sábado, 28 de novembro de 2015

[Indicação de Filme] Efeito Borboleta

Título: Efeito Borboleta
Título original: Butterfly Effect
Ano: 2004
Elenco: Ashton Kutcher, Amy Smart, Elden Henson, William Lee Scott
Direção: Eric Bress e J. Mackye Gruber
Produção: Chris Bender, Ashton Kutcher, J.C. Spink, A.J. Dix
Gênero: Suspense, drama
País: Estados Unidos


Sinopse: Evan é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.






Não lembro ao certo quanto tempo faz que assisti Efeito Borboleta pela primeira vez, mas sei que ele se manteve sendo meu "filme favorito" por alguns anos, até eu não me lembrar da história.

Eis que resolvo assistir novamente - e agora, na idade adulta - para relembrar o motivo que me fez gostar tanto desse filme.

Basicamente, Efeito Borboleta conta a história de Evan, que durante a infância e adolescência sofreu alguns traumas junto ao seu grupo de amigos: os irmãos Kayleigh e Tommy, e Lenny. Um dos traumas era ter sido forçado pelo pai de Kayleigh e Tommy a participar de um vídeo de pornografia infantil. Porém, o grande trauma da vida de Evan foi ter atingido uma mãe com um bebê recém-nascido durante uma brincadeira que ele e os amigos fizeram usando uma dinamite. 

A diferença de Evan para seus amigos é que, em determinados momentos - em especial no auge de um estresse -, ele apagava e acordava sem saber o que havia acontecido na sequência. As respostas vieram no decorrer do filme, quando Evan - já adulto - percebeu que, ao ler seus antigos diários, poderia regressar no tempo e mudar o passado. Sendo assim, o enredo do filme segue na angústia de Evan em modificar os acontecimentos sem prejudicar o futuro.

Essa trama de atravessar dimensões do tempo me fez relacionar Efeito Borboleta com o filme Interestelar (Christopher Nolan), ambos me deixaram com um ar de curiosidade e o mesmo nível de "espanto". Inclusive, recomendo que assistam aos dois, um após o outro. E não me responsabilizo por "nós" em cérebros!




Nenhum comentário:

Postar um comentário