domingo, 15 de novembro de 2015

Especial Jogos Vorazes - A Esperança Parte 1 [#Parte3]


Bom, queridos leitores. Chegamos ao final dessas postagens sobre os filmes adaptados da trilogia Jogos Vorazes. Se você ainda não acompanhou nossos textos, vale a pena voltar um pouco e aproveitar e assistir todos os filmes da quadrilogia e ir no cinema no dia 18 para conferir essa última etapa de uma aventura empolgante e emocionante. 

Assim como no livro, a parte final das adaptações foi dividida em duas partes. Falo "assim como no livro" pois, ao ler, fica claro a divisão (mesmo que nas entrelinhas) da história e do encerramento. Temos uma parte com desenvolvimento de personagens e o desenrolar das atividades contra a Capital e temos outra parte, com mais ação e emoção, como estávamos acostumados nos outros dois livros e filmes.

Mais uma vez a produção dos filmes nos surpreende com a qualidade da adaptação. Detalhes, informações e situações que, para aqueles que leram os livros, perceberam e adoraram o que fizeram nas telonas. Como falei, assim como no livro, a primeira parte do filme A Esperança revela uma dramatização muito maior do que os outros filmes e, por causa disso, muitos elegem esse filme como aquele que "dá sono", "chatinho", "morno", "paradão" e assim sucessivamente. Mas a realidade é nua e crua. A Esperança - Parte 1 foi, realmente, o filme mais paradão da quadrilogia. Ele desenvolve os personagens e prepara a história para o grande final, encerrando o filme com chave de ouro.

O fato é que, como fã dos livros, adorei o filme de maneira igual aos antecessores. A fidelidade ao livro sempre me impressionou e, mais uma vez, não deixou que minhas expectativas se frustassem. Fora que os personagens do livro estão exatamente do jeito que eu imaginei quando li.

Enfim, Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1 prepara todo o terreno para o próximo e último filme, A Esperança: O Final. O filme não se torna um filme fantástico, mas se aproxima muito de um filme espetacular. Agora, o último filme promete se tornar o melhor da quadrilogia. Vou conferir e volto aqui pra contar pra vocês sobre ele. Até lá! =)

Observações:
#1 - Philip Seymour Hoffman, que interpreta Plutarch Heavensbee, morreu tragicamente uma semana antes do final das filmagens. Levando em consideração, que a maioria de suas cenas para os dois filmes finais estavam gravadas, o personagem não foi substituído, mas finalizado com uma combinação de reescrituras, truques de câmera e efeitos especiais digitais;

#2 - No Brasil, o filme quebrou o recorde de maior estréia em número de salas que antes era de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, 1.300 salas contra 1.500 salas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário