sábado, 17 de maio de 2014

Bates Motel – Balanço da 2ª temporada


Quando um garoto não é só um garoto.

Essa temporada foi uma grande montanha-russa, com tantos baixos quanto altos. Mas de forma geral Bates Motel continua surpreendendo e mantendo um ótimo nível. Teve muita coisa inútil, mas encerrou o ano preparando o terreno pra uma grandiosa 3ª temporada.

Confesso que a temporada começando com um Norman perturbado por não conseguir lembrar o que aconteceu na noite do baile e Bradley vingando a morte do pai me fez acreditar que a temporada seria mesmo bombástica. Mas não aconteceu muita coisa em tempo integral. Claro que precisam manter uma certa fidelidade a história original, já quem em Psicose Norman não comete nenhum crime até os vinte anos e vive até os quarenta como um cidadão esquisito porém normal perante a comunidade. E ele nem mesmo tem consciência das atrocidades que faz. Então momentos cotidianos se fazem necessários, mas não podem tomar conta.


Os plots teen mesmo sendo necessários incomodaram um pouco. Norman envolvido com uma garota problemática e Emma com um maconheiro? Isso nem faz sentido! O namorico de Norman e Cody só serviu mesmo para a garota falar de seus apagões para Emma e para Norman lembrar de como seu pai era violento e como ele e Norma se escondiam e nos mostrar onde talvez tenham começado os distúrbios do rapaz. Mas aí Norman mata acidentalmente o pai da garota e ela simplesmente termina tudo com ele por quê vai morar com a tia? Já Emma com o maconheiro, sem comentários. Só é triste ver uma personagem que foi tão importante e forte na 1ª temporada virar quase uma figurante com falas.

Quando soube que Michael Vartan participaria como um interesse amoroso para Norma confesso que me animei, pois além de gostar do ator (e do fator Lost feat. Alias) achei que isso mexeria com o Complexo de Édipo de Norman. Mas além de George ser um almofadinha sem graça, Norman pareceu fazer pouco caso. A ração dele foi meio “se ficar sério eu decido o quanto me importo”. Por outro lado foi interessante ver Norma e Romero num tipo de flerte. Um romance entre os dois sacudiria e muito a situação toda.


Mesmo sendo um plot pequeno, a visita do irmão de Norma, Caleb, e a descoberta de que ele a estuprava e é o verdadeiro pai de Dylan deu o que falar. Além de entender porque Norma não conseguia ficar próxima do primogênito, tivemos uma boa mostra da psicose e dupla personalidade de Norman. Dessa vez foi uma pena o cara ter fugido. E Dylan que já era bastante perturbado ficou ainda mais depreciativo, pelo menos agora entende Norma e até ficou do lado dela no interrogatório de Norman.

Nunca entendi e continuo não entendendo a importância da guerra de gangues para a trama, mas o sequestro e cativeiro de Norman teve sua relevância. Foi quando lembrou do que fez à Blair Watson e descobriu do que é capaz quando apaga. Isso me deixou bastante apreensiva para o teste de poligrafo, mas o inesperado aconteceu e Norman continua sendo visto por todos e por ele mesmo como inocente. Me pergunto se, diferente do original, em algum momento Norma aceitará o conselho de Dylan de contar a verdade para Norman. O Xerife Romero não vai ser enganado pra sempre.

A psicose e a dupla personalidade de Norman começam a tomar contornos mais fortes e notáveis. Creio que com isso teremos uma 3ª temporada de Bates Motel muito mais intensa. Ainda mais com aquele olhar de Norman na cena final. E é bom que Norma e Dylan tenham finalmente se aproximado, porquê Xerife Romero é bonzinho mas quando precisa ser justo...

Um comentário:

  1. Eu estou quaaase no final da segunda temporada. Acho que agora nas férias eu termino ela :)
    Esta séria está muito boa mesmo.


    Beijos,
    Thiago

    ResponderExcluir