segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TAG: 6 Livros para Ler nas Férias


Aloha!

A querida Fran do Universo Literário nos indicou pra fazer essa TAG super condizente com época. Então nos reunimos para, cada um, indicar seis leituras para as férias de vocês.  Sabemos que demorou um pouco, mas custou pra conseguirmos um tempinho pra reunir tudo. Acabarão sendo dezoito livros no total, mas aí vocês decidem que lista seguir ou escolher de qualquer outra forma. Vamos lá?




Fernanda
Acredito que a única resolução de Ano Novo que ousei fazer foi a de ler mais livros em 2014 e nada melhor do que fazer uso das férias para isso! Irei fugir pouco da proposta da tag – que é indicar as seis próximas leituras – e dissertarei sobre cinco livros que já li e que me marcaram bastante. Por fim, pontuarei uma de minhas próximas leituras. Vale deixar claro que considerei a “Era pós Harry Potter”, mas que foram os tempos da Pedra Filosofal que aguçaram em mim o gosto pela leitura.

A Sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón - Foi este o livro que me introduziu ao universo do espanhol Zafón e de lá nunca mais saí. Ambientado na Barcelona de 1945, o enredo logo no início já apresenta ao leitor uma questão extremamente íntima e melancólica, quando Daniel Sempere, ao completar seus 11 anos de idade, cai aos prantos por não conseguir se recordar do rosto de sua falecida mãe. Após presenciar a cena, o pai do garoto leva-o ao Cemitério dos Livros Esquecidos, lugar gigantesco e restrito a determinadas pessoas, que abriga obras já esquecidas pela humanidade e que estão à espera de um novo dono. Cada pessoa que entre no lugar pela primeira vez, possui o direito de escolher uma para si, e assim Daniel o faz. A obra escolhida por ele chama-se A Sombra do Vento, escrita por Julián Carax. O jovem Sempere apaixona-se pela história e envolve-se numa interminável e aventureira busca por informações sobre a obra e seu autor.


Criança 44, de Tom Rob Smith - A qualquer pessoa que me pedir uma indicação de leitura pela primeira vez, citarei esta obra do britânico Tom Rob Smith. São dois os motivos: trata-se de um título não muito conhecido por aqui e é uma das minhas grandes paixões. Ao mesmo tempo, sempre me arrependo de indicá-lo e a razão nada racional e totalmente egoísta é uma só: as pessoas para quem indiquei se apaixonaram e, é, morro de ciúmes. (Eu sei, eu sei, isso contradiz um dos motivos.) Leia a sinopse: “Tom Rob Smith leva o leitor à opressora Rússia de Stalin. Quando o corpo de um menino é encontrado sobre os trilhos de uma ferrovia, o agente Liev Demidov se surpreende ao saber que a família do garoto está convencida de que se trata de assassinato.”

Marina, de Carlos Ruiz Zafón - “Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu.”
Marina é uma narrativa curta e arrebatadora. Também escrito por Zafón novamente ambientado em Barcelona, Espanha, este é um daqueles livros voltados para o público jovem, mas que encanta e emociona a todas as idades. Em meio a metáforas maravilhosas, a obra explora a inocência do primeiro amor aliada à sede por aventuras. 

Leite Derramado, de Chico Buarque - Obras nacionais caem sempre bem. Este foi o primeiro e único livro do Chico Buarque que li e acredito que ainda não possuía maturidade suficiente para compreender a essência da história – tinha apenas 16 ou 17 anos quando o li – e, portanto, está em minha lista de releituras. Trata-se de um monólogo feito por um idoso num leito de hospital. No decorrer da narrativa, o velho homem usa de uma visão extremamente pessimista do Brasil para contar a sua história.

Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden - Após ter assistido ao filme e adorado, resolvi ler a versão escrita da história e me apaixonei ainda mais. O livro é ambientado no Japão e a narrativa é iniciada em 1929, quando uma criança de nove anos é vendida como escrava. A partir daí, a obra explora ricamente a cultura, os valores da sociedade e as mulheres japonesas. 

Assim Falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche - Desde que li O Anticristo, decidi ler, ou melhor, estudar, a obra completa do Nietzsche, e Assim Falou Zaratustra está no topo da lista de minhas próximas leituras. Sinopse: “Nietzsche, por meio da lendária figura do filósofo persa do século VI a.C., apresenta os grandes temas de sua construção filosófica: o além-do-homem, o eterno retorno, a vontade de poder e a morte de Deus.




Gabriela
Minha intenção inicial era de indicar minhas seis próximas leituras. Mas como não sei exatamente o que irei ler, optei por escolher seis livros que gostei bastante. Alguns até resenhei aqui. Procurei fazer a lista com estilos bem variados, dos leves aos tensos. Gosto de variar. Então vamos a eles.

De Bagdá, Com Muito Amor, de Jay Kopelman e Melinda Roth - Esse livro conta uma História real e muito, muito bonita mesmo. Jay era apenas mais um soldado americano que lutava na Guerra do Iraque quando encontrou um pequeno filhote sozinho e faminto nas caóticas ruas de Bagdá. Resolveu levar o cãozinho para o quartel, e lá ele trazia um pouco de alívio e sensatez para os soldados que batalhavam arduamente dia após dia. Claro que por ser um livro de guerra (e real) existem partes bastante fortes, agoniantes até. Mas é um belo exemplo de luta e determinação, com tudo que Jay precisou fazer poder levar Lava para a América, levar o amigo que lhe trouxe um pouco de luz para uma nova casa.

Lonely Hearts Club, de Elizabeth Eulberg - Tudo bem que é um livro adolescente, mas é um livro adolescente para fãs dos Beatles. Agora você se interessou né? A história é sobre Penny Lane, uma garota que como vocês podem presumir pelo nome é filha de um casal beatlemaníaco. Tanto que suas irmãs se chamam Lucy e Rita. Depois de ter o coração partido quatro vezes, incluindo pelo garoto por quem ela era apaixonada desde a infância, toma uma decisão drástica e funda o Lonely Hearts Club. Com a intenção não abrir seu coração pra nenhum cara até a faculdade. Exceto os quatro caras que nunca magoariam uma garota: John, Paul George e Ringo. Uma leitura leve e despretensiosa, cheia de referências ao Beatles e que você vai adorar.

Cinder, de Marissa Meyer - Uma distopia baseada em um célebre conto de fadas. O primeiro volume da trilogia Crônicas Lunares usa da ficção científica para recontar a história da Cinderela num cenário asiático em um futuro muito além do que podemos imaginar. Parece um grande carnaval de aspectos e conceitos, mas é uma mistura que deu muitíssimo certo. A autora conseguiu casar tudo muito bem e criou um universo próprio. Pois mesmo com a essência do conto original, temos uma história totalmente nova e deliciosa. Com personagens adoráveis e quotes excelentes. Lembrando que o segundo volume, Scarlet, deve chegar no Brasil em breve. Então não teria que esperar muito pela continuação.

O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick – Alguém cujo nome não vou citar (Cof! Cof! Ítalo), me disse que o filme é terrível. Eu ainda não vi, mas o fato é que amei o livro. Uma narrativa leve e profunda ao mesmo tempo, que conta como Pat começou a ver o lado bom da vida depois de um transtorno psicológico. Alternando momentos adoráveis e hilários com aqueles tensos que chegam a doer. E ainda mostra como duas pessoas distintas podem sim se completar. Então só termino dizendo que mesmo que você tenha visto o filme e detestado, dê uma chance ao livro. Você vai se surpreender e também começar a ver a vida de um jeito diferente.

Ítalo: Desculpa me intrometer, já me intrometendo... como fui citado, tenho direito. =P A adaptação do filme pras telonas é muito ruim mesmo! Em menos de 30min de filme eu já tinha cochilado e sonhado.

Os Meninos Morenos, de Ziraldo e Humberto Ak'Abal – Por algum motivo desconhecido e bizarro, férias deixam um tanto nostálgica. Me lembrando da infância e tudo mais. E poucas coisas me remetem tanto a esse período quanto livros do Ziraldo. Por isso escolhi esse livro, conhecido por poucos, onde o próprio Ziraldo se dá ao direito de um pouco de nostalgia e nos conta sobre a sua infância de menino moreno no Brasil. Seus relatos são intercalados com poemas de Humberto Ak'Abal, que um dia fora um menino moreno da Guatemala. Sem um pingo de duvida é um daqueles livros infantojuvenis feitos para todas as idades.

Alma?, de Gail Carriger – Esse é pra quem gosta de uma boa trama sobrenatural, mas ficou traumatizado com tantas modinhas. O primeiro volume da série de cinco livros Protetorado da Sombrinha, possui uma pegada steampunk e uma protagonista forte e audaz. Alexia Tarabotti além de uma língua afiada e personalidade peculiar, possui o dom de anular os poderes de qualquer ser sobrenatural ao tocá-lo. (Menos fantasmas, porque, obviamente, não se pode tocar em um.) E não posso esquecer de sua sombrinha que é uma verdadeira arma. O enredo tem a mistura certa de sobrenatural, ficção científica, aventura, romance e mistérios. Com personagens intrigantes de uma Era Vitoriana onde seres sobrenaturais vivem livremente entre os humanos. A continuação, Metamorfose?, já saiu no Brasil mas ainda não li. É uma boa pedida pra quem procura algo novo, mas não esqueça de deixar um copo d'água ao lado.



Ítalo
Oi gente! Minha parte aqui será dedicada aos 6 próximos livros que irei ler, já que estou de férias (sim... isso mesmo. Estou de férias em meados de fevereiro *--*). Um dos livros, que será o primeiro, já estou lendo e vou poder falar mais um pouco sobre ele, os outros 5 são livros que trouxe para poder desfrutar nesse período de "ócio".

A Linguagem das Flores, de Vanessa Diffenbaugh - É um livro diferente, isso é fato. Trata da história de uma menina órfã que vivia de abrigos em abrigos. O livro se desenrola entre o presente e flashs do passado, mostrando como a Victoria chegou até os dias atuais. A leitura é muito fácil e rápida. Um fato também é que este livro é o romance de estreia da Vanessa e ela optou por falar sobre esse tema de uma forma gostosa de acompanhar. Ainda é bom lembrar que "a linguagem das flores" é algo que realmente existe e foi criado na era Vitoriana, algo que eu não conhecia [rs]. Então fica a dica, é um ótimo livro (apesar da protagonista ser chata muitas das vezes [kkk]).

A Esperança, de Suzanne Collins - Terceiro livro da trilogia dos Jogos Vorazes e minha vontade cresce cada vez mais pra devorar e saber como termina essa história. Falando como um todo, Jogos Vorazes foi a única distopia que li até hoje e foi a primeira trilogia da minha vida [rs] e posso dizer que não me arrependo de comprar todos esses três livros e ainda viciar 3 amigas na trama de Katniss. Como ainda não li, não tenho muito o que falar, mas que será uma excelente leitura, isso eu aposto que vai ser.

O Mar de Monstros, de Rick Riordan - Depois da decepção de assistir primeiro o filme do Ladrão de Raios e perceber a tamanha diferença entre o livro e o filme, não farei mais isso nos livros do Percy Jackson. Se no livro um já foi assim, imagine no livro dois? Por isso, O Mar de Monstros será a 3º leitura das minhas férias. A história segue os acontecimentos do semi-deus Percy Jackson. Uma nova aventura e novos acontecimentos e, assim como o primeiro livro, espero gostar tanto desse quanto.

Graça, de Max Lucado - Autor mais conhecido no meio cristão, Max Lucado fala sobre assuntos relacionados ao cristianismo de forma didática e interessante. Nesse livro, Max fala sobre a Graça de Deus e a influência na vida das pessoas. É um livro que todos deveriam ler.

Alta Tensão, de Harlan Coben -  Primeiro livro do autor que eu tenho e que quero ler. Sou fã desse gênero desde que conheci Dan Brow com O Código da Vinci, daí então me tornei fã do autor e de seus livros e adaptações para o cinema. Quando conhece Harlan Coben, foi na promoção que a Submarino sempre faz com livros por R$ 9,90, pesquisei, me interessei e quando eu soube que o Myron Bolitar era um estilo "Robert Langdon" do Harlan, fiquei mais interessado ainda. Dizem que a leitura é muito boa e espero concordar com isso.

A Menina Que Não Sabia Ler, de John Harding - Confesso que o que mais me chamou a atenção foi a sinopse e a capa do livro. Confesso que comprei também só por causa desse fatores. Não conheço o autor e não tenho costume de comprar livros da LeYa, então vai ser um tiro no escuro e espero mesmo que minha opinião seja contrária à avaliação que o pessoal deu no Skoob. O que me decepcionou foi que eu comprei a versão econômica e não tinha percebido na hora =/, mas enfim... vamos que vamos... seis livros pra ler em um mês e 10 dias.


Essas foram as nossas dicas, e esperamos que se encontrem em alguma(s) delas. E se gostarem das dezoito dicas melhor ainda. [rs] Não esqueçam de comentar o que acharam. Deveríamos indicar algumas pessoas pra fazer a TAG, mas vamos deixar livre pra quem quiser. ;)


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário