quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sailor Moon Crystal - Episódios 01 a 04 e Primeiras Impressões

Depois de tantos anos, eis que surge um remake de Sailor Moon, anime que alegrou as manhãs de tantas pré-adolescentes Brasil a fora…
Lembro de ter visto alguns episódios quando passava na TV aberta. Mas, como nunca via em sequência, e sim saltando vários episódios, não conseguia acompanhar a trama. Na verdade, nem lembro direito como era, então não vou poder comparar este remake com ela.
Dado o aviso… Vamos aos episódios transmitidos até a publicação desta postagem!
:D

Ato 01: Usagi – Sailor Moon

O primeiro episódio nos apresenta Usagi Tsukino, uma garota de 14 anos que cursa a 8ª série da Escola Pública Juban. Incrivelmente desastrada e sempre atrasada, ela é quase o estereotipo daquele herói trapalhão. Usagi tem um irmão,Shingo. Junto com o nerd da turma, Umino, os dois garotos são os inimigos da garota, já que são muito mais espertos do que ela. Mas tudo muda quando ela encontra Luna, uma gatinha preta com a marca de uma Lua na cabeça, e, transformando-se em Sailor Moon, começa a lutar contra monstros do Reino Sombrio que buscam o tal Cristal de Prata.
Já que mencionei a transformação… Não sei que caramba de efeito fizeram nessa cena das transformações, mas a computação gráfica (ou o que quer que seja) destoa COMPLETAMENTE do resto do anime. É tão forçado e tão sem proposito, que podia muito bem ter ficado sem.
A trama desses primeiro episódio apresenta Jadeite, um dos quatro Generais do Reino Sombrio e seu plano de obter o Cristal de Prata. Ao tentar infiltrar um de seus monstros na joalheria da mãe de uma das amigas de Usagi, o monstro acaba tendo que enfrentar a Sailor Moon… Que não é lá tão difícil, já que ela é uma menina chorona e não sabe lutar. Surge então o misterioso Tuxedo Maske… Meio que salva o dia.

Ato 02: Ami – Sailor Mercury

Se tem uma coisa engraçada nesse anime é o fato de que a abertura – e até o nome dos episódios – já te dá spoilers sobre a identidade de todas as Sailors. E você nem liga. É tão absurdo que mostra até quem é a Princesa que as Sailors precisam proteger! Ah, anos 90…
Neste segundo episódio, como o título sugere, conhecemos Ami, uma garota muito inteligente, que só tira notas altas e não tem amigos. Como Usagi só tira notas baixas e Luna acredita que a garota tem potencial para ser uma Sailor, as duas acabam se tornando amigas. A amizade cresce rapidamente quando o cursinho que Ami frequenta acaba se mostrando uma grande lavagem cerebral em busca doCristal de Prata e Sailor Moon aparece para o resgate… Ou quase. Lembra que Usagi é uma chorona? Então. Ela fica lá tão indefesa que acaba despertando a Sailor dentro de Ami, que se transforma em Sailor Mercury, com poderes do elemento água.
Tudo o que a transformação de Usagi tem de sem graça e chata, a da Ami tem de legal. O efeito da água ao redor dela é bem bacana, e faz QUASE valer a pena o tal efeito. Quase.
No fim, as duas conseguem derrotar mais um monstro de Jadeite, que começa a ficar mal visto perante sua Rainha – que, por sinal, quer o Cristal porque acredita-se que ele possui a fonte de toda a energia existente, e quem possui-lo poderá dominar todo o Universo. Típica motivação de vilões.

Ato 03: Rei – Sailor Mars

Esse é o primeiro episódio em que a trama começa a melhorar.
O plot é bem típico da cultura japonesa. Há uma linha de ônibus amaldiçoada, sentido Sendaizaka, conhecida como o “ônibus das 6h“. Quem pega ele, desaparece! Claro que é mais um plano dos Generais do Reino das Sombras (agora já conhecemos outros dois) para atrair as Sailors e pegar o Cristal – que eles acham que está com elas, mas não. Nisso tudo, surge Rei.
Rei frequenta o mesmo cursinho que Ami. Ela é uma sacerdotisa em um templo e tem o dom de pressentir demônios, o que atiça a curiosidade de Luna. Segunda a jovem, há cinco colinas em Sendaizaka, mas algumas pessoas acreditam que há uma sexta – e é para lá que as pessoas “abduzidas” são levadas. Tudo ia bem até que Mimi, uma garotinha que brincava perto do templo, pega o ônibus das 6h e desaparece. Querendo ajudar, Rei acaba também sendo abduzida pelo ônibus. Quando as Sailors aparecem no Mundo Sombrio para resgatar os abduzidos, elas são presas pela magia de um dos Generais. Nisso, a Sailor em Rei desperta e ela se torna Sailor Mercury, controlando o poder do fogo.
Devo dizer que essa é a MELHOR transformação das três. De verdade, é muito massa! Continua sendo desnecessário o efeito, mas, pelo menos, agora ficou legal.
Além do plot mais bacaninha até agora, nesse episódio também é descoberta a identidade do Tuxedo Mask! Mas só para nós, espectadores. Usagi continua sem ter a menos ideia. E chorona. É.

Ato 04: Masquerade – Baile de Máscaras

Para mim, fã louca de O Fantasma da Ópera, é impossível pensar nesse episódio e não lembrar da cena “Masquerade” do músical. :)
Voltando ao anime!
O episódio começa com a revelação bombástica de que Luna sabe quem é oTuxedo Mask, mas não sabe se deve confiar nele. E termina com a revelação de Tuxedo de que ele também está atrás do Cristal. E é basicamente isso.
A trama gira em torno de uma Princesa do País D, maior produtor de jóias do mundo, e sua visita ao Japão. Junto com ela, vem o tesouro secreto da família – que nossas heroínas e vilões acreditam ser o Cristal. Em sua homenagem, é realizado um baile de máscaras.
O episódio tem uma pequena levada mais romantica, com Usagi e Tuxedo falando sobre sentimentos enquanto dançam pelo salão. Nessa altura, ele sabe que ela é a Sailor Moon. E ela continua sem ideia de quem ele é… Mas pelo menos ela para de ser chorona e salva o dia! \o/

No geral…

No geral, Sailor Moon Crystal é até bem divertido para passar o tempo. É um anime para um público muito específico (garotas pré-adolescentes/adolescentes), o que o torna difícil para ser recomendado a garotos, por exemplo.
A impressão que fica, com esses quatro episódios, é que a trama vai engatar depois que todas as Sailors forem apresentadas – pela abertura, são cinco; faltam duas. Segundo Luna, quando isso acontecer, o selo que esconde a Princesa que elas precisam proteger será quebrado, revelando sua identidade. E, uma vez encontrada a Princesa, elas poderão localizar o Cristal. Só que, quando o selo for quebrado, os vilões também saberão quem é a Princesa… Olha aí, como dá para ficar legal! :D
Talvez a pior coisa, além da CG de transformação, é a voz da dubladora da Usagi em japonês. Beira ao insuportável boa parte do tempo, assim como a maior parte das atitudes de Usagi. Mas, acredito que isto tenda a melhorar. Já a voz…
Enfim, se você for uma garota com um tempinho livre na agenda, recomendo Sailor Moon Crystal. Os episódios são curtos – menos de 30 minutos cada – e tratam daquela mistura de vida estudantil, primeiros amores e a necessidade de salvar o mundo. E, se você já assistia a versão original, vale a pena pelo saudosismo.

3 comentários:

  1. GabrielaCeruttiZimmermann3 de setembro de 2014 às 18:17

    Acho que já disse tudo no teu blog, Hanna. Mas apesar de não ser muito meu estilo até que parece legal. Ótimo texto.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hanna,
    Sabe, nunca fui muito chegada em animes, mas eu me lembro de assistir Sailor Moon na minha infância, pulando episódios e tal, mas assistia...
    E eu adorava a Ami. *-*
    Seria interessante mesmo ver o remake, pelo saudosismo, como vc disse :)
    Beijo!

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa acho esses desenhos lindos, adorei a dica!

    Beijos, Jell e Marcelo

    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir