quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Z Nation - Primeiras Impressões


Uma série de apocalipse zumbi produzida pelo SyFy, que também foi responsável por Sharknado... Não dá para esperar nada muito sério, não é?!

Mas até que é bacana, hein... Calma, eu explico. E com o mínimo de spoilers o possível.

A trama se passa cerca de 3 anos após o apocalipse zumbi. Ainda não sabemos como ele começou ou o que causou a epidemia, apenas que poucos sobreviveram. Nesse sentido, ela é bem similar a The Walking Dead, com os sobreviventes criando pequenos grupos para se ajudarem a sobreviver. Um desses grupos encontra Hammond em Nova York, militar responsável por levar Murphy até a Califórnia. Parece loucura, mas, aparentemente, Murphy é imune ao vírus Z. Um ano antes, ele foi injetado com uma vacina anti-Z e foi o único a sobreviver ao processo. Agora ele deve ir ao laboratório do outro lado do país para que uma vacina que possa ser usada por todos os sobreviventes seja sintetizada. É claro, muita merd* acontece, Hammond acaba morrendo e sobra para aquele grupo de NY levar o pacote à costa oeste. Em meio a esse caos, nossos sobreviventes conseguem a ajuda do Citizen Z, um jovem que parece trabalhar para o exército em alguma base de operações isolada... Promete ser o nerd hacker da série.

E essa é a trama, resumida.


Uma coisa que gostei bastante foi a abertura. Apesar de simples, a tomada focando só no olho, com as mudanças do vírus, ficou bem legal. Outra coisa bacana foi ver os zumbis super rápidos. Apesar de gostar mais do modo como eles são retratados em TWD, para a proposta desta série ver eles rápidos dá uma ação diferente aos episódios. O ritual de passagem dos idosos, mostrado no começo do piloto, também foi uma boa adição à trama e o único momento que realmente te faz questionar a vida. O negativo fica mesmo com as interpretações, que são bem sofríveis. E o bebê do segundo episódio, bem desnecessário... Mas está lá.

Hoje, fica difícil ver uma série de sobrevivência - ainda mais envolvendo zumbis - e não comparar com TWD. E isso talvez acabe prejudicando a audiência de todas as outras. Fato é que Z Nation se propõe a fazer algo totalmente diferente, algo bem trash e gore, bem no estilo do que foi Sharknado. Ou seja, ela não quer ser séria e muito menos trazer questionamentos existenciais, ou ter um elenco brilhante. É uma simples desculpa para colocar na tela um monte de gente matando zumbis, com um orçamento mais baixo que o padrão. Uma vez que você entende - e aceita - isso, a série se torna até divertida.

Eu, sinceramente, gostei e recomendo para quem goste de filmes B e queira ver alguma série que não te faça pensar muito. Acredito que vá para frente. Afinal, teremos um Sharknado 3 ano que vem...

Z Nation é produzida e transmitida pela canal SyFy, todas as sextas-feiras nos Estados Unidos. O elenco conta com DJ QuallsHarold PerrineauKeith AllanMichael WelchRussell HodgkinsonTom Everett ScottKellita Smith e Anastasia Baranova.

4 comentários:

  1. GabrielaCeruttiZimmermann25 de setembro de 2014 às 17:24

    Como já falei no teu blog, Hanna, zumbis não são comigo. Ainda mais com abordagem trash. Mas bom saber dos pontos positivos. Ótimo texto.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Hanna,


    Baixei o piloto, mas agora não sei mais se quero assistir não. A série me pareceu algo entre The Walking Dead e Resident Evil e saber que não traz nada de nova, das interpretações ruins e do lado trash matou parte de minha vontade. Mas vou deixar o episódio guardado. Quem sabe um dia?


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei Hanna, já ouvi falar desta série e achei uma premissa bem interessante, apesar de lembrar muito TWD. Acho que esse é um ponto bem negativo, pois a premissa já parece, e ainda tem zumbis que é igual.
    Mas por ser mais tranquila e sem grandes coisas para reflexão, talvez eu assista e te conto o que achei.


    Bjss
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Francielle Couto Santos1 de outubro de 2014 às 14:22

    Gabi, tô pra ver essa série com o meu irmão. Já até baixamos para fazer uma maratona... gostamos demais de zumbis, e somos fãs de TWD desde o piloto da série. O receio é justamente isso que tu disse, de haver a comparação... mas tentaremos ver numa boa. Ótimo texto!

    Abraços.
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir