segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Redes sociais e o mundo do seriador


Depois de um post da Gabi sobre os downloads em RMVB e como eles são importantes para o seriador, resolvi escrever um pouco também sobre a vida de ser seriador. Neste post, vou falar um pouco mais sobre as redes sociais e esse mundo, as ligações entre os dois, a importância das redes sociais... enfim, sobre esses dois mundos importantes.

Bom... quem, hoje em dia, não tem uma rede social? Seja Facebook, Twitter, Instagram e outras infinidades de redes sociais? A questão é que atualmente ter rede social virtual não é mais uma questão de ser clichê, mas pode até chegar ao nível de uma "necessidade" da interação social. Coloco a palavra necessidade entre aspas porque não achei uma palavra mais adequada e a que eu usei acho muito forte para expressar.

O fato e o ponto que quero pegar como base nesse texto é a importância que a rede social tem pra vida de um seriador, cinéfilo ou leitor, e até mesmo para os apaixonados pela música. Ela nos permite navegar por notícias, trocar informações, comentar, curtir, baixar e uma outra infinidade de coisas. Não é verdade? O que seriam de nós, hoje, sem a internet?

Quando eu li a postagem da Gabi sobre o RMVB da vida do seriador, lembrei na hora de como foi importante o finado Orkut e suas comunidades sobre séries. Principalmente a do SériesTVix que me ajudou imensamente com links para download dos episódios. Ali começava o relacionamento mais que sério entre minha vida nas redes sociais e a vida das séries. Foi amor a primeira vista.

Daí então, lembro que foi no mesmo período que comecei no Twitter. Achei uma proposta bem diferente a rede social. Não tinha muita interação naquele tempo, mas postava uma coisa e outra, de vez em quando. Pouco tempo depois, conheci um site para séries, o Oroangotag, o que não durou muito tempo e acabei largando e procurando outro site que fizesse as mesmas funções. Então, conheci o Vejo Séries. Meio que mudou minha vida de seriador.

Nessa época já sabia mais baixar as séries sem precisar do Orkut. Conhecia mais e já era meio que "independente" (rs). Depois veio o Facebook. Ahh... o Facebook! Quanta mudança em pouco tempo. A rede social mais popular do mundo veio pra arrebentar corações e meio que assassinar o português no Brasil, já que tem "verdadeiros" poetas no Facebook, como diz as postagens do blog de humor Insoonia. Mas a verdade é que mesmo com as asneiras no Facebook, a rede social ajudou e ainda ajuda milhares de blogueiros, fãs, lunáticos e viciados em série. O que seria de nós sem as páginas de séries pra curtir e saber das novidades? Ou até mesmo pra ficar em dia com aquele download atrasado? Ou pra divulgar aquela sua review? O fato é que com as páginas e grupos, o mundo das séries ficou muito mais veloz. Notícias são espalhadas, memes, fotos engraçadas, páginas de humor de determinados personagens. Tudo mudou na vida do seriador com o Facebook.

O Twitter tem também sua importância no mundo das séries. Claro! Eu, por exemplo,tenho mania de sempre estar lá, publicando, conversando, comentando. E o que seria da minha amizade com a Gabi, a Fernanda e a Ludimille, e outros diversos amigos que pude conhecer através da rede social? Até pra interagir com pessoas que estão longe, as redes sociais são importantes. No Twitter também fico sabendo quando saiu uma legenda nova, quando saiu um Torrent novo. Fico sabendo novidades de série e muitas outras coisas.

Tempos se passam e me rendo a outra rede social importante na vida do seriados. Largo o Vejo Séries e me rendo ao Banco de Séries. Mais interativo e mais "gostoso" de usar. O BdS é uma ferramenta que me permitiu marcar como vistos os episódios e ainda dar notas para ele. E mais! Ainda me ajuda! Com sua agenda de episódios, posso saber quando vai ao ar o próximo episódio, quando já saiu o novo episódio e muitas outras utilidades que o site permite. É uma mão na roda pra o seriador!

Bom, ainda tenho que falar sobre a importância do grupo no Facebook do BdS. Não é engrandecendo o grupo nem nada, mas é uma questão de satisfação pessoal, pois foi lá que eu conheci a Priscilla Estrela, do Pri Store Customizados. Não sabe o que é isso? Basicamente é uma loja virtual que está começando agora e que faz chaveiros, bottons, camisas e casacos de séries. Isso mesmo! Um mundo pra o seriador. Tudo que você precisa de séries está lá. Comprei chaveiros de séries e não me arrependo, são excelentes (~momento merchan~).

Saindo um pouco do mundo das séries, já que esse blog não é exclusivo de seriados, podemos então falar um pouco sobre a rede social do leitor! \o/ Isso mesmo, se você é leitor e ainda não conhece o Skoob, corre lá! Uma rede social pra você colocar livros na sua estante virtual, marcar como lidos, lendo, relendo, e vou ler, por exemplo. Ainda tem outras vantagens, como marcar o livro como desejado, tenho e troco por outro. Ainda pode marcar páginas nele, pra você não esquecer a parte do livro que você está. Não é um máximo?! Apesar de não usar muito, o Skoob me ajuda sempre quando quero buscar um livro novo, saber informações e ainda tem a parte de cortesias, onde você pode ganhar exemplares de livros. Muito bom!

Outra rede social fundamental é o Filmow. Lá você marca como visto os filmes (e séries), comenta e também atribui notas aos filmes/temporadas que você vê. Não tenho muito o que falar dele, já que não uso sempre (só de vez em nunca mesmo..rs).

O que eu quis falar aqui foi um pouco da importância que as redes sociais tiveram no meu dia a dia. Na minha vida de seriador. Espero que gostem!

Comenta ai! Fala um pouco sobre as redes sociais na sua vida de seriador.

Abraços e até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário