sábado, 25 de abril de 2015

Autores que ainda quero ler (3/3)


A última parte.

Chegou enfim a hora de compartilhar a terceira e última parte da minha humilde (só que não) lista de autores que ainda pretendo conferir. Pra quem pegou o bonde andando, ou simplesmente quer relembrar, pode conferir a primeira e a segunda parte da lista. Só para lembrar, a lista contém autores dos quais ainda não li nenhum texto se quer e mesmo assim pretendo conferir o máximo possível de suas obras. Ao colocar todos os nomes no arquivo percebi que seria muita coisa para uma única postagem, e por isso achei melhor dividi-la em três partes.

Agora vejo que poderia ter feito cada parte com algum tipo de característica comum, mas agora que chegamos ao fim não vou me martirizar por isso. Na verdade pode ter sido até melhor desse jeito, pois se torna mais uma representação de como devemos estar dispostos a uma variedade literária. Bem, não vou mais enrolar vocês e apresentar logo os últimos cinco nomes.

Isaac Asimov
Considerado um dos Mestres da Ficção Científica, Isaac Asimov precisava estar nessa lista. Também escreveu obras de mistério, fantasia e uma boa quantidade de não ficção. Mas o que mais chama minha atenção nos comentários que leio sobre suas obras diz respeito às suas “previsões” científicas para o futuro, e que começamos a ver. Todavia, o que me deixa um pouco aflita é o fato de que Asimov escreveu e editou mais de 500 volumes. Na verdade são 463, mas a soma de livros, desenhos e coleções editadas totalizam os 509 itens de sua bibliografia. Sei que nunca conseguirei ler tudo, mas como vou me centrar só na ficão talvez a lista não fique tão assustadora.

Gillian Flynn
A autora é uma das grandes sensações da blogosfera, e talvez eu seja uma das poucas que ainda não conferiu seu trabalho. Mas pretendo o quanto antes fazer isso mudar, principalmente porque já tenho Garota Exemplar na estante. Flynn mescla dramas familiares com thrillers psicológicos, e recentemente descobri que gosto muito disso. Ela tem três livros publicados, dos quais apenas dois foram lançados no Brasil, então não terei lá muito trabalho para conferi-los. Pretendo o quanto antes ler os que já temos em nosso país e depois ir acompanhando os futuros lançamentos conforme forem chegando por aqui. Talvez seja uma das poucas autoras que conseguirei fazer isso.

Neil Gaiman
Podem questionar que tipo de nerd sou por ainda não ter lido nada de Neil Gaiman. Nem eu mesma sei, e assumo ser um verdadeiro desastre. O autor já escreveu livros e quadrinhos (amo muito tudo isso!) muito aclamados e cultuados, a maioria do gênero Fantástico. Em seu site oficial contei trinta e sete livros e trinta e quatro quadrinhos, e não tenho noção de como me sairei com isso. O que sei por enquanto é que tenho um exemplar de Stardust – O Mistério da Estrela esperando em minha estante, como gostei muito da adaptação imaginei que seria um bom lugar para começar. E tenho a sensação de serei mais uma leitora buscando avidamente pelas obras de Gaiman.

Philip Pullman
Por não conhecer ninguém que tenha lido algo de Philip Pullman, o autor está na lista mais pelas impressões que tive sobre a sinopses de seus livros do que comentários. Mais conhecido pela série Fronteiras do Universo que de origem ao filme A Bússola de Ouro, Pullman escreve em maior parte títulos de fantasia mas também algumas obras de não-ficção. Além de algumas releituras de contos clássicos. Publicou mais de trinta livros, mas poucos foram lançados aqui no Brasil. Como são os que tenho mais vontade de ler já está ótimo, mas se gostar muito da escrita de Pullman terei que torcer para traduzirem tudo ou aprimorar o inglês.

Jojo Moyes
Outra queridinha da blogosfera que ainda não conferi. O que mais me chamou a atenção para os livros de Jojo Moyes foram os comentários a respeito de como a autora constrói de forma sútil tramas intensas com temas bem humanos. Sete de seus doze livros já foram lançados por aqui, o que de qualquer forma são números razoáveis. Apesar de não ser lá muito fã de dramas contemporâneos, me parece que Moyes usa o tipo de abordagem que me interessa. Principalmente quando usa temas históricos como pano de fundo. Além do mais, é bom ter a mente aberta à diferentes gêneros e estilos.




Gostaram da última parte? Foi muito bom nesses últimos meses compartilhar com vocês, e descobrir suas opiniões e/ou desejos que vocês também tem de conhecê-los. Alguns inclusive me indicaram obras em especial de alguns autores mencionados, o que agradeço muito. Claro que existem muito mais do que quinze autores que quero conferir, mas achei que era um bom número para começar. Agora quero saber o que acham desses últimos cinco nomes e quais outros autores vocês também querem conferir.