Depois de quase dois anos da primeira e única postagem (e diversas promessas) a coluna Chef Nerd voltou. Voltou para ficar e com novidades! Sim, e a principal delas está no fim do post, mas não vale rolar a página pra ver o que é, certo? Bem, como dizem os americanos, first things first. Pra começar, o Chef Nerd agora um trabalho feito em conjunto por mim (Gabi), Marina, Álan (namorado da Marina) e alguns participantes convidados que serão creditados em cada edição. Agora vamos parar de enrolar e falar do que interessa que é a nossa receita, e pra marcar esse retorno escolhemos a cerveja amanteigada.
Essa bebida quente que provoca uma sensação de calor excessivo em quem a bebe faz parte do universo fictício de Harry Potter criado pela escritora (diva) J. K. Rowling. Apareceu pela primeira vez no terceiro livro e filme (O Prisioneiro de Azkaban), sendo a favorita de Harry, Rony e muitos outros. É vendida no Beco Diagonal, no vilarejo de Hogsmeade e no bar Três Vassouras. Ou seja, a cerveja amanteigada é um sucesso.
Apesar do nome, a cerveja amanteigada não tem nada de cerveja. Nem álcool têm, uma vez que os personagens tinham apenas 13 anos quando a experimentaram. O nome dá-se apenas por conta de sua aparência quando pronta, um líquido que pode ser translucido ou turvo (dependendo da receita) com uma grossa espuma. Já a parte que diz respeito ao “amanteigada” é porque realmente vai manteiga em sua composição.
Bem como a história da qual faz parte, a cerveja amanteigada é algo de ficção. Mas acreditasse que Rowling tenha se inspirado numa antiga bebida da Idade Média chamada ButterBeer – essa sim, uma cerveja -, muito comum nas dinastias Tudors e Stuart. Ela era bebida pela população como substituta para a água, que era muito suja. (Só consigo imaginar o quão suja a água tinha que ser para as pessoas terem que beber cerveja em seu lugar, mas enfim...) Desse modo, a cerveja amanteigada do universo Harry Potter seria uma nova versão dela.
A verdade é que a cerveja amanteigada é tão popular entre os fãs de saga que os executivos da Universal Park & Resort sabiam que não poderia ficar de fora do The Wizarding World of Harry Potter. Até encontrei um texto no TheHuffington Post sobre a “jornada” para criar uma receita que recebesse a aprovação de Rowling e assim ser vendida no parque temático em Orlando. Infelizmente, essa receita é altamente confidencial. Procurando na net existem os mais diversos tipos de receitas “extraoficiais” que dizem ser a verdadeira, mas nós testamos algumas e trouxemos - e adaptamos - a melhor pra vocês. Confiram abaixo:
Ingredientes
- ¼ litro de sorvete de creme ou baunilha
- 1/2 xícara de calda de caramelo
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- Água com gás
- 1 colher (café) de canela moída
- 1 colher (café) de cravo moído
- Gengibre ralado a gosto
Modo
de preparo
1-
Antes
de tudo, derreta aos poucos a manteiga em pedaços no microondas, em
um recipiente próprio para isso. Para não correr o risco de queimar
a manteiga, coloque por 10 segundos e mexa um pouco. Coloque por mais
20 segundos e se não derreter completamente repita o processo de 10
em 10 segundos.
2-
No
liquidificador, coloque o sorvete, a calda de caramelo, os temperos e
uma xícara de água com gás. Bata até misturar bem. Acrescente a
manteiga derretida e bata por mais alguns segundos.
3-
Por
fim, despeje o conteúdo do liquidificador em uma taça ou caneca e
preencha com água gaseificada.
Agora é hora de apresentar a outra novidade: o Chef Nerd agora tem sua versão em vídeo! Tudo pra melhorar o conteúdo e o contato com vocês, leitores. Assistam abaixo e deem um like, se for o caso, ;)
Assim que for possível a primeira postagem do Chef Nerd, sobre manteiga de amendoim, será atualizada com vídeo. Aguardem!
E para você que gosta de imprimir receitas a fim de manter um arquivo pessoal nós fizemos um pdf. Para baixar é só clicar no botão abaixo e pagar o download com um compartilhamento em rede social (pode ser Twitter, Facebook ou Google+).
E para você que gosta de imprimir receitas a fim de manter um arquivo pessoal nós fizemos um pdf. Para baixar é só clicar no botão abaixo e pagar o download com um compartilhamento em rede social (pode ser Twitter, Facebook ou Google+).
É isso aí gente, esperamos que tenham gostado das novidades e tentaremos trazê-la mensalmente. Então até a próxima e bon appétit!
Fonte:
História: Oba Gastronomia Cervejeiros Viajantes
Receita: Adaptado de Tudo Gostoso
Ficha Técnica:
Texto: Gabriela Cerutti Zimmermann
Revisão: Marina Ribeiro Kodama
Edição de imagem: Gabriela Cerutti Zimmermann
Roteiro: Marina Ribeiro Kodama
Filmagem: Marina Ribeiro Kodama
Narração: Marina Ribeiro Kodama
Narração: Marina Ribeiro Kodama
Direção: Marina Ribeiro Kodama
Música: Harry Potter Theme Song
Música: Harry Potter Theme Song
Edição de vídeo: Marina Ribeiro Kodama
Assistentes de bastidores: Carla Irene Zampieron, Maria Aparecida Cerutti Zimmermann, Nilson Gilmar Zimmermann
Decoração de cenário: Carla Irene Zampieron, Maria Aparecida Cerutti Zimmermann, Nilson Gilmar Zimmermann
Nenhum comentário:
Postar um comentário