![]() |
Folheto e ingresso |
Na última segunda-feira (13) visitei a Exposição 1ª e 2ª Guerras Mundias que está ocorrendo no piso L2 do Shopping Iguatemi de Florianópolis desde 01 de março. A mostra é organizada pelo Museum da Guerra de Joinville e conta com cerca de 450 itens, cujo pretende expandir o conhecimento a respeito dos eventos e provocar reflexão.
Apesar de estar em um ambiente singelo (um espaço de cerca de 76m²) a exposição possui uma grandeza singular. Os objetos são em sua maioria autênticos, apenas as armas são réplicas pois o Exército não permite que originais sejam expostas ao publico. É impossível não se transportar no tempo e imaginar as pessoas as quais aqueles objetos pertenceram. Oficiais, enfermeiros, trabalhadores que se tornaram vítimas.
![]() |
Imagem: Tudo Sobre Floripa |
Dentre os itens mais notáveis estão uma máquina de escrever usada pela última secretária de Hitler, um livro datilografado com os nomes dos pracinhas que voltaram ao Brasil e a situação em que se encontravam, uniformes de vários países, capacetes e por aí vai. Existe ainda um espaço dedicado à Cruz Vermelha, mostrando os utensílios médicos usados para atender os feridos em campo de batalha. E um outro mostrando as evoluções tecnológicas que aconteceram por conta da 2ª Guerra Mundial, quem assistiu o filme O Jogo da Imitação certamente lembrará da história de Alan Turing e seus trabalhos para a "máquina de computar". Apenas uma pequena parte é dedicada à 1ª Guerra Mundial, mas é igualmente tocante.
![]() |
Imagem: G1 |
Estava em dúvida sobre falar da exposição uma vez que o objetivo do blog é o entretenimento, o que não o caso aqui. Mas é a nossa história, uma que precisa ser lembrada para nunca mais ser repetida. E por ser um tema que até hoje serve como pano de fundo para livros, filmes e séries é importante conhecer mais a fundo a realidade dos fatos.
A exposição acontece até dia 03 de abril, e pode ser visitada de segunda a sábado das 14h às 22h. Daqui ela volta para Joinville e depois vai para Curitiba. Se você estiver em uma dessas cidades durante o período da exposição vale a pena conferir. O ingresso custa R$ 5,00 (para cobrir os custos de transporte), com isenção para crianças até 7 anos, idosos a partir de 65 anos e portadores de deficiência com direito a acompanhante também isento de cobrança.
Quem quiser saber mais sobre a origem da coleção pode conferir uma matéria bem interessante no site do jornal A Notícia clicando aqui.