domingo, 27 de abril de 2014

A Young Doctor's Notebook – Visão geral


Um médico em dois tempos.

Eis uma série que descobri totalmente por acaso em uma página que abri por acaso, pois apesar de ter Daniel Radcliffe no elenco nem imaginava a existência dessa produção do canal britânico Sky Arts 1 que começou em 2012! Como são só duas temporadas de quatro episódios cada (somando ao fato de que a terceira temporada será no fim do ano), resolvi baixar e como episódios tem apenas cerca de 20min vi tudo em um fim de semana. Todavia, apesar de ter sido uma maratona não cheguei a cair de amores pela série e por isso não está na coluna Maratona de Vícios.

A série é baseada no livro A Country Doctor's Notebook (embora segundo o Skoob também foi publicado com título igual ao da série) do autor e dramaturgo russo Mikhail Bulgakov. Uma coletânea de contos inspirados na própria experiência do autor como médico recém-formado durante a Revolução Russa e inicialmente publicados em jornais médicos. Em A Young Doctor's Notebook acompanhamos o Dr. Mikhail em duas fases. Em 1934 (interpretado por Jon Hamm, de Mad Man) sendo investigado pelo exército e relendo seu antigo diário. E em 1917 (interpretado por Radcliffe, o eterno Harry Potter) quando recém-formado vai trabalhar no hospital do vilarejo de Muryovo e tem discussões com seu “eu mais velho”.

Sabe aquela série que de tão estranha você não consegue parar de assistir porque precisa entender o que se passa? É mais ou menos esse o caso de A Young Doctor's Notebook. Pelo fato da série adotar o formato de um drama cômico agrega um humor negro genial. Nada de dar gargalhadas, mas aquelas tiradas bem feitas que todo mundo gostaria de ter. Mas pelos episódios serem curtos a disfunção temporal e o drama psicológico acabam se tornando um pouco confusos de início. Mas por serem bem planejados você logo se situa e explora o enredo como um todo.


Pelos métodos usados na época em que a série se passa serem um tanto arcaicos e Mikhail ser inexperiente, as cenas de procedimentos médicos podem ser um tanto aflitivas. As amputações feitas numa menina foram o que mais me agoniaram. Parecia tão real que fiz uma cara tão feia que meu pai chegou a perguntar se eu estava bem. Em contrapartida temos os outros personagens que contribuem com a parte cômica da história. O dentista Feldsher (Adam Godley) é um cara totalmente estranho e meio lerdo que adquire milhares nuances num mesmo episódio. A enfermeira Anna (Vicki Pepperdine) é carrancuda e não gosta muito de Mikhail. E a parteira Pelageya (Rosie Cavaliero) parece durona mas é bastante sensível e acaba tendo um caso com Mikhail.

Mikhail é um personagem que me deixou bastante dividida. De início gostei bastante dele nas duas fases. Quando mais velho pela forma como lidava com sua versão mais jovem, e quando jovem por suas trapalhadas de recém-formado. Mas com a revelação de alguns fatos e as atitudes que tomou por causa do vício em morfina passei a gostar menos do jovem Mikhail. E depois do que fez com Pelageya comecei a detestá-lo. Agora só me resta esperar pra ver o que fará.

Numa visão geral, A Young Doctor's Notebook é uma série que apesar das possíveis confusões tem tanto uma carga dramática quanto cômica únicas. As atuações são boas e a trama também é bem reflexiva. É algo que recomendo pra quem quer pelo menos testar uma história bastante peculiar, mas com alerta pra quem tiver estômago frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário