domingo, 12 de outubro de 2014

Dia das Crianças



12 de Outubro. No Brasil essa data é usada para celebrar o Dia das Crianças. Estas que são grande fonte de esperança e alegria. Elas a quem devemos cuidar, proteger, mas também educar e guiar. Todos nós já fomos crianças um dia, e sabemos quanto o aprendizado nessa fase foi importante para nos tornarmos quem somos hoje. Por isso além de nos preocupar com que mundo vamos deixar para as crianças, precisamos pensar em que crianças vamos deixar para o mundo. As histórias podem ter uma grande influência nessa tarefa.

Toda criança deve ter um pouco de Alice, a menina questionadora capaz de acreditar em coisas impossíveis. E que assim conheceu o País das Maravilhas. Encontrou as mais loucas e incríveis criaturas, e aprendeu um pouco com cada uma delas. E descobriu na convivência com essas peculiares criaturas quem ela realmente era. Aprendeu inclusive que independente de que tamanho você é, precisa saber fazer escolhas.

Também um pouco do Pequeno Príncipe, que quis conhecer os mais diferentes lugares e pessoas procurando pelo sentido da vida. Viu que os adultos por muitas vezes se esquecem de que já foram crianças, e se tornam pessoas mesquinhas e egoístas. Mas também fez amigos e aprendeu lições bonitas. Assim como foi competente em passá-las adiante e emocionar a todos.



Não esqueçamos de um bocado de Dorothy, que mesmo conhecendo a maravilhosa Terra de Oz sabe que não há lugar como nosso lar. Sem deixar de lado o altruísmo da garota. Que ao trilhar a estrada de tijolos amarelos encontrou amigos e os ajudou a encontrar o que precisavam. Foi valente ao revelar segredos e se tornou uma heroína.


Também é preciso ter um pouco de Peter Pan e os Meninos Perdidos. Pois mesmo sem Terra do Nunca é necessário manter viva a chama da infância para enfrentar esse mundo, conservando a fé, a confiança e os pensamentos felizes. Pois eles são precisos para conservar a vontade de seguir adiante e continuar lutando por aquilo que acredita.


Tendo também um pouco de Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro. Os valentes filhos de Adão e Eva que aprendem com seus erros para se tornarem pessoas melhores e salvar o Mundo de Nárnia. Sabem que é preciso ter fé para viver. Bem como reconhecer e aproveitar as coisas boas da vida, principalmente as verdeiras amizades,


A infância é uma fase em que a imaginação e a criatividade estão a todo vapor, e é muito importante não perder essas características durante o crescimento. Isso faz pessoas melhores que lutarão por um mundo melhor. Cuide das crianças ao seu redor. E aproveite o dia também para relembrar sua própria infância e pensar no que permanece em você até hoje.

2 comentários:

  1. Oi Gabi,

    Ah, que texto lindo! Adorei as referências aos clássicos infantis.E concordo com você. Precisamos preservar em nossas crianças e em nós mesmos algumas das características infantis. Enfim, minha amiga. Um feliz dia das Crianças atrasado para você.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. GabrielaCeruttiZimmermann13 de outubro de 2014 às 18:19

    Fico mesmo muito feliz que tenha gostado, Jeferson. Principalmente porque foi escrito de improviso, embora de coração. Um feliz Dia das Crianças atrasado pra você também. ^^


    Abraço!

    ResponderExcluir