quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Lugares fictícios ótimos para as férias (ou não)



Para colocar no roteiro ou riscar.

Dezembro chegou, o verão está logo aí e muita gente já está pensando nas férias. Pensando nisso resolvi listar alguns lugares que existem apenas na TV, cinema e literatura e que se não fossem fictícios bem que poderiam ser ótimas opções para passar as férias. Ou se manter bem longe. Lembrando que a lista também pode servir como dica do que assistir e ler nas férias.



Storybrooke
Era uma vez uma cidadezinha no interior do Maine criada por uma maldição que sentenciou os personagens dos contos de fadas a viverem sem os seus finais felizes. A cidade de Storybrooke onde se passa a trama da série Once Upon a Time é linda e possui uma atmosfera encantadora. Possui pontos imperdíveis como o Café da Vovó e o Antiquário do Mr. Gold, além dos permitir conhecer memoráveis personagens da nossa infância de um jeito que nunca imaginaríamos. Mas sempre tem um vilão tentando acabar com tudo e volta e meia rola uma maldição que apaga a memória de todos. De modo que é melhor pensar bem antes de pegar um carro e tentar achar a cidade que, a propósito, está fora do mapa.



Ilha de Lost
Essa é pra você que curte uma ilha paradisíaca. Praia, sol, mar e natureza pra onde quer que se olhe. A ilha de Lost é o lugar perfeito para quem quer se isolar do mundo. Tem até uma uma vila pertencente à Iniciativa Dharma onde você pode ficar infinitamente e trabalhar em pesquisas pelo bem da humanidade. O problema é que é meio difícil chegar lá por vontade própria, a maioria das pessoas é recrutada e chega lá de maneiras não muito agradáveis. Naufrágios e acidentes de avião, para ser mais exata. E na verdade é bom não tentar sair mesmo que o Monstro de Fumaça seja assustador, coisas ruins tendem a acontecer com quem tenta. Por outro lado, lá você conhecerá pessoas que marcarão sua vida. Sua própria visão sobre a vida mudará.



Nárnia
Apesar de ser um outro mundo já tem um fator ultra positivo que é o meio de transporte barato/gratuito. Basta entrar em um armário (um armário feito com madeira mágica, mas ainda assim um armário) ou você simplesmente é puxado para lá quando Nárnia precisa de você. O mundo criado por C. S. Lewis é repleto de criaturas mágicas, mitológicas e animais falantes, mas acima de tudo é perfeito exemplo da convivência pacífica entre espécies. Embora seja bom ressaltar que nem todos são bons, na verdade tem umas rainhas bem malvadas por lá. E pode rolar um inverno milenar. Mas se você for puro de coração é pra lá que você vai.



País das Maravilhas
Você está passando uma bela tarde no campo quando vê um coelho branco reclamando estar atrasado enquanto corre e resolve segui-lo. De repente você cai no buraco do coelho. Oh não! E vai parar no País das Maravilhas. Oh sim! Um lugar onde o absurdo e a loucura são coisas um tanto relativas e comidas e bebidas podem fazer você ficar minúsculo ou gigante. O maravilhoso lugar criado por Lewis Carroll em seus livros onde Alice vive suas aventuras (há controvérsias sobre só No País das Maravilhas e Através do Espelho se passarem no mesmo lugar ou não, mas isso não vem ao caso) alimenta a imaginação de inúmeras gerações e já foi representado em diversas adaptações para teatro, cinema e TV. Seria um ótimo lugar para conhecer, e se conhecer. Só é bom não irritar a Rainha de Copas.



Twin Peaks
Uma pequena cidade aparentemente tranquila e pacata cercada por belezas naturais. Desfrutar dos luxos do The Great Northern Hotel e se deliciar com a melhor torta de cereja do mundo servida no Double R Diner (acompanhada de uma damn fine cup of coffe, é claro) certamente seria uma ótima ideia. Mas na cidade onde se passa a série homônima criada por Mark Frost e David Lynch a loucura está nas pessoas e coisas comuns. Então não se deixe enganar pelo semblante pacífico dos moradores e da própria cidade de Twin Peaks. Além dos seres místicos que habitam a floresta e que você com certeza não gostaria de encontrar no meio da noite.


Ilha Nublar
Situada a 190 km a Oeste do litoral da Costa Rica, a Ilha Nublar é a sede de nada mais nada menos que o Parque dos Dinossauros. O lugar que o escritor Michael Crichton construiu em seu best-seller e que foi levado aos cinemas por ninguém menos que Steven Spielberg é realmente fantástico. Imagine estar em uma ilha paradisíaca repleta de dinossauros?! Não seria incrível? Infelizmente a Teoria do Caos é irrefutável e... Bem, nós vimos o que aconteceria caso alguém decidisse usar engenharia genética para trazer os dinossauros de volta a vida e construir um parque de diversões com eles. Mas seria legal, por um tempo.


Terra de Oz
Não seria legal caminhar pela Estrada de tijolos amarelos rumo à Cidade das Esmeraldas? Esse é apenas um dos infinitos motivos pelos quais seria fantástico passar um tempo na Terra de Oz. O maravilhoso mundo criado pelo escritor L. Frank Baum que rendeu vários livros, que virou musical nos cinemas e teatro e também já foi levado à TV é encantador e convidativo. Também é um ótimo lugar para se fazer amigos. Só penso que chegar lá em um tornado não deve ser um dos melhores meios de transporte. E é bom estar preparado para enfrentar a Bruxa Má do Oeste.


Gotham City
A cidade do universo DC Comics é o lar de heróis e vilões, tendo como seu morador mais ilustre ninguém menos que Bruce Wayne, o Batman. Criada pelo quadrinista Bob Kane, a cidade de Gotham remete às maiores metrópoles do mundo. Com direito às grandes organizações criminosas que lhes dizem respeito. Originada nas HQs, foi retratada em diversos filmes e até um livro, além de ter ganho uma série de TV em 2014 intitulada em sua homenagem contando sua história e a origem de seus famosos moradores. Apesar dos altos índices de criminalidade a cidade possui um clima sombrio, gótico, muito legal. Ao menos pra quem gosta.


Terra Média
Atire a primeira pedra quem nunca ficou olhando para os mapas da Terra Média presentes nos livros de J. R. R. Tolkien e/ou lendo sua magníficas descrições e não ficou sonhando com sua própria incrível jornada. Um universo rico, extenso, repleto de seres mitológicos e que possui uma história de origem tão bonita quanto suas paisagens. Que passar férias, eu viveria lá! Entre elfos, hobbits e anões não seria difícil achar o seu lugar nesse mundo que já foi retratado (e muito bem) em seis filmes. Tudo bem que existem guerras por poder (mais especificamente pelo Anel do Poder), mas qual mundo não tem?


Calisota
Que criança não sonhou em conhecer o Estado onde ficam Patópolis, Gansópolis, Ratópolis e outras cidades do universo Disney? Criado pelo quadrinista Carl Barks (que também criou alguns de seus moradores como Tio Patinhas, Professor Pardal e Maga Patalógica) o Estado da Calisota possui uma localização inexata justamente com a intenção de que os leitores das HQs pudessem se sentir próximos a ele. Retratada também em alguns desenhos de Mickey, Donald, Pateta e companhia, Calisota possui paisagens que vão de belas praias à altas montanhas, pequenos vilarejos e grandes metrópoles. Também é o lar dos Irmãos Metralha e do Bafo de Onça mas... Detalhes!


Wayward Pines
Não tente ir embora. Não discuta o passado. Não discuta a sua vida anterior. Atenda sempre o telefone se ele tocar. Trabalhe muito, seja feliz e aproveite a sua vida em Wayward Pines.” Esse é o lema da pacata e horripilantemente feliz cidade de Wayward Pines. Um lugarejo muito bonito nas montanhas, que cheira a nostalgia e cujos moradores são tão simpáticos e prestativos que causam arrepios. Criada pelo escritor Blake Crouch em sua trilogia homônima e levada à TV esse ano em uma missérie, Wayward Pines parece convidativa porém já se mostra assustadora assim que a conhece. E uma vez lá dentro não há como sair vivo.


Terra do Nunca
Qual criança não quis ao menos uma vez voar “a segunda estrela à direita e então direto, até o amanhecer” para assim chegar à Terra do Nunca? A ilha onde crianças nunca crescem e para onde Peter Pan levou os irmãos Wendy, João e Miguel instiga a imaginação de crianças há várias gerações. Criada pelo dramaturgo J. M. Barrie para a peça Peter & Wendy que virou um livro homônimo e ganhou várias adaptações para o cinema, TV e HQs, a Terra do Nunca é de uma beleza singular. Além de servir como refúgio e de trazer promessas de pensamentos felizes. Tudo bem que enfrentar o Capitão Gancho não parece ser exatamente relaxante, mas ainda seria um bom lugar.


Menções honrosas: Springfield da série animada The Simpsons, o Universo Alternativo da série Fringe, o Acampamento Meio-Sangue da saga Percy Jackson e o Olimpianos.


Faltou algum lugar que se fosse real estaria em seu roteiro de férias? Ou que você se manteria bem longe? Escreva nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário