segunda-feira, 14 de abril de 2014

Intelligence – Balanço da 1ª e talvez única temporada


Salvem o Programa Clockwork!

Estou quase sem saber o que dizer aqui. Intelligence veio um piloto razoável, teve episódios mornos e uns muito bons. Mas ao final da temporada tomou um rumo incrível e ainda assim corre grande risco de ser cancelada, tanto que o último episódio foi dado como season/series finale. Como lidar com isso?

Tenho que confessar que apesar de querer muito que a série desse certo fiquei um tanto desanimada em alguns momentos. Mas outros foram realmente ótimos, como os flashbacks e o retorno de um amigo de Gabriel na Força Delta ou os casos que aproximaram Lilian da família. O retorno do terrorista Jin Cong invadindo os computadores da CIA e até o chip de Gabriel deu uma boa mexida. Mas nada como o final da temporada com o retorno de Mei Chen e a descoberta de que há um traidor no programa Clockwork. Suspeitava que Leland tinha algo com o lado negro da força, mas não isso. E algumas coisas realmente surpreenderam. Todos esperavam que Gabriel passasse toda a temporada atrás da esposa. Mas a reencontrou já no segundo episódio e ela morreu. Então a qualificação de “previsível” teve que deixar de ser usada.


A relação entre os personagens é com certeza um ponto alto. São praticamente uma família onde Lilian é a mãe severa e amorosa, Dr. Cassidy o paizão atrapalhado e Gabriel, Nelson e Riley os irmãos que tem suas muitas diferenças mas se amam. As birras de Gabriel e Nelson mesmo me matam. Existe muitas dúvidas se Gabriel e Riley formarão um casal. A expressão de Riley quando um supervisor disse discordar da escolha dela como guardiã de Gabriel por ela ser mulher e acabaria se apaixonando por ele (sexismo mode on) pode significar que não. Mas as insinuações da mãe de Gabriel podem significar que sim. Só com uma próxima temporada pra saber.

Mais do que tudo Intelligence precisa ser renovada pois Mei Chen como vilã ainda não mostrou tudo do que é capaz. Gostaria que realmente fosse ativa na 2ª temporada, criando conflitos instigantes. Gabriel e Dr. Cassidy precisam trabalhar mais no chip que apesar de maravilhoso apresenta falhas e pode melhorar. Odiaria ver Lilian sofrendo, mas ela precisa descobrir a verdade sobre o pai. Jeffrey morreu? Espero que não. Caso renovada, gostaria que a mãe de Gabriel se tornasse fixa ou ao menos aparecesse regularmente. Adorei a velhinha com sua teimosia e sabedoria. A forma como lidou com a descoberta do chip foi a melhor impossível. “Me parece que uma pessoa não precisa ter um chip no cérebro para ser manipulada.” E também preciso ver a Bonita Friedericy virar presidente! [rs]


O futuro de Intelligence a CBS pertence. Infelizmente a audiência do finale não foi das melhores, beirando os 6milhões. Isso é sinal de mau agouro. Mas enquanto não sair um pronunciamento oficial, podemos ter esperança. E quando sair, que seja pela renovação. Intelligence tem sim ainda muito o que mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário