não consigo me lembrar como o filme foi encaixado na discussão (filosofia sempre foi algo chato pra mim, então não lembrar desse detalhe é normal). Enfim, antes de assistir ao filme na faculdade, nem imaginava, passava pela minha cabeça e nem cogitava a existência de um filme nesse estilo, ainda mais com o Jim Carrey.

O filme conta a vida de Truman, um homem trabalhador que apesar de não saber, vive numa mentira. Durante toda a sua vida, desde os 9 meses na barriga de sua mãe, Truman vive em um reality show que é transmitido 24 horas por dia para todo o mundo. O produtor do show declara logo no início do filme que "estamos cheios de ver atores nos darem falsas emoções, estamos cansados das pirotecnias e dos efeitos especiais. Embora o mundo em que ele habita, em certos aspectos seja falsos, não há nada de falso no próprio Truman. Sem roteiros, sem deixas [...] é a vida dele". Depois disso já dá pra ter uma ideia a bomba de filme que vem por ai.

Entretanto, apesar de ser um mundo criado, planejado e tudo realizado para que se pareça um mundo real (até o Sol eles criaram!!!), algo de errado começa acontecer dentro da doma do mundo de Truman. Refletores caindo, a vontade dele viajar e tudo ser planejado para que não aconteça. A vida dele, apesar de não ter roteiros, é extremamente planejada e projetada para o bem do reality. Assim, O Show de Truman é simplesmente espetacular!!! Não vou me prolongar falando sobre o enredo e desdobramentos da trama para não acabar com o brilho do filme.

Mas pegando um "ar" mais crítico, O Show de Truman traz para nós, para nossa vivência, criticas muito boas quanto ao modo de vida em que vivemos: nascemos, estudamos muito para passar numa boa universidade, ter um bom emprego, casar, constituir uma família e transmitir essa "rotina" para os nossos descendentes. Apesar de não querermos, é isso que a sociedade e o modo em que vivemos nos força a viver. Tal critica está muito bem definida e exemplificada em uma entrevista concedida pelo Cristof (criador do show) em que ele fala: "Nós aceitamos a realidade do mundo com o qual nos defrontamos. É muito simples." e continua dizendo para Sylvia (uma ex integrante do elenco) que: "Eu dei ao Truman a oportunidade de levar uma vida normal. O mundo, o lugar onde você mora, é um lugar doentio" e termina dizendo que "ele (Truman) pode largar (o mundo em que ele vive) a qualquer hora, se isso não fosse uma vaga ambição. Se ele estivesse absolutamente determinado a descobrir a verdade, não poderíamos evitar. [...] No final das contas, Trumam prefere a cela dele, como você (Sylvia) chama".

Bom, concluindo... Ao longo da escrita desse texto, pesquisei na internet sobre o filme e a relação dele com Platão e finalmente descobri o assunto da aula de Filosofia que tive (rs). Encontrei o texto no site Só Filosofia que diz o seguinte: "A fala do diretor do Show, Christof, está de acordo com a ideia do Mito da Caverna: poucos são os inclinados a distinguir entre o mundo das aparências e o mundo das realidades autênticas e poucos são os que se perguntam se vivem uma espécie de jogo de fantoches."

O filme relata uma boa crítica ao nosso mundo, um mundo de aparências em que muitos aparentam algo, querem demonstrar uma realidade que não condiz com a verdade. Em todos os sentidos, O Show de Truman é um excelente filme, ótimo para assistir numa sexta-feira a noite (para aqueles que preferem ficar em casa).

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário