segunda-feira, 30 de novembro de 2015

[Resenha] O Código Da Vinci

Nome: O Código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Série: As Aventuras de Robert Langdon - Livro #2
Edição: 1/2013
Editora: Arqueiro
Páginas: 423

Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.


Comentários

Dando sequência às resenhas da série de histórias envolvendo o Tom Han... digo, o Robert Langdon, chegou a hora de falar sobre o segundo livro: O Código Da Vinci. Pra quem ainda não leu a resenha do livro anterior, Anjos e Demônios, pode clicar aqui e conferir tudo sobre o primeiro livro de Dan Brown envolvendo o mesmo personagem. Pra quem ainda não sabe, os filmes adaptados seguem uma ordem cronológica diferente dos livros. A sequência literária é: Anjos e Demônios, O Código Da Vinci, O Símbolo Perdido e, por último, Inferno. Já no cinema, temos: O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e a próxima adaptação, Inferno. Mas vamos direto ao ponto e falar sobre o livro em questão.

Mais uma vez sou extremamente suspeito para falar sobre os livros do Dan Brown com o personagem do Robert, já que adoro todas as histórias e me envolvo com cada uma. Dan Brown consegue fazer uma mistura única de ação, aventura e suspense, incluindo ainda um pouco de história e história da arte. Como não amar uma escrita tão envolvente?

Já tinha falado na outra resenha, sobre o livro Anjos e Demônios, que me interessei pelos livros quando assisti ao primeiro filme: O Código Da Vinci. O filme em si, sem lembrar que é uma adaptação, é uma excelente produção, tanto que me levou a ler o livro de mesmo nome e me apaixonar pela escrita.

Novamente a adaptação do livro deixou muito a desejar. Não é tão fiel à história do livro, como Jogos Vorazes, por exemplo. Por isso eu digo a todos que, se você ainda não leu o livro por já ter assistido ao filme, LEIA! É surpreendente e emocionante. A história que o livro conta envolve o Museu do Louvre, a Sequencia de Fibonacci, a Igreja Católica (novamente) e sociedades secretas, como O Priorato de Sião. Estaria, então, Dan Brown seguindo uma sequência de "enredos"? O Código Da Vinci segue a mesma linha de pensamento e desenrolar da história do seu antecessor, Anjos e Demônios, com muitas diferenças, mas a essência do enredo é a mesma, já que ambos os livros existe mistério, ação, perseguição, a Igreja Católica e uma sociedade secreta.

Se pensarmos desse jeito, qual o motivo de O Código Da Vinci ter estourado, feito sucesso antes do seu antecessor? Sinceramente não sei responder a essa questão. Os dois livros são ótimos, cada um passa em um local diferente da Europa, carregado de história antiga e tudo mais. Provavelmente o sucesso que envole o segundo livro da saga do Robert Langdon é o envolvimento da Igreja Católica em uma das maiores farsas do cristianismo, segundo o autor, que é o envolvimento de Jesus Cristo com Maria Madalena, o Santo Graal e o misterioso sorriso de Mona Lisa.

Enfim, o livro mistura todas essas questões e vende ao leitor uma magnifica história que vale a pena se envolver. Como falei no início, o livro mistura ação, aventura, mistérios, história e emoção. Vale a pena muito ler pois é fantástico o modo que Dan Brown escreve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário