sábado, 18 de julho de 2015

Como assistir Star Wars


Há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante...

Estou longe de ser uma expert quando o assunto é Star Wars, uma vez que só assisti aos filmes no ano passado e ainda não pude conferir nenhum material extra. Mas como o sétimo filme da franquia (O Despertar da Força) estreia em dezembro e algumas pessoas têm me perguntado por onde começar, resolvi dar uma forcinha. Sei que existem diversos “manuais” como este por aí, mas notei que muitos deles trazem spoilers e tentarei não fazer isso.

Pra começar, melhor listar os filmes que existem até o momento:

  • Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
  • Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
  • Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
  • Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) [Originalmente apenas Star Wars]
  • Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)
  • Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)

Existem duas formas oficiais para se assistir a saga Star Wars, seguindo a ordem dos episódios ou a ordem em que foram feitos. Quando assisti, me recomendaram seguir a ordem dos episódios pois assim os filmes iriam melhorando. Além desse fato, ressalto que essa deve ser a opção escolhida por aqueles que priorizam a ordem cronológica acima de tudo. Todavia, há um grande porém nessa forma: Todos aqueles fatos que foram uma grande surpresa para o público “original” em 1980 ao assistir O Império Contra-Ataca não te surpreenderão porque você já estará ciente deles desde A Vingança dos Sith.



Agora, se você não se importa tanto com ordem cronológica e acredita que uma história deve ser seguida pela forma como foi planejada por seu criador então siga a ordem de lançamento e seja feliz. Desse modo, ao menos que você já saiba daquelas coisas que são de conhecimento comum, terá todas as surpresas que lhe são de direito. Essa opção traz alguns pequenos probleminhas devido as alterações que titio George Lucas fez nas versões remasterizadas do filmes originais e que não posso explicar pois prometi não dar spoilers, mas não é nada grave. E como a nova trilogia foi feita como um prequel da original, realmente não há grandes problemas em seguir essa ordem.

E existem duas ordens não oficiais. Uma delas é a Ernest Rister, na qual a ordem de episódios a ser seguida é IV, V, I, II, III e VI. Desse modo você receberá todas as grandes revelações de O Império Contra-Ataca com grande surpresa e assistirá a nova trilogia como um flashback que aumentará ainda mais a ansiedade para o grande final. Sem falar que acaba com aquele probleminha causado pela remasterização do Senhor Lucas. Pessoalmente acho a ordem Rister uma boa pedida e ainda pretendo conferir a saga desse modo.

Por último existe aquela que é conhecida como Ordem Machete. Nela a ordem a ser seguida deve ser a dos episódios IV, V, II, III e VI. Sim, essa ordem corta o Episódio I, transformando-o em um material extra como os livros, HQs, games e séries animadas. O filme em questão pode não ser um dos melhores e nem trazer coisas tão relevantes, mas cortá-lo assim também tem seus problemas. Por exemplo, você sabe quem é Jar-Jar Binks? Então, se você pular A Ameaça Fantasma provavelmente continuará sem ter muita noção sobre esse querido personagem, uma vez que ele aparece pouco no restante dessa trilogia. Sem falar que perderá o fantástico início da história da Rainha Padme. E sem citar Darth Maul, que encabeça a pequena lista de coisas que salvam esse filme. Ou seja, apesar da Ordem Machete ser uma boa pedida para aqueles que consideram o Episódio I uma chateação sem fim, não a recomendo para quem vai assistir Star Wars pela primeira vez.

É isso aí pessoal. Tentei explicar da melhor forma possível, sem spoilers, em que consiste cada uma das ordens em que Star Wars pode ser assistido. Se você assistiu e quer saber melhor os prós e os contras de cada uma antes de reassistir, tem esse post bem explicativo do Diário Geek que você pode conferir aqui. E em dezembro começa uma nova fase.

Que a Força esteja com você!

6 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que existia "formas de assistir Star Wars" asuhaush Interessante o post. Também não sou lá muito especialista no assunto, mas posso falar por minha experiencia: assisti IV, V, VI e depois I, II, III. Pq eu queria ver logo o que tem de bom uashaush Acredito se você não souber NADA, absolutamente NADA de Star Wars, deva assistir nessa sequencia. Se vc já souber ~~ o grande spoiler ~~ veja de I ao VI. Enfim uashuahs Recomendo também o desenho Star Wars Rebels, é entre o episodio III e IV. Muito bom. Adorei o post

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. GabrielaCeruttiZimmermann22 de julho de 2015 às 18:10

    Realmente é uma coisa que pouca gente sabe, Guilherme. Descobri meio que por acaso e como algumas pessoas vinham me perguntando por onde começar achei que seria válido fazer um post, e fico feliz que tenha gostado do resultado. :) Penso mesmo em assistir a série animada, e ler os livros, e espero conseguir fazer isso logo.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Francielle Couto Santos24 de julho de 2015 às 11:27

    Gabi, que post excelente! E mega esclarecer, também. Quero muito voltar a ver filmes com mais frequência, e Star Wars está na minha lista... lembraque eu comentei contigo sobre essa minha dúvidaquanto a ordem? Pois bem, acho que fico com a de Ernest Rister. Na minha cabeça faz mais sentido...

    Adorei demais as dicas! Muito bom!

    Abraços,
    www.universoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  4. GabrielaCeruttiZimmermann24 de julho de 2015 às 18:07

    Fico feliz que tenha gostado do post, Fran. Foi justamente por você e mais algumas pessoas terem me questionado sobre a ordem de Star Wars que resolvi fazer o post, e é bom saber que lhe foi útil. :)


    Também estou querendo ver mais filmes, e minha próxima meta é De Volta Para o Futuro. ^^


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Quando assisti Star Wars, assisti a trilogia original, depois a prequal, pois sou dessas que confia na ordem planejada pelo criador.
    Não conhecia a ordem Rister, mas achei uma forma interessante de acompanhar a saga. Acho que assistir o episódio I depois do V é uma queda e tanto (O Império Contra-Ataca é insuperável, mesmo que você já saiba todas as grandes revelações, como foi o meu caso), mas gostei da ideia de guardar o VI para o final.
    Só discordo de você em uma coisa: Jar-Jar Binks. Confesso que faço parte do anti fã clube dele, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. GabrielaCeruttiZimmermann26 de julho de 2015 às 15:24

    Da próxima vez que eu for assistir acho que ficarei com a ordem de produção, Mari. Ou até a Rister, porque o que gostei nela foi esse "flashback" antes do grande final.
    Sobre o Jar-Jar Binks... Sei lá, acho ele engraçadinho. [rs]


    Beijos!

    ResponderExcluir