sábado, 17 de janeiro de 2015

[Maratona de Vícios #16]: Twin Peaks


O clássico cult da TV.

Certas séries são obrigatórias para um bom viciado em série, principalmente se ela pertence à algum dos gêneros favoritos. Twin Peaks era obrigatória para mim por ter aberto as portas para a existência de tantas séries que amo. Apesar disso, ia enrolando pelo fato de ter sido cancelada na segunda temporada. Mas a notícia de que a série terá continuação em 2016 me fez ver logo de uma vez. E hoje venho peguntar se vocês já pararam pra pensar que o obrigatório pode ser muito bom?

Tudo começa na manhã em que o corpo da jovem e popular Laura Palmer (Sheryl Lee) é encontrado enrolado em plástico nas margens de um rio na até então pacata cidade de Twin Peaks. A jovem Ronnete (Phoebe Augustine) também é dada por falta e é encontrada horas depois vagando pelos trilhos do trem, completamente perturbada e sem conseguir se comunicar. As duas foram amarradas, violentadas física e sexualmente entre outras coisas. A diferença é que uma saiu viva, mas sem condições de relatar o que aconteceu. No mesmo dia chega à cidade o Agente do FBI Dale Cooper (Kyle McLachlan), que há um ano trabalhara em caso com o mesmo M.O. e acredita ter um assassino em série a solta.

O caso não demora a mostrar todas as suas complicações. A polícia local não consegue fazer muita coisa por ter uma equipe muito restrita, apesar de ser bem comandada pelo Xerife Harry (Michael Ontkean). Cooper e Harry trabalham arduamente, mas parecem nunca conseguir colocar todas as evidencias em pratos limpos. Todos tem algo a esconder, e mesmo aqueles que nada tem a ver com o assassinato tem receio que seus segredos mais sombrios venham à tona. Além disso, estão envolvidas forças ocultas e desconhecidas. A morte de Laura abre portas para que tantos segredos sejam revelados, e mostrar que a loucura está nas pessoas normais e nos fatos cotidianos.


Twin Peaks é uma série bastante estranha, mas você acaba se acostumando e gostando. Na verdade é pela estranheza que a série ganha muitos pontos, pois na época em que foi lançada foi pioneira por mostrar cliffhangers, ter um elenco grande e misturar gêneros. O surrealismo foi uma ótima forma de trazer isso ao público e inovar. É ainda uma bela mistura de policial, suspense, terror, drama familiar e humor. E mesmo tendo um final um tanto atropelado por causa do cancelamento precoce, vale muito a pena assistir. O fato de que cada episódio corresponde a um dia permite ao telespectador um acompanhamento pleno sobre o desenrolar da investigação e da trama em si.

Por ser uma série relativamente curta e com muitos personagens e plots não vou falar muito sobre o enredo além do que já falei. Mas posso dizer que foi uma experiência bem promissora, e apesar da trama perder um pouco da motivação quando o assassino é revelado (plot que os produtores precisaram antecipar por pressão da emissora) teve um final bem intrigante. E os momentos de humor são tão engraçados quanto os de terror são assustadores. Bem, não posso dizer quem é Bob, mas ele me deixou com tanto medo que tive pesadelos.

Realmente não devo entrar em detalhes sobre os personagens, tira a graça de conhecê-los por si mesmos. Mas preciso falar sobre Laura e Cooper. Laura é possivelmente a personagem mais intrigante que já vi. Repleta de nuances e aspectos, mostrando o tempo todo novas perspectivas sobre quem ela foi. Perturbada, assombrada, autodepreciativa, mas também doce e afável. Ela não era totalmente dona de suas vontades, e muitas das coisas que fez são de deixar qualquer um abismado mas é digna de empatia. Já Cooper é totalmente irreverente, com seus métodos nada ortodoxos e sonhos bizarros. Ele tem uma linha de pensamento bem diferente e que de início é até um pouco difícil de acompanhar, mas logo você começa a se perguntar como não pensou naquilo antes. Todavia, admito que minha personagem favorita é a jovem Audrey (Sherilyn Fenn). Que de início parece chatinha e mimada, mas logo se mostra forte e determinada e se torna uma peça fundamental.


Twin Peaks teve 30 episódios divididos em duas temporadas, exibidos originalmente entre 08 de Abril de 1990 e 10 de Junho de 1991 pelo canal americano ABC. Foi criada pelos famosos visionários David Lynch e Mark Frost, que também produziram o filme Twin Peaks: The Fire Walk with Me que mostra os últimos dias da vida de Laura. Teve também o livro O Diário Secreto de Laura Palmer, escrito por Jennifer Lynch, filha de David. Que pretendo ler, mesmo sendo difícil de achar, pois Laura é uma personagem absurdamente complexa da qual sempre se quer saber mais.

Como mencionei no início, Twin Peaks ganhará continuação. Será uma limited series de 9 episódios transmitida pela Showtime em meados de 2016, com produção e roteiros dos próprios Lynch e Frost. O motivo da data, 25 anos depois do termino da série original, é cumprir algo que foi dito no último episódio a fim de manter a fidelidade da mitologia para a continuação. Além disso, Frost está trabalhando no romance intitulado A Vida Secreta de Twin Peaks que contará o que aconteceu com os personagens durante essas duas décadas e meia, com lançamento previsto para o final de 2015. Eu não perderei nada disso e recomendo a todos.

8 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar na série, mas já me interessei bastante.
    A premissa da série parece ser bem bacana. Gosto de coisas peculiares, acho que irei me dar bem com Twin Peaks.
    Não sabia que ela tinha sido uma das pioneiras a usar os cliffhangers (que é uma parada que curto demais).


    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    Sabe q eu fico protelando Twin Peaks pelo mesmo motivo? E como n consigo me manter em dia nem com as séries que assisto, analiso mto antes de começar uma nova.
    Nao sabia q Twin Peaks iria ganhar uma continuação, e o que me chamou atenção foi a questão de manter a fidelidade da mitologia. Fiquei curioso rsrs
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Francielle Couto Santos20 de janeiro de 2015 às 09:33

    Gabi, ando muito seleta quanto as séries... ultimamente tá complicado me manter em dia com as que acompanho, imagina acrescentar mais na lista? Mesmo assim achei a proposta interessante, embora eu sinta certa resistência por conta do gênero surrealista. Mesmo curtindo a temática, ando buscando séries mais dramática (hahahah). Enfim... achei bem interessante essa história de continuação, viu!? Fiquei intrigada e até curiosa...

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. GabrielaCeruttiZimmermann22 de janeiro de 2015 às 17:57

    É excencial conhecer Twin Peaks pelo menos de nome, Filipe. Sério, já que abriu portas pras séries que conhecemos hoje existirem. Ela foi A pioneira dos cliffhanger justamente por abandonar o formato procedural. E pra que curte sobrenatural, que eu sei que você gosta, é imperdível.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. GabrielaCeruttiZimmermann22 de janeiro de 2015 às 18:08

    Compreendo perfeitamente, Alê. Na verdade se não fosse o anúncio da continuação é provável que eu continuaria enrolando pra sempre. Mas fico feliz de não ter deixado pra ver mais próximo ao retorno, já que o Netflix tirou do catalogo. [rs]
    E sobre a fidelidade da mitologia, é por algo mencionado no último episódio que não citei por causa do spoiler. Spoiler que eu peguei. :/ [rs]


    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. GabrielaCeruttiZimmermann22 de janeiro de 2015 às 18:18

    Te entendo, Fran. Mas simplesmente não sei não colocar mais séries na lista. [rs] Sei que você não gosta muito do surreal, mas isso é mais nos sonhos. O resto é só sobrenatural, que sei que não te incomoda tanto. Foi a forma que acharam na época de fazer críticas sociais e tratar de assuntos tabus, ficou bem interessante. E quero logo essa continuação! kkkk


    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Hey Gabi, tudo bem?

    Eu gosto de series estranhas, de coisas estranhas, falou estranho eu quero saber mais HAHAHAHAHA
    Porem dessa vez eu não me senti cativada a colocar na lista, o que você já deve ter notado pelos meus comentários em outros posts de seriado aqui que é raro... Mas quem sabe em outro momento, não direi que nunca vou assistir.

    Beijos
    www.pepperlipstick.com

    ResponderExcluir
  8. GabrielaCeruttiZimmermann25 de janeiro de 2015 às 17:46

    Também tenho uma preferência por coisas estranhas, Bia. Bom, como não sei o por quê de você não se sentir cativada não tenho como argumentar, mas entendo. Mas se tiver oportunidade, dê uma chance sim. :)


    Beijos!

    ResponderExcluir