domingo, 11 de maio de 2014

Especial Dia das Mães


Para mães notáveis.

Hoje é o dia de uma pessoa muito especial, uma das pessoas responsáveis por nos colocar no mundo: a mãe. Mães são pessoas tão especiais que foi bem difícil pensar em um post de homenagem. E depois de trocar umas ideias com a Fernanda e o Ítalo acabei optando pelo mais fácil, uma lista com mães de séries. E ainda assim foi bem difícil, pois as séries que assisto tem mais pais exemplares do que mães. Na verdade a maioria das mães são exemplos de como uma mãe não deve ser. (Ex.: Doris McGarrett e Irina Derevko) Apesar disso consegui uma boa lista, então vamos a elas.


Danielle Rousseau, Mira Furlan em Lost

Eis um exemplo de determinação. A cientista que em 1988 naufragou na ilha onde em poucos dias perdeu o marido e o resto da equipe logo teve que dar um jeito fazer sozinha o parto de sua filha Alex. Sendo que a bebê logo foi levada por Ben, que a criou como própria filha. Assim Danielle viveu absolutamente sozinha por 16 anos, até que o voo 815 caísse e ela passasse a ter contatos esporádicos com os sobreviventes. Tantos anos de solidão na selva a transformaram numa quase ninja, mas também a fizeram perder um pouco de sanidade. Só não perdeu a esperança de um dia rever sua querida Alex. A reencontrou já adolescente, e viveu com ela por um tempo que foi ao mesmo tempo curto e eterno.


Rochelle Rock, Tichina Arnold em Everybody Hates Chris

Eu não preciso disso! Meu marido tem dois empregos!” - Impossível pensar em Rochelle sem lembrar dessa frase. Impossível também não lembrar do quanto ela se esforçava para dar o melhor ao três filhos: Chris, Drew e Tonya. E embora implicasse mais com Chris, fez questão de colocá-lo em uma boa escola pra que tivesse boas oportunidades. Rochelle podia ser orgulhosa e soberba, mas não era uma mãe negligente nem omissa. Ai se um dos um filhos usasse drogas ou roubasse algo! Poderiam fazer qualquer coisa da vida, menos vender drogas. Sim, era uma mãe rigorosa e de princípios. Tinha grandes lições e ameaças, como quando Chris alterou uma nota numa prova. “Não se esqueça que eu te botei nesse mundo e eu posso te tirar dele.”


Lagertha Lothbrok, Katheryn Winnick em Vikings

Ela é diva, ela é guerreira e ela é mãe. Lagertha é literalmente uma mãe batalhadora, cuida dos filhos e da propriedade com afinco mas não dispensa uma boa oportunidade de exercer sua função de escudeira nas batalhas. Ainda se mostrou uma líder respeitável quando o marido Ragnar se tornou Earl. Mas toda essa coragem e audácia não impediram o pior que pode acontecer a uma mãe, e Lagertha perdeu dois filhos. Um bebê ainda no útero e sua adorável Gyda, vítima da peste que levou boa parte do povoado. Só restou o leal Björn, que a acompanhou depois do divorcio. Agora ela é Earl de seu próprio povo, e exerce a função tão bem quanto a de mãe. Pois Lagertha engoliu muita coisa e fez de tudo por seus filhos, assim como por seu povo.


Kate Tanner, Anne Shedeen em ALF

Kate é especial porque além de ser mãe de seus três filhos acabou virando de um alienígena folgado. Quer dizer, primeiro ela vivia normalmente como a mãe de Lynn e Brian até que a nave de ALF caiu na garagem e só na última temporada veio o bebê Eric. Então imagine como é ser mãe de uma adolescente, um garoto, um alienígena e um bebê. Ainda mais se o alienígena tem seis estômagos, vive quebrando coisas e quer comer o gato. Não, a vida de Kate não era nada fácil. Mas mesmo tendo que lidar com as encrencas e implicações de ALF além dos problemas ocasionais dos filhos, Kate tirava tudo de letra e sempre foi uma mãe carinhosa e atenciosa. Mesmo que ALF a tirasse do sério constantemente.


Emma Swan e Regina Mills, Jennifer Morrison e Lana Parrilla em Once Upon a Time

Mãe só tem uma” certamente é uma frase que Henry nunca dirá. Isso porque ele tem duas mães que o amam incondicionalmente. Emma o teve aos 18 anos na prisão, queria que o filho tivesse um bom futuro e pra isso não viu outra alternativa que não fosse dá-lo para a adoção. Regina então adotou Henry, o amou e deu tudo que poderia. Mas o menino estava destinado a procurar sua mãe biológica, a Salvadora. E desde então tem duas mães maravilhosas. Emma e Regina podem ter suas desavenças e conflitos, mas em comum (além de amar Henry) o fato de terem aprendido algo com o filho. Emma aprendeu o que é ter uma família para amar e a ter fé, Regina que o bem compensa e redescobriu o amor puro e sem interesses.


Maria Izabel de Souza (Dona Picucha), Fernanda Montenegro em Doce de Mãe

É claro que Dona Picucha não podia ficar fora dessa lista né? Afinal ela é um verdadeiro doce de mãe. E mesmo com sua prole já bem crescidinha dá um duro danado nessa função eterna. Sílvio, Elaine, Fernando e Susana acham que já está na hora deles cuidarem da mãe, mas a verdade é que seus problemas cresceram com eles e Dona Picucha sempre vem com uma solução brilhante para eles. Ela também surpreende muitas vezes tendo uma mente mais aberta que os filhos. E quando descobriu a possibilidade do marido ter tido uma filha fora do casamento só pensou em procurá-la e incluí-la na família mesmo que os exames negassem. Também é quase uma mãe para seus genro Jesus, marido de Susana e seu fiel escudeiro. É ou não um doce de mãe?


Shirley Bennet, Yvette Nicole Brown em Community

Essa é uma mãe em jornada dupla. No início da série Shirley estava retomando os estudos para abrir seu próprio negócio com o fim de sustentar os dois filhos, pois estava se divorciando e não poderia mais ser dona de casa. Ela fica com a consciência pesada por passar pouco tempo com os meninos Elijah e Jordan, que raramente aparecem. O que não diminui a boa criação que deu a eles. Mas acabou virando uma espécie de mãe para o grupo de estudos, sempre mantendo o pessoal unido e dando seus sermões. E claro que não podemos esquecer de quando Shirley se tornou mãe pela terceira vez, com os dilemas da paternidade até o inusitado parto na sala de aula onde Ben Bennet enfim veio ao mundo.


Skyler White, Anna Gunn em Breaking Bad

Que Skyler não tem muitos fãs não pra esconder, mas não dá pra dizer que não fez tudo pelos filhos. No começo ela era mãe de Walter “Flynn” Jr., um adolescente de 16 anos portador de paralisia cerebral, e estava grávida de Holly. Mas o que difere Skyler é que de uma hora pra outra ela se viu como a mãe dos filhos do maior fabricante de metanfetaminas que o Estado de Albuquerque já vira. Não era o que queria, mas admitiu que o que Walter fez foi pensando no futuro dela e dos filhos. Por um tempo trabalhou com o marido na lavagem de dinheiro, até que a situação fugiu do controle e Skyler precisou proteger a si mesma e os filhos do agora perigoso Walter. E é por ter enfrentado tanta coisa que Skyler está na lista.

Creio que existam outras mães dignas de nota, mas as que conheço e me lembro no momento são essas. Aproveito para desejar um dia maravilhoso para todas as mães, em especial pra minha que amo tanto.


Feliz Dia das Mães!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário