sábado, 18 de julho de 2015

Como assistir Star Wars


Há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante...

Estou longe de ser uma expert quando o assunto é Star Wars, uma vez que só assisti aos filmes no ano passado e ainda não pude conferir nenhum material extra. Mas como o sétimo filme da franquia (O Despertar da Força) estreia em dezembro e algumas pessoas têm me perguntado por onde começar, resolvi dar uma forcinha. Sei que existem diversos “manuais” como este por aí, mas notei que muitos deles trazem spoilers e tentarei não fazer isso.

Pra começar, melhor listar os filmes que existem até o momento:

  • Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
  • Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
  • Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
  • Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) [Originalmente apenas Star Wars]
  • Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)
  • Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)

Existem duas formas oficiais para se assistir a saga Star Wars, seguindo a ordem dos episódios ou a ordem em que foram feitos. Quando assisti, me recomendaram seguir a ordem dos episódios pois assim os filmes iriam melhorando. Além desse fato, ressalto que essa deve ser a opção escolhida por aqueles que priorizam a ordem cronológica acima de tudo. Todavia, há um grande porém nessa forma: Todos aqueles fatos que foram uma grande surpresa para o público “original” em 1980 ao assistir O Império Contra-Ataca não te surpreenderão porque você já estará ciente deles desde A Vingança dos Sith.



Agora, se você não se importa tanto com ordem cronológica e acredita que uma história deve ser seguida pela forma como foi planejada por seu criador então siga a ordem de lançamento e seja feliz. Desse modo, ao menos que você já saiba daquelas coisas que são de conhecimento comum, terá todas as surpresas que lhe são de direito. Essa opção traz alguns pequenos probleminhas devido as alterações que titio George Lucas fez nas versões remasterizadas do filmes originais e que não posso explicar pois prometi não dar spoilers, mas não é nada grave. E como a nova trilogia foi feita como um prequel da original, realmente não há grandes problemas em seguir essa ordem.

E existem duas ordens não oficiais. Uma delas é a Ernest Rister, na qual a ordem de episódios a ser seguida é IV, V, I, II, III e VI. Desse modo você receberá todas as grandes revelações de O Império Contra-Ataca com grande surpresa e assistirá a nova trilogia como um flashback que aumentará ainda mais a ansiedade para o grande final. Sem falar que acaba com aquele probleminha causado pela remasterização do Senhor Lucas. Pessoalmente acho a ordem Rister uma boa pedida e ainda pretendo conferir a saga desse modo.

Por último existe aquela que é conhecida como Ordem Machete. Nela a ordem a ser seguida deve ser a dos episódios IV, V, II, III e VI. Sim, essa ordem corta o Episódio I, transformando-o em um material extra como os livros, HQs, games e séries animadas. O filme em questão pode não ser um dos melhores e nem trazer coisas tão relevantes, mas cortá-lo assim também tem seus problemas. Por exemplo, você sabe quem é Jar-Jar Binks? Então, se você pular A Ameaça Fantasma provavelmente continuará sem ter muita noção sobre esse querido personagem, uma vez que ele aparece pouco no restante dessa trilogia. Sem falar que perderá o fantástico início da história da Rainha Padme. E sem citar Darth Maul, que encabeça a pequena lista de coisas que salvam esse filme. Ou seja, apesar da Ordem Machete ser uma boa pedida para aqueles que consideram o Episódio I uma chateação sem fim, não a recomendo para quem vai assistir Star Wars pela primeira vez.

É isso aí pessoal. Tentei explicar da melhor forma possível, sem spoilers, em que consiste cada uma das ordens em que Star Wars pode ser assistido. Se você assistiu e quer saber melhor os prós e os contras de cada uma antes de reassistir, tem esse post bem explicativo do Diário Geek que você pode conferir aqui. E em dezembro começa uma nova fase.

Que a Força esteja com você!