quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

[Resenha] O Silmarillion

Título: O Silmarillion
Autor: J. R. R. Tolkien
Edição: 5/2011
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 460

Sinopse: 'O Silmarillion' relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os eventos narrados em 'O Senhor dos Anéis'. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos.








Comentários:

Em Novembro do ano passado, meu tio trouxe-me uma bela surpresa: As edições em capa dura da trilogia O Senhor dos Anéis além de um exemplar de O Silmarillion e O Hobbit. Livros que eu queria há muito ler. Me recomendaram começar por O Silmarillion, uma vez que este é o verdadeiro início das histórias da Terra Média. Então esse foi meu primeiro contato com a escrita de J. R. R. Tolkin e também com o universo de Eä (até hoje só vi o primeiro filme de O Senhor dos Anéis e o primeiro de O Hobbit, e não me orgulho dessas partes inacabadas da minha vida). Pensava em escrever sobre o cinco livros juntos na coluna Maratona de Vícios, mas achei melhor fazer isso apenas com a trilogia e escrever resenhas dos outros dois.

O Silmarillion é na verdade uma coletânea de textos de Tolkien sobre a origem daquele mundo onde se passam as jornadas de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Esses textos foram editados e publicados postumamente por seu filho Christopher Tolkien em 1977, quatro anos após a morte do autor. O livro é dividido em cinco partes. Começando por Ainulindalë (A Canção dos Ainur), que é sobre a própria criação do Mundo de Eä. Valaquenta (O Relato dos Valar), sobre os Valar e os Maiar e como estes moldaram o mundo. Quenta Silmarillion (A História das Silmarils), a maior parte da obra que é dividida em 24 capítulos e narra os eventos antes e durante a Primeira Era, incluindo a origem e a disputa pelas Silmarils. Akallabêth (A Queda), sobre a ilha de Númenor e sua Queda durante a Segunda Era. E por fim temos Dos Anéis do Poder e da Terceira Era, um breve relato dos acontecimentos que levaram e foram apresentados em O Senhor do Anéis.

Não farei um resumo do enredo, visto que são muitos detalhes que se omitidos podem fazer com que a essência se perca. Falarei então da minha experiencia com o livro. Como disse lá no início, foi meu primeiro contato com a escrita de Tolkien. E fiquei encantada com sua narrativa bela e poética e rica em detalhes. Assim como com sua imaginação criativa e a forma como desenvolve o texto no tempo certo das coisas. A leitura me foi um pouco lenta, talvez até pelos poucos diálogos, mas isso não tira o brilho da obra. Pelo contrário. Na verdade digo que mais do que lido, O Silmarillion é um livro pra ser estudado. Por várias vezes me peguei repetindo um paragrafo simplesmente pela beleza com a qual suas frases eram compostas.

O Silmarillion é uma obra encantadora e cheia de metáforas mas que deve ser lido com muita atenção, então nem pense em pegar pra ler naquele momento em que se sente meio cansado só pra “passar o tempo” ou pode não entender o texto por completo. Todavia, é um daqueles livros pro quais você se entrega. Tolkien fez uma bela mistura que resgatou e recriou vários mitos que tentam explicar a nossa origem, em meio a uma história de amor e ódio. E reconhecer esses mitos em meio a narrativa apenas faz o livro tornar-se ainda mais especial.


Sei que O Silmarillion e Tolkien merecem uma resenha muito melhor do que essa. Essa nem é mesmo uma boa resenha. Mas apenas não consigo descrever a grandiosidade de sua obra. Só posso dizer que foi uma grande experiência e que não vejo a hora de continuá-la, também que me marcou para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário