terça-feira, 15 de julho de 2014

[Maratona de Vícios #14]: Star Wars


Enfim iniciei o Treinamento Jedi.

Star Wars Theme

Tenho até vergonha de dizer, mas nunca em toda a minha vida tinha assistido os filmes de Star Wars até agora. Sim, sou uma nerd de meia pataca. Mas venho tentando corrigir isso. A verdade é que há muito tempo queria ver esses filmes, e como tio JJ está dirigindo o Episódio VII que será lançado ano que vem, essa se mostrou a hora da verdade. E então parti pra aventura, um filme por semana pra não acabar muito rápido (e não atrapalhar minha dinâmica de séries).

AVISO: O texto pode conter spoilers, devido ao fato de que a pessoa que o escreveu viu tantas referências em outras obras que já não sabe dizer o que é ou não um grande spoiler sobre Star Wars.

Quando descobri que a trilogia original se referia aos três últimos filmes/episódios, perguntei ao meu amigo Fernando Watanabe se deveria assistir na ordem em que foram feitos ou na ordem dos episódios. Não sou do time que acha a cronologia o fator mais importante mesmo. Mas o conselho foi ver na ordem dos episódios, pois assim (nas palavras dele) “iriam melhorando”. E foi assim que acompanhei a saga de Anakin Skywalker na ordem dos eventos.



Passei boa parte da vida ouvindo que A Ameaça Fantasma é um filme ruim, o pior da série. Com isso já fui preparada, pensando que se não gostasse o problema não era comigo e que não era para desistir. Afinal, filmes realmente bons viriam adiante. Mas sabem que eu gostei? Talvez por ainda não ter os outros para comparar, e acho que se reassistisse agora já não gostaria tanto. Mas gostei de ver como Qui-Gon (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) encontraram o pequeno Anakin (Jake Lloyd) e o levaram para se tornar um Guerreiro Jedi. Contudo, Ataque dos Clones já foi visivelmente melhor. Com Anakin já adulto (a partir daí interpretado por Hayden Christensen), um Padawan quase concluindo seu treinamento e mostrando que os temores de Mestre Yoda podiam mesmo estar corretos. Mas foi em A Vingança dos Sith que realmente me conectei com a série. Pois mesmo já gostando antes foi a partir daqui que passei a ver os momentos que ganharam referências em diversas obras que gosto. E onde Anakin por fim se deixa tomar pelo Lado Negro.

Então parti para a trilogia original, e sem dúvida ela é muito superior. Tanto pelo enredo quanto pela criação dos personagens, que são mais carismáticos e mostram uma evolução brilhante. Uma Nova Esperança (que originalmente foi intitulado apenas como Star Wars/Guerra nas Estrelas) começa a mostrar a saga dos jovens Luke Skywalker (Mark Hamill) e Princesa Léia (Carrie Fisher), estes que com o auxílio do contrabandista Han Solo (Harrison Ford) e seu co-piloto Chewbacca (Peter Mayhew) devem destruir o Império do terrível Darth Vader (David Prowse, mas com a épica voz de James Earl Jones). Em O Império Contra-Ataca vemos Luke começar seu treinamento Jedi com Mestre Yoda enquanto os demais tentam encontrar maneiras de impedir que o Império se restabeleça totalmente. É nesse filme que ocorre o confronto entre Luke e Darth Vader com a épica revelação que virou uma grande referência na cultura pop. E O Retorno de Jedi fecha (até então) a série com chave de ouro, com uma mescla perfeita de ação e drama que faz prender os olhos na tela com fissura total. Com Luke confirmando suas descobertas e também cumprindo a profecia.



Mesmo sabendo previamente de fatores essenciais da história (referências podem ser uma faca de dois gumes), posso dizer que fui surpreendida. É uma trama brilhante e cheia de significados, bem como seus personagens. Não vou tentar passar por super entendida pois ver os filmes apenas uma vez não é suficiente para tal, uma vez que o universo Star Wars é imenso (literalmente) e ricamente construído. Mas tenho intenção de também conferir as outras mídias que dão seguimento à história e/ou retratam períodos entre um filme e outro. São séries animadas, livros, HQs... Vai levar tempo, mas vai valer a pena. Fãs de Star Wars, vocês ainda terão orgulho de mim.

Creio que esse texto não faça jus à metade da magnitude de Star Wars, nem diz respeito a metade do que senti assistindo. Acabei até fugindo um pouco do meu modo de escrever. Mas é difícil dizer algo sobre uma saga que faz sucesso a tantas gerações que não tenha sido dito antes. Contudo, foi uma ótima experiência que repetiria (e repetirei) mil vezes. Eu torci, ri, vibrei, me emocionei, fiquei angustiada... E há muito tempo não torcia tanto por um casal em filmes. (Princesa Léia e Han Solo são muito amor!) Mais uma pra minha lista de inesquecíveis. Agora é esperar por 2015 e o episódio VII que trará de volta Luke, Léia e Han Solo. Que a Força esteja com vocês!

12 comentários:

  1. Acredita que até hoje eu não assisti D:

    Agora virou objetivo de ferias HAHA Faz tempo que eu quero, tenho que parar de frescura e assistir.

    Beijos
    www.pepperlipstick.com

    ResponderExcluir
  2. GabrielaCeruttiZimmermann16 de julho de 2014 às 10:02

    Realmente gosto é gosto, Aline. Mas fico feliz que tenha gostado do blog.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. GabrielaCeruttiZimmermann16 de julho de 2014 às 10:09

    Acredito e não te recrimino, Bia. Sei como pode ser difícil começar algo, mas depois vai que vai. [rs] Espero que você consiga agora nas férias. E se começar pela ordem dos episódios, não desista no I. Vale a pena. ;)


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. GabrielaCeruttiZimmermann16 de julho de 2014 às 10:12

    Acho que também depende de onde se começa, Paula. Mas cada um é cada um.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Que surpresa eu ter sido citado kkkk
    Ao ler seu texto fiquei com
    saudades, preciso rever. Eu só queria saber qual é o seu personagem
    preferido da saga, todos são cativantes. Fico feliz que você tenha
    gostado desses filmes tão importantes para a formação de um nerd e ano
    que vem teremos a oportunidade de ver um filme da saga no cinema! :)

    ResponderExcluir
  6. GabrielaCeruttiZimmermann18 de julho de 2014 às 17:49

    Não podia deixar de te citar, Fernando. Afinal, uma vez que você me perguntou se nem a trilogia original eu tinha visto foi que senti que precisava mesmo ver. [rs] Quanto aos personagens... Sempre acho difícil escolher um favorito, acho que fico com Princesa Léia e Mestre Yoda. :) E que venha 2015 com o Episódio VII! \o/


    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Nossa também nunca assisti, por mais que tenha muita vontade, as séries sempre me consomem.
    Mas vou aproveitar sua inspiração e seu embalo e irei assistir tudinho e te conto o que achei, quem sabe se eu gostar muito ainda faço um post no blog.


    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. GabrielaCeruttiZimmermann20 de julho de 2014 às 14:46

    Também me encontro nessa situação, Filipe. E nos últimos anos tenho tido uma certa preguiça de ver filmes. Mas vale a pena. E vou querer saber sua opinião sim. :)


    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Por incrível que possa parecer, é bem difícil achar gente hoje em dia que goste de Star Wars. Mas, para quem gosta desse tipo de enredo, é realmente uma obra fantástica!


    Para mim, a trilogia original (Episódios 4, 5 e 6) é uma das melhores coisas já feitas no cinema. O resto da saga... Meh.


    Mas ainda prefiro mil vezes Jornada nas Estrelas. Então, vai logo pra ela! :D
    hahahaha


    http://hanna-no-sekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. GabrielaCeruttiZimmermann25 de julho de 2014 às 18:53

    Tenho reparado nisso, Hanna. Mas pra mim foi um prato cheio. [rs]
    Realmente depois que vi a trilogia original percebi como a outra ficou bem inferior. Mas ainda quero os livros. Já viu aquela versão escrita da trilogia original lançada pela DarkSide? *-*
    Star Trek tá na fase de programação. É muito grande! :P kkkkk


    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ei Gabi,

    Se você é uma nerd de meia pataca eu sou um completamente sem pataca. Já assisti os filmes da segunda trilogia, mas faz tanto tempo que são escassos os detalhes dos quais me recordo. Mas fiquei animado com essa maratona que você fez e com vontade de pegar os filmes na ordem e assisti-los direitinho, como manda o figurino, hehehe. Gostei dos comentários.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. GabrielaCeruttiZimmermann4 de agosto de 2014 às 18:11

    Acho que estamos mais ou menos empatados, Jeferson. Pois você já viu e leu coisas que ainda não pude conferir. [rs] Mas é bom saber que gostou do post e se animou pra ver direitinho. :)


    Abraço!

    ResponderExcluir