segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

[Chef Nerd #05]: Stollen


Para saborear o Natal e se defender dos wesens.

Para o mês de dezembro achamos que seria propício trazer ao Chef Nerd um prato tipicamente natalino. Como a série Grimm além de ter ótimos episódios de Natal também mostra algumas comidas interessantes, se mostrou o tema perfeito. E assim surgiu a ideia de fazer o primeiro post de Natal da coluna com o stollen.

O stollen é um tipo de pão com frutas cristalizadas tradicional da Alemanha. Ele se originou do striezel, um pão feito apenas com farinha, óleo, água e fermento que surgiu lá pelos anos de 1400. O motivo para os poucos ingredientes é que na época a Igreja Católica proibia o uso de leite e manteiga na Saxônia durante o período do Advento. (Não encontrei o porquê da proibição, mas acho que naquela época não se precisava de motivo pra qualquer coisa.) Por motivos óbvios, não passava de um pão farinhento e seco. Em 1450 o Rei Ernest von Sachen e seu irmão Albrecht chegaram a escrever para Roma pedindo pelo cancelamento do Butter-Verbot (proibição da manteiga), mas o Papa Nicolau V negou o pedido. Apenas no final do século, cinco papados depois, que o Papa Inocêncio VIII enviou ao príncipe uma carta conhecida com Butterbrief (carta da manteiga) liberando o consumo desses ingredientes pela família real. Sendo totalmente liberado apenas quando os saxões se tornaram protestantes. Mas pelo menos deu para criar um stollen decente.

Na cidade de Dresden (onde aparentemente surgiu o stollen como é feito ainda hoje) existe a tradição das festas com stollens gigantes. No ano de 1560 os padeiros locais pediram autorização para fazer dois stollens de 36kg cada na festa de Natal, que foram feitos por oito mestres confeiteiro e oito auxiliares. Mas essa tradição começou de fato em 1730, quando o Rei Augusto II da Polônia montou um acampamento militar de mil hectares nos arredores de Dresden. No encerramento dos exercícios foi feito um festival barroco para alegrar os participantes e convidados, e em seu auge foi servido um mega stollen que pesava 1,8 toneladas e media 7m de comprimento, 8m de largura e 30cm de espessura. Foi feito pelo mestre confeiteiro Zacharias e sessenta ajudantes, assado em um forno especial e precisou ser arrastado até o local por oito cavalos. A festa continuou sendo realizada anualmente até o início da II Guerra Mundial. Mas em 1994 os padeiros locais se uniram para retomar a tradição e assim a Dresdner Stollenfest continua até hoje.

Em Grimm o stollen foi citado no episódio 4x07 The Grimm Who Stole Christmas, sendo usado como comida e como arma. Pela mitologia da série ele servia para saciar e acalmar os Kallikantzaroi, crianças Idole Gentile com uma desordem genética que se transformam em “goblins” destruidores nos doze dias que precedem o Natal. Ainda seguindo a mitologia de Grimm, o stollen gigante teria surgido justamente como forma de controlar os Kallikantzaroi. Uma vez que descobriu se tratarem de crianças que passariam por isso uma vez na vida, e é errado cortar cabeças nessas circunstâncias. A bem da verdade o que Nick e companhia usaram foi o fruitcake americano que tinham a disposição, e que ao início do episódio todos detestavam, mas ao final de tanta confusão e luta Monroe e Hank acabaram se rendendo. Mas como foi contada a história do stollen gigante achamos mais interessante trazê-lo por sua simbologia.

E não precisa ser gigante, nós trouxemos uma receita na medida certa para você que quer experimentar. E também para quem quer uma alternativa para substituir o panetone.


Stollen

Ingredientes

  • 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 10 gramas de fermento biológico seco
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
  • 150 gramas de uvas passas escuras
  • 150 gramas de frutas cristalizadas
  • 150 gramas de uvas passas claras
  • 120 gramas de amêndoas torradas ou nozes
  • Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo

1- Dissolva o fermento em meia xícara de leite morno e deixe agir por 10 minutos.

2- Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, o sal, mais meia xícara de leite e a manteiga em temperatura ambiente. Quando estiver homogêneo acrescente o leite com fermento e misture.

3- Enfarinhe uma superfície para sovar a massa até soltar das mãos, acrescentando mais farinha se necessário.

4- Abra a massa sobre em uma superfície e acrescente a casca de laranja ralada, as uvas passas, as frutas cristalizadas e as amêndoas ou nozes. Misture até que que elas estejam por toda a massa. Faça uma bola e coloque em uma tigela e cubra para deixar crescer até atingir o dobro do tamanho, aproximadamente 1 hora.

5- Estique a massa e enrole grosseiramente como um rocambole. Coloque numa assadeira untada ou com papel manteiga e deixe crescer por aproximadamente 45 minutos.

6- Num forno preaquecido a 180°C, asse o stollen até ficar dourado. Aproximadamente 1 hora.

7- Assim que tirar o stollen do forno pincele com duas colheres de manteiga derretida e salpique o açúcar de confeiteiro com auxílio de uma peneira até que fique todo branco.

8- Espere até que esteja bem frio antes cortar. Faça o primeiro corte no meio e tire as fatias a partir dali, com o fim de juntar as duas partes ao guardar para que não fique seco.




O que acharam? Se ainda estão na dúvida de fazer ou não, vejam o vídeo que a gente mostra como é fácil.


E aqui você pode imprimir um pdf da receita. Para baixar o arquivo é só clicar no botão abaixo e pagar o download com um compartilhamento em rede social (pode ser Twitter, Facebook ou Google+).


Esperamos que tenham gostado da dica, e se testarem postem uma foto nas redes sociais e marquem a gente. Pode ser no Instagram, Twitter ou Facebook. Não esqueçam de dar um joinha no vídeo e se inscrever no nosso canal. O Chef Nerd já está selecionando várias delícias para 2016, aguardem!

Desejamos a todos um Feliz Natal! E se aparecer um grupo de Kallikantzaroi nas redondezas, já sabem como se defender.

Fonte:
Receita adaptada de: UOL Comidas e Bebidas

Ficha Técnica:
Texto: Gabriela Cerutti Zimmermann
Revisão: Marina Ribeiro Kodama
Edição de imagem: Gabriela Cerutti Zimmermann
Filmagem: Marina Ribeiro Kodama, Álan Monteiro
Narração: Marina Ribeiro Kodama
Direção: Marina Ribeiro Kodama, Gabriela Cerutti Zimmermann
Edição de vídeo: Marina Ribeiro Kodama
Assistentes de bastidores: Álan Monteiro, Maria Aparecida Cerutti Zimmermann, Nilson Gilmar Zimmermann
Decoração de cenário: Álan Monteiro, Maria Aparecida Cerutti Zimmermann, Nilson Gilmar Zimmermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário